Alugar Imóvel

Procurar e alugar um imóvel pode ser uma jornada emocionante, mas também pode gerar diferentes preocupações e incertezas. Afinal, estamos falando de encontrar o lugar onde você irá viver e construir memórias preciosas. 

Para garantir que esse momento seja o mais tranquilo possível, preparamos este texto para te guiar pelas etapas da locação de imóveis. Aqui, você poderá ler sobre:

Como encontrar um imóvel para alugar?

O primeiro passo para encontrar um imóvel perfeito é definir as suas prioridades. Pense em itens como:

  • tamanho ideal do imóvel:  espaço necessário para que os futuros moradores possam viver de forma confortável;
  • localização: a localização é fundamental para atender as necessidades de todos os membros da família, por isso, é importante levar em consideração a proximidade com o trabalho, escolas e serviços como supermercados ou hospitais;
  • número de quartos: especialmente para famílias maiores, é importante se atentar ao número de quartos necessários para acomodar todos; 
  • valor máximo do aluguel: avalie a sua vida financeira e considere quanto você poderá pagar mensalmente. 

Com esses critérios bem definidos é possível tornar a sua busca mais assertiva e ágil. Assim, você pode consultar imobiliárias ou aplicativos especializados filtrando o que faz mais sentido para você. 

Solicite ajuda de um profissional para alugar um imóvel.

Após ter selecionado os imóveis que atendem aos critérios estabelecidos por você e sua família é hora de agendar uma visita com o acompanhamento de um corretor. Esse momento vai proporcionar uma maior segurança antes de decidir pelo o imóvel ideal. Nesse sentido, você poderá se familiarizar com o local, entender se os móveis e cômodos te agradam ou atendem suas necessidades ou mesmo, se necessário, sugerir melhorias ao proprietário antes de fechar o acordo.

Além disso, é importante aproveitar essa primeira visita para observar fatores como:

  • estrutura do imóvel: condições das paredes, pisos, teto, instalações elétricas e hidráulicas; 
  • iluminação e ventilação: quantidade de luz natural e circulação de ar pelos cômodos; 
  • tamanho e disposição dos cômodos: confira se o espaço disponível está adequado para as suas necessidades; 
  • condomínio: caso o imóvel esteja em um, verifique as áreas comuns, facilidades oferecidas e regras.

Quais os documentos necessários para alugar um imóvel?

Escolheu o imóvel ideal? É hora de dar entrada nos documentos para isso. Da parte do inquilino, normalmente são solicitados documentos de:

  • identificação; 
  • comprovação de renda;
  • uma garantia locatícia:  entre as principais estão: fiador, seguro fiança, caução (conhecido também como depósito-caução) e título de capitalização.

Um dos pontos mais sensíveis da locação é a segurança, pois um imóvel alugado para o inquilino errado pode gerar muitos problemas. Dentre eles, temos alguns muito comuns, como: 

  • Inadimplência;
  • Destruição do imóvel;
  • Conflitos judiciais; 
  • Usucapião. 

No entanto, este cenário muda completamente quando o aluguel é gerenciado por uma imobiliária. Afinal, ela tem muita experiência e recursos para garantir a segurança do proprietário, fazendo uma ampla análise de risco, perfil, histórico e crédito do possível locatário.

Quanto tempo demora análise para alugar um imóvel?

O tempo de análise para alugar um imóvel pode variar dependendo da imobiliária, levando entre dois e sete dias úteis. 

Em alguns casos, a análise pode ser concluída com mais agilidade ou demorar um pouco mais. Tudo vai depender da situação financeira do locatário e da eficiência da imobiliária. 

O que devemos observar na vistoria de imóvel?

Depois de receber a sua aprovação é hora de elaborar o contrato e finalmente realizar a vistoria de imóvel, antes da sua mudança. Esse é um momento importante e que requer bastante atenção. 

Esse procedimento serve para avaliar as condições do imóvel e é importante detalhar bem cada item. Isso ajudará a evitar desentendimentos futuros sobre possíveis danos ou problemas que já existiam antes do momento da locação. 

Durante a vistoria tire fotos, faça anotações detalhadas e observe pontos como: 

  • Estrutura: verifique as condições das paredes, pisos, tetos, portas e janelas;
  • Instalações elétricas: inspecione tomadas, interruptores, quadro de disjuntores e fiação elétrica;
  • Instalações hidráulicas: verifique torneiras, chuveiros, registros, sifões, válvulas e encanamentos em busca de vazamentos, entupimentos ou desgaste;
  • Armários e móveis embutidos: inspecione a condição e funcionamento de armários, gavetas, prateleiras e outros móveis embutidos no imóvel;
  • Vidros e esquadrias: verifique se há trincas, rachaduras ou quebras nos vidros das janelas e portas;
  • Áreas externas e comuns (se aplicável): inspecione varandas, sacadas, quintais, garagens e outras áreas externas. Caso o imóvel esteja em um condomínio, verifique as áreas comuns e a manutenção do prédio;
  • Limpeza e higienização: observe se o imóvel foi entregue limpo e higienizado, conforme as condições estabelecidas no contrato.

Todas essas informações devem ser incluídas no laudo de vistoria e assinado pelo locador e locatário, servindo de principal referência para eventuais questões no futuro.

Conte com uma imobiliária de confiança 

Fechando negócio com o auxílio da imobiliária, a documentação necessária e a elaboração do contrato são de responsabilidade de especialistas. Ou seja, você reduz o risco de fechar um negócio ruim.

Além disso, uma imobiliária de confiança, conhecendo seu perfil e a necessidade do seu negócio, oferecerá imóveis adequados e devidamente avaliados. Por isso, conte com a Mirantte para realizar esse procedimento. Nós estamos há quase 40 anos no mercado e a nossa equipe de especialistas está pronta para tirar todas as suas dúvidas e garantir um processo ágil, transparente e seguro. Confira os imóveis disponíveis. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *