arquitetura sustentável

O Brasil tem ganhado destaque no desenvolvimento de construções que seguem a arquitetura sustentável. Segundo o ranking mundial elaborado pelo Green Building Council Brasil (GBC), o nosso país está no top cinco dos que mais tem obras do tipo, ficando atrás apenas de países como China, Emirados Árabes e Estados Unidos. 

Em um momento de mercado em que há uma maior preocupação com a sustentabilidade, é possível notar maior movimentação entre os investidores. 

Por isso, saiba mais sobre esse conceito lendo sobre: 

O que é arquitetura sustentável? 

A arquitetura sustentável, muitas vezes referida como arquitetura verde, é uma abordagem de design que visa minimizar o impacto ambiental das construções. Ela se concentra em três pilares principais: 

  • consumo eficiente de energia limpa;
  • reutilização da água;
  • uso responsável de materiais para limitar resíduos e lixo. 

O processo vai desde a escolha do local, optando por lugares próximos a serviços básicos para reduzir o uso de veículos, até o design do projeto, que favorece a iluminação natural e a ventilação adequada. 

A meta é criar edifícios que sejam não apenas ecológicos, mas também confortáveis e saudáveis para seus ocupantes, reduzindo a dependência de recursos artificiais e incentivando práticas mais amigáveis ao meio ambiente.

Quais são os princípios da arquitetura sustentável?

Os princípios da arquitetura sustentável englobam:

  • Eficiência energética: Maximização da luz solar natural, uso de materiais isolantes térmicos e incorporação de tecnologias de energia renovável, como painéis solares;
  • Uso eficiente da água: Sistemas de captação de chuva, irrigação consciente e instalação de aparelhos de baixo fluxo para conservação de água;
  • Seleção de materiais: Priorização de insumos locais, reciclados e ecologicamente responsáveis, evitando aqueles com potencial tóxico ou danosos ao ambiente;
  • Qualidade do ar interno: Adoção de materiais e produtos que não emitam toxinas, garantindo ventilação adequada para ambientes saudáveis;
  • Integração com o entorno: Harmonização com o ambiente circundante, preservação da vegetação nativa e práticas que previnam a erosão do solo.

Conheça as certificações utilizadas no Brasil

Certificações ambientais são fundamentais para atestar a qualidade e sustentabilidade dos empreendimentos. No Brasil, várias dessas certificações reconhecem as melhores práticas em construção sustentável. Elas são:

  • LEED (Leadership in Energy and Environmental Design): Reconhecida em 143 países, esta certificação internacional incentiva a sustentabilidade em todas as fases de um projeto, desde o design até a operação;
  • AQUA (Alta Qualidade Ambiental): Originária da França e adaptada pela Fundação Vanzolini para o contexto brasileiro, foca nos impactos ambientais ao longo do processo construtivo;
  • Selo Casa Azul da CAIXA: Desenvolvido pela Caixa Econômica Federal, avalia a sustentabilidade de habitações financiadas pelo banco, abrangendo categorias como gestão da obra, consumo de água e energia, conforto e responsabilidade social;
  • Procel Edificações: Este selo destaca edificações com excelente desempenho energético, reconhecendo aquelas que otimizam o consumo de energia;
  • Selo GBC Brasil Casa™: Emanado do Green Building Council Brasil, certifica residências e pequenos empreendimentos quanto à sua sustentabilidade.

Quais são as vantagens da arquitetura sustentável?

A arquitetura sustentável traz muitas vantagens, tanto para o meio ambiente quanto para os moradores. Algumas dos principais benefícios são:

1. Eficiência energética

A eficiência energética na arquitetura sustentável visa consumir menos energia, gerando economia e reduzindo o impacto ambiental. Edifícios sustentáveis são projetados para serem mais econômicos e duráveis. 

Ao utilizar materiais sustentáveis, a construção minimiza sua pegada ecológica e requer menos manutenção, resultando em benefícios financeiros a longo prazo e preservação ambiental.

2. Conforto

O conforto é uma das premissas centrais da arquitetura sustentável. Priorizando o bem-estar dos ocupantes, edifícios sustentáveis oferecem uma melhor qualidade do ar interno e aproveitam ao máximo a luz natural. 

Além disso, essas construções são projetadas para estabelecer uma conexão harmônica com o ambiente externo, potencializando a sensação de integração com a natureza e proporcionando um ambiente mais agradável e saudável.

3. Valorização

A arquitetura sustentável não apenas beneficia o meio ambiente, mas também agrega valor ao imóvel. Edifícios projetados seguindo princípios sustentáveis geralmente possuem maior valor de mercado devido à sua eficiência energética e uso de materiais de primeira linha. 

Além disso, muitas legislações atuais exigem padrões específicos de sustentabilidade para novas construções. Optar pela arquitetura sustentável assegura a conformidade com essas regulamentações. Adicionalmente, investir em construções verdes reflete um compromisso com a responsabilidade social, mostrando consciência e respeito pelo planeta e pela comunidade.

Após compreender melhor o conceito de sustentabilidade nas construções brasileiras e observar as vantagens desse mercado, deseja dar o primeiro passo para investir neste tipo de empreendimento? Fale com a nossa equipe e conheça os imóveis desse tipo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *