Imagem do bairro santana

Está de mudança, mas ainda não se decidiu qual é o bairro ideal para se estabelecer? Se você gosta de ter uma boa qualidade de vida, variedade gastronômica e boas opções de lazer sem precisar ir muito longe, o bairro Santana (SP) é ideal!

Para entender as razões para viver no local, você poderá ler neste artigo: 

Em que zona fica Santana, SP?

O bairro Santana é o coração da Zona Norte de São Paulo. Também conhecido como Alto de Santana ou Vila Santana, ele está localizado entre os seguintes bairros: 

  • Vila Medeiros;
  • Vila Gustavo;
  • Carandiru;
  • Imirim;
  • Água Fria;
  • Tucuruvi.
mapa da zona Santana

Qual é a história do bairro Santana, SP?

O bairro Santana em SP completou 240 anos em junho de 2022, um pouco mais da metade da idade da metrópole. 

O bairro tem origem na Fazenda de Sant’Ana, fundada pelos jesuítas em conjunto a Companhia da Jesus. Pela influência católica, o nome da fazenda era uma  homenagem à Santa Ana, conhecida por ser avó de Jesus Cristo. 

Em 1673 a fazenda se tornou a mais importante do Colégio de São Paulo e lá foram estabelecidos centros de plantação e criação de animais. Os limites da propriedade tinham início nas margens do rio Tietê e terminavam próximo a Mairiporã. 

Foi no solo da então Fazenda Sant’Ana que aconteceram importantes episódios da história do Brasil, como a redação do manifesto paulista que contribuiu para a declaração do Dia do Fico, ato político de Dom Pedro I realizado em janeiro de 1822, antecedendo a independência brasileira.

Quantos habitantes tem em Santana, SP?

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) o bairro abriga cerca de 112 mil habitantes.

Por que morar em Santana, SP?

O bairro Santana é um dos mais importantes da zona norte de São Paulo. Por ser um bairro já antigo, ele já conta com uma gama de opções muito bem estruturadas para contribuir para o seu dia a dia. Alguns destaques são:

Mobilidade

Na avenida Cruzeiro do Sul, uma das principais do bairro, está localizada a estação do metrô Santana. Com essa opção de transporte é possível atravessar a capital paulista de norte a sul. 

Além disso, o Corredor Norte-Sul e a Avenida Rudge são ótimas opções para chegar ao Centro, Avenida Paulista e Aeroporto de Congonhas de carro. 

Já a Avenida Braz Leme oferece acesso facilitado à Zona Oeste e às rodovias importantes como a Castelo Branco e Dutra. 

Por fim, o transporte público também é facilitado, uma vez que existe uma grande diversidade de linhas de ônibus que alimentam o bairro e a região. 

Saúde

No bairro é possível ser atendido no Hospital São Camilo e San Paolo. Além disso, existem diferentes clínicas, consultórios e laboratórios que permitem um atendimento completo sem precisar sair do Santana.

Educação

O bairro Santana oferece diferentes opções de educação, que vão desde o ensino básico ao superior. É possível matricular os seus filhos em escolas públicas ou privadas na região.

O que fazer em Santana, SP?

Já em relação ao lazer, o Bairro Santana em SP oferece diversas opções de bares e restaurantes com uma grande diversidade gastronômica para os amantes da vida noturna. Além disso, existem passeios públicos que toda a família pode desfrutar: 

Parque da Juventude

Inaugurado em 2003, o Parque da Juventude alterou a paisagem da Zona Norte de São Paulo, substituindo o Complexo Penitenciário Carandiru por uma área de lazer ao ar livre. 

O espaço com uma área total de 240 mil m² onde é possível contar com uma infraestrutura completa de:

  • quadras poliesportivas;
  • quadras de tênis;
  • pistas de skate;
  • ciclovia;
  • playground;
  • pista de caminhada e corrida;
  • estações de ginástica;
  • espaço pet; 
  • restaurante e lanchonete.
Imagem do parque da Juventude

Biblioteca de São Paulo

A Biblioteca de São Paulo fica localizada dentro do Parque da Juventude.

O seu acervo conta com mais de 35 mil obras e já foi finalista no prêmio The London Book fair International Excellence Awards 2018, na categoria Melhor Biblioteca do Ano. 

Além disso, o espaço conta com uma ampla estrutura de mobilidade, oferecendo obras em braile, audiolivros e mobiliários especiais para cadeirantes.

Museu de Arte Urbana

O MAAU-SP é o primeiro museu aberto de arte urbana do mundo e possui um conjunto de 66 painéis de grafite instalados nos pilares de sustentação do trecho elevado da linha 1 do metrô.

Uma mulher olhando esculturas

More em Santana SP

Se interessou em morar no coração da Zona Norte de São Paulo? Você pode aproveitar tudo o que esse bairro, cheio de história, tem para oferecer. Confira as opções disponíveis para locação com a Mirantte e conte com uma empresa que está há quase 40 anos no mercado, oferecendo experiência e as melhores condições!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *