Imagem de prédios da Zona Norte de São Paulo

Ultrapassando o marco de 12 milhões de habitantes em 2020, São Paulo é uma das regiões mais populosas do mundo e ocupa a primeira posição no ranking da América Latina. Para facilitar a administração, existem 32 subprefeituras e uma divisão geral em cinco partes: zona norte de sp, sul, leste, oeste e centro. 

A zona norte é marcada pelas históricas ferrovias e estradas que conectam a área com os municípios vizinhos, oferecendo experiências para todos os gostos. Por isso, neste artigo você poderá ler também: 

Onde fica a Zona Norte de SP?

A zona norte de SP é composta por 18 subdistritos e fica localizada ao norte do Rio Tietê, com exceção do distrito de Jaraguá.

Mapa da Zona Norte de SP

Mapa da Zona Norte de São Paulo

Quais são os melhores bairros da Zona Norte de São Paulo?

1. Jaçanã

Eternizado pelos versos de Adoniran Barbosa em Trem das onze, o bairro foi fundado oficialmente em 1870 e representa parte da cultura e tradição da região paulistana. 

Isso porque, a Companhia Cinematográfica Maristela funcionou no bairro por mais de uma década e hoje se tornou o Museu Memória do Jaçanã, voltado à preservação da memória do espaço e seus moradores. 

A região possui também importantes avenidas que ligam o bairro a outras importantes localidades na zona norte de SP

2. Tucuruvi

Uma região calma e bastante residencial, o Tucuruvi teve um avanço no desenvolvimento após a chegada do metrô em 1998. 

Para acolher os recém chegados em um bairro que não para de crescer, em 2013 foi inaugurado o Shopping Metrô Tucuruvi e em 2020 o Trimais Hipercenter. Os estabelecimentos reúnem lojas, supermercados e uma torre comercial que permite aos moradores realizarem uma série de atividades rotineiras sem sair do bairro.

3. Santana

O bairro Santana é o primeiro em busca por imóveis residenciais e representa uma ótima escolha para quem procura viver em um alto padrão. A região é bastante conhecida pela diversidade gastronômica e facilidade para acessar diferentes serviços e comércio.

4. Parada Inglesa

As ruas bem arborizadas e o número de casas térreas, raridade em uma cidade como São Paulo, dão o ar de cidade pequena ao bairro. 

Apesar disso, existem diferentes condomínios de apartamentos sendo construídos ao redor do bairro. É possível acessar facilmente o metrô Parada Inglesa e contar com uma ótima infra estrutura de comércio e serviços. 

5. Vila Guilherme

Logo no início do século XX o bairro começou a se desenvolver com atividades rurais, mas em 1970 a modernização chegou e começou a modificar o bairro atraindo mais moradores para o espaço. 

A Vila Guilherme tem uma estrutura perfeita para quem busca praticidade e acesso fácil a todo o tipo de comércio, além da tranquilidade de viver em um espaço seguro.

6. Mandaqui

O Bairro Mandaqui carrega mais de 130 anos de história e sua fundação foi feita por imigrantes europeus que se instalaram nas proximidades da Serra da Cantareira e do Horto Florestal. 

Hoje, o espaço é referência no atendimento hospitalar na região por conta do Hospital Mandaqui e São Camilo, além de outras importantes instituições de saúde. 

A região conta ainda com o Shopping Santana Parque, que contribui para o seu desenvolvimento acelerado.

7. Santa Teresinha

Um bairro relativamente pequeno entre Santana e Mandaqui, apresenta a dualidade entre a modernidade e os ares interioranos. 

Sua origem se deu no início do século XX, quando a Rede Salesianos comprou uma chácara para proporcionar lazer aos seus alunos e por isso o bairro desenvolveu um vínculo religioso em torno da Paróquia Santa Teresinha e o colégio Salesiano. 

O que fazer hoje na zona norte de SP?

1. Centro de tradições nordestinas

O Centro de Tradições Nordestinas (CTN) foi fundado no início da década de 1990. 

Hoje é a principal referência de cultura, entretenimento e gastronomia nordestina em São Paulo, proporcionando um roteiro de lazer aos paulistanos.

2. Parque da Juventude

O Parque da Juventude Dom Paulo Evaristo Arns foi inaugurado no espaço que um dia foi o Complexo Penitenciário Carandiru, ressignificando a construção e transformando o espaço em uma área voltada ao lazer e entretenimento.

O espaço conta com diferentes áreas: 

  • esportiva;
  • para realizar trilhas;
  • biblioteca.

3. Anhembi

Localizado no bairro Santana, o Anhembi Parque é um completo cultural importantíssimo para o turismo na região. 

O espaço recebe eventos como:

  • shows nacionais e internacionais;
  • feiras gastronômicas; 
  • encontros profissionais.

4. Biblioteca de São Paulo 

Localizada dentro do Parque da Juventude, foi desenvolvida para ser um espaço multimídia e que permite uma total acessibilidade. Além disso, possui projetos voltados à inclusão social e recebe eventos culturais.

5. Teatro Alfredo Mesquita 

Inaugurado no final da década de 1980 pelo então prefeito Jânio Quadros. O espaço recebe espetáculos de dança, música e teatro.

Encontre imóveis na Zona Norte de SP

Ao chegar neste ponto do texto você se convenceu que a zona norte de SP é a região certa para o seu futuro lar? A Imobiliária Mirantte está a postos para tornar o seu sonho realidade. 

A empresa já atua no mercado há mais de 35 anos e não importa se você está em busca de compra ou locação, você terá um processo tranquilo e transparente. Fale com a nossa equipe e encontre o imóvel ideal para você e a sua família. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *