primeiro imóvel

Segundo a pesquisa da Brain Inteligência Estratégica, cerca de 39% dos entrevistados buscam comprar o primeiro imóvel até 2025. 

Apesar do desejo latente, esse momento da vida desperta diversas dúvidas e inseguranças. 

Isso é comum, já que comprar seu primeiro imóvel é um passo importante, que envolve uma grande soma e o comprometimento por bastante tempo. 

É importante segurar a ansiedade para minimizar os riscos e tomar a decisão com segurança e pé no chão. O primeiro passo para isso é contar com informação de qualidade, por isso, leia sobre:

Como comprar o primeiro imóvel? 

Antes de realizar a compra do seu primeiro imóvel, é importante ter a cabeça fria e os pés no chão. Siga passos como:

1. Faça um bom planejamento 

O primeiro imóvel mexe com a emoção, mas é preciso encarar a compra de imóveis como uma transação comercial. Nessa hora é muito importante manter a cabeça fria e se planejar com calma. 

como-comprar-o-primeiro-imovel-planejamento

Ponha no papel tudo o que você precisa: 

  • quantidade de quartos;
  • área de lazer;
  • se vai criar bichos de estimação;
  • proximidade com o trabalho ou entes queridos;
  • serviços extras no condomínio;
  • segurança;
  • o quanto você pode pagar.

2. Tenha calma na hora de pesquisar opções

Pressa e compra de imóveis são duas coisas incompatíveis. Por isso, mesmo que tudo pareça urgente, tenha calma. Essa é uma decisão que o acompanhará por muito tempo na sua vida.

Há muitas ofertas no mercado, o que pode acabar causando confusão. Por isso, a dica é escolher uma imobiliária especializada na região ou bairro que você pretende morar.

Assim, as chances de encontrar o imóvel ideal em menos tempo são maiores – mesmo que você procure sem pressa.

3. Escolha o tipo de imóvel ideal 

Na hora de escolher o tipo de imóvel você deve considerar entre apartamento na planta ou já pronto, por exemplo. 

Comprar imóveis prontos têm a vantagem de poder mudar mais rápido, mas costumam custar até 30% mais caro do que os empreendimentos na planta.

como-comprar-o-primeiro-imovel

Por isso, se você pode esperar para fazer a mudança, os imóveis em construção podem sair bem mais baratos.

Além disso, você ainda tem a possibilidade de personalizar alguns itens, como os acabamentos. Como o imóvel ainda está em construção, você não paga a mão de obra, por exemplo.

4. Confira a documentação do imóvel

Uma das partes mais complicadas da compra de imóveis é justamente a burocracia que ronda todo o processo. São muitos os documentos pedidos, impostos a pagar, taxas, certidões.

Quando se trata de um novo empreendimento é muito importante saber se ele está dentro da lei. Pesquise pela internet e confira também o histórico da construtora, se há muitas reclamações de consumidores, se costuma atrasar a entrega etc.

No caso de imóveis usados, é preciso checar toda a documentação do vendedor e do próprio imóvel. Seja qual for o caso, um bom corretor pode ajudar você nesse processo.

Contar com uma boa assessoria imobiliária dá muito mais segurança à compra de imóveis, principalmente quando é a primeira vez.

5. Escolha a forma de pagamento

A maioria das pessoas não tem condições de comprar imóveis à vista, mas há várias formas de conseguir um crédito imobiliário. Há, basicamente, três formas principais de pagamento.

O financiamento com a construtora é uma opção mais flexível, já que a empresa tem interesse em vender rápido. Em compensação o prazo de pagamento costuma ser menor.

Já os bancos financiam até 80% ou 90% do valor total, mas os juros são mais altos porque o prazo de pagamento também é maior. Há várias modalidades nesse tipo de financiamento imobiliário e a maioria das instituições disponibiliza simuladores em seus sites.

O consórcio é outra opção, principalmente se não há pressa em mudar. É possível financiar o valor total do imóvel pagando parcelas mensais. Mas a contemplação da carta de crédito contemplada pode levar vários anos.

6. Se atente aos custos extras

Ao fazer seu planejamento financeiro, não esqueça que a compra de imóveis acarreta em vários custos extras. São custas de cartório, tributos como o Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), encargos bancários, taxas de referência etc.

É preciso ter uma reserva extra para não ficar no sufoco. Um bom corretor de imóveis pode ajudar você a fazer todos esses cálculos antes de se comprometer na assinatura do contrato. Entre em contato com a nossa equipe para saber mais.

Dúvidas mais comuns na hora de comprar o primeiro imóvel

Por ser um processo burocrático e demorado, a compra do primeiro imóvel gera muitas dúvidas no comprador. Por isso, tentamos responder algumas delas aqui: 

1. Como registrar um imóvel pela primeira vez?

Para registrar um imóvel pela primeira vez é preciso estar ciente que o processo pode variar conforme a localização e legislação. Por isso é sempre recomendável ter ajuda profissional. No entanto, os passos para realizar o procedimento são:

  • Reunir a documentação necessária: Certifique-se de ter todos os documentos essenciais, como RG e CPF do comprador, comprovante de endereço, Certidão de Casamento (se aplicável), e o contrato de compra e venda do imóvel;
  • visitar o Cartório de Registros de Imóveis: Leve a escritura do imóvel, o recibo do Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), e os demais documentos requeridos ao cartório de registro de imóveis mais próximo;
  • pagar as Taxas Correspondentes: Prepare-se para pagar as taxas de registro, que podem incluir custos relacionados à vistoria do imóvel. Alguns locais podem oferecer descontos, como a Lei de Registros Públicos, que prevê um desconto de 50% para o registro do primeiro imóvel;
  • regularizar a Escritura: Caso o imóvel não possua escritura, é fundamental regularizar essa situação antes do registro, garantindo a legalidade da propriedade;
  • reunir as certidões negativas de débitos: Obtenha certidões negativas que comprovem a inexistência de dívidas relacionadas ao imóvel, como IPTU e condomínio;
  • registrar no Cartório: Após a apresentação dos documentos, o Cartório de Registro de Imóveis analisará a documentação. Se estiver tudo correto, o imóvel será oficialmente registrado e você receberá uma matrícula do imóvel.

2. Quem compra o primeiro imóvel tem desconto no ITBI? 

Sim, a compra do primeiro imóvel pode conceder desconto no Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) em alguns municípios. 

Essa política varia conforme a legislação local. É recomendável verificar as regras específicas do seu município para confirmar a disponibilidade de benefícios ou descontos para a aquisição do primeiro imóvel. 

Para obter essas informações, entre em contato com a prefeitura ou consulte o site oficial do órgão responsável pela cobrança do ITBI na sua cidade.

3. Qual o valor da documentação do primeiro imóvel? 

O valor da documentação para a compra do primeiro imóvel varia de acordo com vários fatores, incluindo o tipo de imóvel, sua localização, a legislação municipal e os custos dos cartórios e órgãos públicos envolvidos. Os principais custos incluem:

  • Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI): Este imposto varia conforme o município, sendo calculado como uma porcentagem do valor do imóvel ou conforme uma tabela específica;
  • Registro de Imóveis: O custo do registro no cartório de registro de imóveis inclui taxas de registro e averbação, que variam de acordo com a localidade e o valor do imóvel;
  • Certidões: São necessárias diversas certidões para assegurar a regularidade do imóvel, cada uma com um custo específico.

Além desses, pode haver custos com honorários advocatícios ou de consultoria imobiliária, se você decidir contratar profissionais para auxiliar no processo.

Compre o seu primeiro imóvel com segurança

Comprar o primeiro imóvel requer um grande investimento e pode representar um sonho alcançado. Por isso, é importante contar com verdadeiros profissionais para te guiar nesse processo. 

A Mirantte é uma imobiliária presente no mercado imobiliário da Zona Norte de São Paulo desde 1985, graças à confiança construída com cada cliente. 

Somos movidos pela missão de realizar sonhos com inovação e comprometimento, por isso, confira os imóveis disponíveis para compra e conte com a nossa equipe especializada neste processo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *