uma mulher segurando a bandeira de Portugal

Segundo o governo de português, já são mais de 250 mil brasileiros com moradia fixa no país. Mas quais são as vantagens de morar em Portugal e o que faz tantos brasileiros se mudarem de continente?

Segundo dados do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, órgão responsável pela imigração no país, o fluxo migratório do Brasil para Portugal teve um aumento de 23% em relação a 2021. 

A expectativa é que esse número cresça com a possibilidade de novos vistos de trabalho, aprovados no parlamento português em 2022.

As novas regras determinam que os estrangeiros vindos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa poderão permanecer no país por 120 dias, com 60 dias prorrogáveis até que consigam um contrato de trabalho. A partir disso, é possível pedir o visto de permanência. 

Quer entender melhor os motivos para se mudar? Neste artigo você poderá ler sobre: 

Quais são as vantagens de morar em Portugal?

Mas quais seriam as vantagens de morar em Portugal? Se você está precisando de razões para começar a fazer as malas e preparar a documentação do visto, confira as principais razões:

1. Segurança 

Morar em Portugal,, é estar no sexto país mais pacífico do mundo, segundo o Global Peace Index (GPI) de 2022. O Brasil, por exemplo, ocupa a 130ª posição do ranking de 163 países.
Conforme o Relatório Anual de Segurança Interna (Rasi) de 2017, por exemplo, os crimes de maior incidência contra as pessoas na capital Lisboa foram: 

  • Ofensa à integridade física voluntária simples: 28,6% (algo como uma bofetada ou um empurrão que desequilibre o agredido);
  • Violência doméstica contra cônjuge 27,6%;
  • Ameaça e coação 17,8%;
  • Restantes 26%.

2. Tranquilidade e maior longevidade

Para quem busca qualidade de vida em um ritmo menos acelerado, morar em Portugal é perfeito. Mesmo nas grandes cidades portuguesas, como Lisboa ou Porto, a celeridade não chega nem perto de grandes centros como Rio de Janeiro e São Paulo, por exemplo. 

A tranquilidade é uma marca registrada no país, que é um dos países Top 5 em expectativa de vida: 81 anos, segundo o Instituto Nacional de Estatística de Portugal (INE). 

Já de acordo com o estudo feito pela Universidade de Washington para o The Lancet , Portugal está entre os cinco países que terão maior longevidade em 2040, com uma média de 84,5 anos. À frente estão o Japão (85,7), Singapura (85,4) e Suíça (85,2). A dieta e os hábitos praticados pelos portugueses são considerados o principal motivo para uma vida tão longa e saudável.

3. Acesso facilitado a outros países

Morar em Portugal é estar em um país pequeno e por isso mesmo muito próximo de outros países europeus. Assim, é possível passear pela Europa com muito mais facilidade, gastando pouco e se divertindo muito.

Portugal tem um ótimo sistema de transporte público, tornando as viagens internas ainda melhores. Além disso, mesmo que você não queira viajar pelo país de metrô, trem, ônibus ou táxi, as estradas portuguesas são tão bem conservadas que é um verdadeiro prazer dirigir por Portugal.

duas mulheres olhando um mapa

4. Custo de vida menor do que outros países da Europa

Morar em Portugal é também contar com um custo de vida mais baixo, considerado um dos menores de toda a Europa ocidental. Assim, ainda que os salários não sejam os mais altos do continente, é possível viver muito bem, mesmo que seja com um salário mínimo.

5. Transporte Público

Uma das vantagens de morar em Portugal é o transporte público interligado. É possível cruzar o país inteiro em poucas horas utilizando trem. 

Além disso, é possível contar com vantagens como Wi-fi, café, banheiro e maior conforto.

6. Saúde

A saúde pública em Portugal funciona muito bem, mesmo não sendo gratuita. 

Para os brasileiros terem acesso a ela e pagar um valor mais acessível, basta solicitar o PB4, um Certificado de Direito à Assistência Médica (CDAM) fruto de um acordo entre os países de língua portuguesa. 

7. Belas paisagens e clima agradável

Portugal é um país belíssimo, com regiões de montanha e com cerca de 900 km de praias. Apesar das águas um pouco mais frias, algumas são famosas para diversos esportes aquáticos, como as super conhecidas ondas gigantes de Nazaré. 

O clima te estações bem definidas no país. Quem vai morar em Portugal encontra temperaturas super agradáveis, com verões quentes e secos e invernos suaves. 

Qual a vantagem de um brasileiro morar em Portugal?

Para brasileiros, o país irmão tem um dos processos mais simples e abertos, sem falar na facilidade do idioma. Há pelo menos cinco formas legais de morar em Portugal:

  1. Com cidadania europeia: descendentes de portugueses que tenham dupla cidadania europeia e com sua documentação europeia em dia deve comprovar capacidade de se manter financeiramente no país;
  2. Como estudante: por meio de intercâmbio durante a graduação, pós-graduação, mestrado, doutorado ou pós-doutorado;
  3. Como funcionário de uma empresa portuguesa: conquistando uma vaga em uma das corporações do país ou sendo transferido;
  4. Como aposentado: é possível conseguir o visto de aposentado (D7) com isenção de impostos sobre a renda por dez anos, desde que já tenham sido tributados no país de origem. O D7 é voltado para aposentados ou pessoas que vivem de rendimento e têm renda suficiente para viver ao menos 1 ano em Portugal;
  5. Comprando um imóvel: você também pode morar em Portugal com um visto de investidor (ARI ou Golden Visa). Ele é voltado para estrangeiros que queiram exercer uma atividade de investimento em Portugal por um período mínimo de 5 anos.

Entre outras atividades, o visto pode ser concedido para quem comprar um imóvel nestas com valor igual ou superior a 500 mil euros, ou construído há, pelo menos, 30 anos ou localizado em área de reabilitação urbana, no valor igual ou superior a 350 mil euros. 

Qual o valor necessário para morar em Portugal?

O salário mínimo em Portugal em 2022 é de 705 euros, na conversão direta isso representa quase 4 mil reais. 

O valor necessário para começar uma vida no país vai variar conforme o seu estilo de vida, mas é aconselhável que se tenha uma reserva de pelo menos três a cinco vezes o valor do salário mínimo para se estabelecer nos primeiros meses.

Encontre o seu imóvel em Portugal com a Mirantte

E então, pronto para aproveitar todas as vantagens de morar em Portugal? É possível iniciar os trâmites do aluguel ainda aqui do Brasil. 

Para isso, conte com a equipe de consultores da Mirantte, que vão te guiar até as melhores oportunidades de moradia no novo país. Confira as opções disponíveis! 

imagem de portugal com os dizeres "encontre as melhores oportunidades imobiliárias em portugal, fale com a nossa equipe"

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *