Bairro Casa Verde

O bairro Casa Verde em SP, lar de diversas escolas de samba, é uma das localizações mais tradicionais para os apreciadores desse ritmo na Zona Norte da capital.

Mas como será viver neste local? Para lhe ajudar a definir se o bairro é o certo para você viver, preparamos este texto em que você poderá responder perguntas como:

Como surgiu o bairro da Casa Verde?

O bairro da Casa Verde, em São Paulo, tem uma história rica e multifacetada, remontando ao século XVII. Originalmente, era conhecido como o “sítio da Casa Verde”, propriedade do “rei” Amador Bueno em 1641, aclamado pelos espanhóis residentes em São Paulo.   

Em 1842, a área, situada na margem direita do rio Tietê, foi adquirida por João Maxwell Rudge. Seus herdeiros, em 1913, decidiram loteá-la com a intenção de criar um bairro, inicialmente chamado “Vila Tietê”. Contudo, o nome não se firmou, cedendo lugar ao mais popular “Casa Verde”, em homenagem às histórias do sítio original.

O desenvolvimento do bairro foi gradual, impulsionado por melhorias como:

  • construção de uma ponte de madeira;
  • chegada do bonde, 
  • introdução da luz elétrica;
  • construção da igreja;
  • criação do distrito de paz. 

Até os anos 1980, a proximidade com o Aeroporto Campo de Marte em Santana restringiu a construção de prédios altos no bairro. 

No entanto, após uma revisão das regulamentações da Aeronáutica, houve uma liberação parcial da área, permitindo uma maior verticalização do bairro.

Por que o bairro Casa Verde tem esse nome? 

O bairro Casa Verde, em São Paulo, tem esse nome desde antes da sua urbanização em 1913. Inicialmente planejado para se chamar “Villa Tietê”, o nome foi superado pelo simbolismo das “Meninas da Casa Verde”, sete irmãs solteiras do século 18. 

Filhas de Agostinho Delgado Arouche, um importante funcionário da Colônia, elas moravam em um casarão que, segundo diferentes versões, tinha a cor verde em sua fachada. 

Qual é a zona da Casa Verde?

O bairro Casa Verde está localizado na Zona Norte de São Paulo, próximo a bairros como:

  • Santana;
  • Vila Guilherme;
  • Bom Retiro;
  • Imirim.

Confira a localização exata no mapa a seguir: 

Por que morar no bairro Casa Verde em SP?

A região onde está localizado o bairro Casa Verde já é habitada há mais de um século, sendo bastante desenvolvida. Dessa forma, confira as principais vantagens de viver neste bairro: 

1. Mobilidade Urbana

O bairro está ao lado da Marginal Tietê, principal via que liga a Zona Leste a Oeste à cidade de São Paulo, favorecendo a mobilidade de carros. 

Além disso, se houver a necessidade de utilizar o transporte público, as linhas expressas facilitam o trânsito pelo bairro utilizando ônibus ou metrô. 

2. Comodidades

No bairro da Casa Verde, os moradores desfrutam de uma ampla variedade de comércios e serviços que tornam o dia a dia mais tranquilo. A Rua Doutor César Castiglioni Júnior é um ponto chave, oferecendo desde bancos e padarias até escolas de idiomas e lojas de roupas. 

Próximos ao bairro, os supermercados Carrefour e Pão de Açúcar facilitam as compras do dia a dia. Na Avenida Braz Leme, a variedade de estabelecimentos se estende por toda a sua extensão, aumentando ainda mais as opções disponíveis.

Para momentos de lazer e compras maiores, os Shoppings Center Norte e Bourbon são ideais, com mais de 500 lojas, áreas de alimentação, cinemas modernos e teatros, atendendo a todas as necessidades e preferências dos moradores e visitantes.

3. Opções de lazer

O espaço é berço de três importantes escolas de samba: 

  • Império de Casa Verde;
  • Morro da Casa Verde;
  • Unidos do Peruche. 

Com isso, uma das opções de lazer é frequentar ensaios e festas nos barracões ao longo do ano. 

Além disso, é possível frequentar o Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso, onde é possível participar de oficinas de teatro, ir ao cinema e muito mais. 

Por fim, próximo ao bairro também está o Centro de Tradições Nordestinas, que oferece comidas típicas, forró e artesanato.

Desfrute do melhor do bairro Casa Verde

Você também pode desfrutar do melhor do bairro Casa Verde em São Paulo com a Mirantte. 

A imobiliária tem quase 4 décadas de experiência no mercado, oferecendo atendimento ágil e transparente. 

Confira os imóveis disponíveis e conte com a nossa equipe de profissionais para te ajudar a encontrar o seu próximo lar. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *