casa em reforma

Deixar um imóvel do jeito que a gente gosta nem sempre é uma tarefa simples, e por isso, muitas vezes adiamos as mudanças necessárias para não ter que lidar com uma casa em reforma. 

Esse processo pode exigir gastos elevados e diversas decisões importantes. Muitas vezes, uma escolha errada pode trazer problemas sérios por muitos anos ou pesar consideravelmente no bolso. 

Por isso, antes de dar início a sua obra, neste texto você poderá ler mais sobre:

Quanto tempo leva para fazer uma reforma na casa?

O tempo médio para a reforma de um imóvel vai variar conforme as necessidades, grau de complexidade e equipe disponível para colocar a reforma em prática: 

  • Reformas rápidas: em caso de pinturas, instalação de luminárias ou inclusão de paredes de drywall, é possível concluir a obra em até duas semanas; 
  • Reformas simples: se o imóvel for novo ou exigir mudanças mais superficiais, como instalação de piso, troca de revestimentos, instalação de luminárias e pontos de energia, esse tempo pode variar entre 1 e 2 meses; 
  • Reformas médias: em até 3 meses é possível realizar mudanças que não interfira muito na estrutura do imóvel; 
  • Reformas complexas: quanto mais velho o imóvel, mais alta a probabilidade da obra demorar um pouco mais. Isso porque, uma casa mais antiga pode esconder problemas que só serão visíveis após a obra ter início. Assim, em um período de 4 a 6 meses é possível interferir na estrutura, trocar revestimentos e mudar questões hidráulicas, por exemplo.

Passo a passo para agilizar a reforma de casa

Não é possível realizar uma estimativa de quanto você vai gastar com uma casa em reforma, um cálculo feito por especialistas em 2019 estima que se gasta em torno de 3 mil reais por metro quadrado.

Por isso, para não perder tempo e nem dinheiro com esse processo, é importante seguir dicas como:

1. Faça um planejamento adequado

Uma das grandes dificuldades de uma  reforma de casa é o planejamento adequado de todas as ações envolvidas no processo.

Primeiro, você deve considerar fatores como as condições da propriedade, suas preferências, a inclinação do terreno no caso de casa, a escolha de materiais, entre outros itens.

Depois, deve listar todos os seus objetivos com a reforma para, assim, conseguir prever o tempo disponível para a reforma, a disponibilidade dos materiais e outros elementos. Isso evita gastos desnecessários no futuro e garante que a obra seja executada da melhor maneira possível.

2.  Faça um orçamento 

Após ter um planejamento minucioso, chegou a hora de fazer um orçamento de reforma. 

Para isso, defina o que precisa ser feito, meça os espaços e calcule os materiais. 

Pesquise preços em diferentes lojas para conseguir um preço mais tranquilo e peça orçamentos de mão de obra.

Inclua despesas extras e uma margem para imprevistos. Compare os orçamentos, ajuste conforme necessário e mantenha a documentação organizada.

3. Busque profissionais adequados

Contratar um profissional adequado faz toda a diferença para garantir o sucesso da sua obra. 

Por isso, antes de contratar alguém faça uma pesquisa minuciosa e peça portfólio e referências. 

Além disso, explique muito bem o que deseja para não haver falha na comunicação. 

Por fim, faça um contrato e esteja acompanhando a evolução da reforma de forma assídua.

4. Gerencie problemas de obra

Além de possuir todas as noções técnicas, estéticas e estruturais para realizar com todos os procedimentos necessários para a reforma de casa, o profissional de arquitetura também está apto a fazer o gerenciamento da obra de maneira adequada e organizada.

Só um profissional de arquitetura possui as habilidades de gestão fundamentais, que vão desde a contratação legal de mão de obra, até detalhes como lidar com prazos, fornecedores, funcionários e outros imprevistos que surgem durante a obra.

5. Mantenha o cronograma previsto

Por fim, para garantir que a sua reforma vai seguir o prazo e orçamento previsto, esteja sempre atento à evolução do trabalho para garantir que o cronograma previsto seja cumprido. 

É importante considerar também que alguns imprevistos podem acontecer, especialmente se o seu imóvel for mais antigo. Por isso, já considere alguns dias de atraso no cronograma. 

Depois de entender melhor como funciona o planejamento para colocar uma casa em reforma, que tal conhecer uma grande tendência do mercado imobiliário para implementá-lo na sua reforma? Conheça mais sobre arquitetura sustentável e saiba como ela está inserida no mercado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *