O bairro Parada Inglesa em São Paulo (SP) se destaca em meio a metrópole por reunir características para quem busca um lugar que seja tranquilo, sem deixar de oferecer todas as comodidades possíveis. 

Seu perfil residencial e vias bem arborizadas proporcionam uma atmosfera de calmaria raramente encontrada em outras áreas de uma cidade tão vibrante, como a capital paulista. 

Para que você possa conhecer melhor esse destino, continue lendo este conteúdo e tenha algumas dúvidas respondidas, como:

Qual zona fica a Parada Inglesa em São Paulo? 

O bairro Parada Inglesa está localizada na Zona Norte de São Paulo, próximo a bairros como:

Confira a localização exata no mapa a seguir: 

Qual é a história do bairro Parada Inglesa em São Paulo (SP)?

A história do bairro Parada Inglesa em São Paulo (SP) remonta ao final do século XIX, quando a área era predominantemente rural, marcada por chácaras. O desenvolvimento do bairro começou com a construção da Estrada de Ferro Santos-Jundiaí, uma das primeiras vias importantes de São Paulo. 

Durante a construção da linha férrea, operários estrangeiros, incluindo muitos ingleses, frequentemente faziam paradas na área para descanso e alimentação, o que deu origem ao nome “Parada Inglesa”.

Com o tempo, a região começou a se desenvolver e atrair novos moradores. Um marco significativo foi a construção da Estação Parada Inglesa de trem em 1910, que estimulou o crescimento do bairro e facilitou a conexão com outras partes da cidade. Gradualmente, a área rural transformou-se em um bairro comercial e residencial.

Há também uma lenda local sobre um inglês chamado William Harding, proprietário de terras e fazendas na região no século XIX. Diz-se que ele uma vez ficou parado por dias na estação de trem local, o que capturou a atenção dos moradores e pode ter contribuído para o nome do bairro.

Hoje, a Parada Inglesa é conhecida por ser uma área residencial e arborizada, oferecendo uma ótima infraestrutura de comércios e serviços, além de uma localização privilegiada, próxima a regiões importantes como Santana, Jardim São Paulo, Jardim Franca e Tucuruvi. 

Esta combinação de fatores torna o bairro um dos mais desejados e bem localizados da zona norte de São Paulo, proporcionando qualidade de vida aos seus moradores.

O que significa Parada Inglesa?

“Parada Inglesa” deu origem ao nome do bairro em São Paulo,  a partir das frequentes paradas feitas por operários ingleses na região durante a construção da Estrada de Ferro Santos-Jundiaí no final do século XIX. 

Este nome também é reforçado por uma lenda local envolvendo um inglês chamado William Harding, que teria contribuído para a denominação do bairro.

Quais vantagens de morar no bairro Parada Inglesa em São Paulo (SP)?

O Parada Inglesa é um bairro completo, se tornando bastante interessante para se viver na capital. 

Há uma grande disponibilidade de serviços que vão desde escola para os seus filhos, passando por ótimos restaurantes até grandes opções de lazer como parques, shoppings e praças. Confira os principais benefícios de viver aqui: 

1. Infraestrutura 

A infraestrutura do bairro Parada Inglesa em São Paulo é abrangente e diversificada, atendendo amplamente às necessidades de seus moradores. O bairro é bem equipado com uma variedade de estabelecimentos comerciais, garantindo conveniência e acessibilidade.

Para facilitar o cotidiano dos habitantes, é possível encontrar comércios disponíveis, como:  

  • Farmácias;
  • Restaurantes;
  • Padarias;
  • Supermercados;
  • Bancos;
  • Academias;
  • Lojas de conveniência.

No setor de saúde, a Parada Inglesa é servida por clínicas e unidades básicas de saúde, além de contar com instituições de referência como a Unidade Médica Paulista e o Hospital Presidente. Estas instalações garantem o acesso à saúde de qualidade para a população local.

Quanto à educação, o bairro oferece uma gama variada de instituições educacionais, que vão desde a educação infantil até o ensino técnico e superior. Algumas das instituições de ensino notáveis na região incluem o Colégio Jardim São Paulo, a Escola Infantil Sol da Vila, o Colégio Miudinho Segmento, a Alvorada Plus — Escola do Pensar e o Colégio Amorim.

2. Mobilidade

A mobilidade no bairro Parada Inglesa, em São Paulo (SP), é um de seus pontos fortes, oferecendo diversas opções para facilitar o deslocamento de moradores e visitantes. 

Combinadas, as seguintes opções garantem grande conveniência para o deslocamento:

  • Metrô: O bairro é bem servido pelo metrô, contando com a estação Parada Inglesa na Linha 1-Azul, que possui 23 paradas ao longo de seus 20 km de extensão. Além disso, está próximo das estações Tucuruvi e Jardim São Paulo-Ayrton Senna, aumentando as opções de transporte via metrô;
  • Ônibus: A região possui um pequeno terminal de ônibus integrado à estação de metrô, com diversas linhas que conectam o bairro a outras áreas da Zona Norte e da cidade. Algumas das linhas de ônibus que atendem o bairro incluem a 1701-10, 1738-10 e 2025-10;
  • Principais vias de acesso: O Parada Inglesa tem acesso a algumas das principais vias da Zona Norte, como as avenidas Ataliba Leonel, Luís Dumont Villares, Nova Cantareira e Tucuruvi, facilitando o trânsito para outras regiões da cidade;
  • Ciclovias e ciclofaixas: Para quem prefere um meio de transporte mais sustentável e saudável, o bairro oferece ciclovias e ciclofaixas, proporcionando uma alternativa segura para deslocamentos de bicicleta dentro da região.

3. Lazer

O bairro Parada Inglesa em São Paulo oferece diversas opções de lazer, atendendo a todos os gostos e preferências:

  • Shopping Metrô Tucuruvi: Localizado na Rua Paulo de Faria, é um centro comercial completo com restaurantes, lojas, cinemas e opções de entretenimento, perfeito para compras, passeios e refeições;
  • Sesc Santana: Este espaço na Avenida Luiz Dumont Villares oferece atividades esportivas, culturais e recreativas, com quadras esportivas, piscinas, teatro, biblioteca, lanchonete e mais;
  • Parque da Juventude: Antigo Complexo Penitenciário Carandiru transformado em área de lazer com 240 mil m², incluindo parque esportivo, área verde e ETEC com acesso gratuito à internet;
  • Parque Domingos Luís: Ideal para atividades ao ar livre, o parque possui áreas verdes, trilhas, quadras poliesportivas e espaços para piqueniques, proporcionando um ambiente tranquilo para relaxamento e prática esportiva.

Estas opções, juntamente com a proximidade de outros centros comerciais como o Shopping Center Norte e o Lar Center, tornam o Parada Inglesa um bairro repleto de alternativas para lazer e entretenimento.

4. Gastronomia

A Avenida Luís Dumont Villares, no bairro Parada Inglesa em São Paulo, é um destino popular para quem busca uma experiência gastronômica variada e de qualidade. 

Com uma ampla seleção de restaurantes e bares, a avenida oferece desde pratos típicos brasileiros até especialidades internacionais. Além disso, muitos estabelecimentos na área proporcionam música ao vivo, tornando-a ideal para encontros sociais e momentos de lazer.

5. Mercado Imobiliário 

O mercado imobiliário no bairro vem experimentando uma valorização consistente. Esse aumento se deve, em grande parte, à excelente infraestrutura do bairro e à sua conveniente localização, incluindo a proximidade com a estação de metrô Parada Inglesa. 

O bairro oferece uma gama de imóveis, desde apartamentos convencionais a unidades de alto padrão e condomínios fechados. 

A presença de amenidades como varandas gourmet, a proximidade com grandes centros comerciais e a variedade de serviços e comércios locais contribuem para tornar a região atrativa para moradia e investimento imobiliário.  

Como morar no bairro Parada Inglesa?

Para morar no bairro Parada Inglesa em São Paulo, uma excelente opção é contar com os serviços da Mirantte Imobiliária.

 Com quase 40 anos de experiência na zona norte de São Paulo, a Mirantte se especializou em oferecer uma variedade de opções de imóveis na região norte de São Paulo adequados a diferentes estilos de vida e orçamentos. A nossa equipe trabalha com dedicação para auxiliar na busca pelo imóvel ideal, proporcionando um processo de escolha e aquisição ágil, transparente e respaldado por profundo conhecimento do mercado local. A partir disso, desfrute das vantagens de viver no bairro e confira os imóveis disponíveis no Parada Inglesa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *