Quem está à procura de um imóvel novo precisa ficar atento às diferenças do mercado e entender como funciona e o que oferece cada tipo de empresa do ramo imobiliário.

 É muito importante que o consumidor conheça as diferenças entre uma construtora e uma incorporadora, por exemplo. 

Muitas vezes, ao pesquisar por um empreendimento, o consumidor foca apenas em saber quem está vendendo o imóvel e esquece que nem sempre a mesma empresa que vende é a mesma que constrói. 

O que faz a Construtora 

A construtora é responsável pela execução física do edifício. O que ela faz é a construção civil de forma literal: contrata mão de obra, máquinas, equipamentos e tecnologia construtiva, além de testes de qualidade e ensaios tecnológicos para a realização material do empreendimento. Sua responsabilidade é com a qualidade física da obra, garantir os prazos de execução dentro do cronograma acordado, cuidar para que o edifício não tenha problemas físicos (instabilidade, trincas, rachaduras, infiltrações, irregularidades, imperfeições, divergências em relação ao projeto, material de qualidade inferior ao contratado).

O que faz a Incorporadora

Já a incorporadora é uma empresa empreendedora, que articula o negócio imobiliário. A palavra “incorporação” para identificar essas empresas vem da atividade de formalizar o registro imobiliário do condomínio na matrícula mãe (matrícula do terreno), o que é feito no Oficial (cartório) de Registro de Imóveis competente. Por ser a parte empreendedora, ela  identifica as oportunidades, faz estudos de viabilidade, adquire o terreno, formata o produto a ser desenvolvido. 

No entanto, há construtoras que são também incorporadoras, vendedoras, e algumas são até financiadoras.

O que faz a Empreiteira

Diferente de uma construtora, as empreiteiras geralmente são responsáveis por serviços auxiliares de construção, serviços de pequeno porte. Esse tipo de empresa não é, necessariamente, obrigada a ter um profissional habilitado responsável pelo andamento da obra.

Considerando isso, não é errado afirmar que uma empreiteira geralmente tem uma responsabilidade muito menor que as construtoras sobre o resultado de uma obra. Empreiteiras comumente são contratadas para uma finalidade e/ou serviço específico, fornecendo mão de obra apenas para esse fim.

Sempre que surgir dúvidas sobre o mercado imobiliário e construção não deixe de consultar um Corretor Associado Mirantte! Estamos sempre atualizados em todos os detalhes. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *