Estate real property home agent investment realtor

Se você tem um ou mais imóveis alugados deve saber o quanto pode ser complicado fazer a administração de imóveis. Mas se você está pensando em colocar seu imóvel residencial ou comercial para locação, prepare-se, porque ser o próprio administrador do seu imóvel dá trabalho e, muitas vezes, também traz aborrecimentos. É preciso cobrar aluguel, fazer vistoria, providenciar reparos, entre muitas outras grandes e pequenas atividades. Para evitar isso, as imobiliárias oferecem o serviço de administração de imóveis, uma forma prática e segura de ter tudo organizado sem preocupação.

Mas afinal, o que é a administração de imóveis?

 administração de imóveis oferece diversos serviços que visam oferecer mais segurança para você locar seu imóvel sem correr riscos.

Um deles é a análise cadastral, um levantamento do locatário e do fiador que aponta a situação em relação aos órgãos de proteção ao crédito.

Assim, se há ações, cheques devolvidos ou protestos em nome de algum deles, por exemplo, a imobiliária considera grande o risco de problemas e busca candidatos mais adequados para alugar o seu imóvel.

Dessa forma, o risco de inadimplência é reduzido, entre outros problemas.

Por outro lado, uma vez encontrado o candidato certo para alugar o seu imóvel, o serviço de administração de imóveis providencia também a elaboração do contrato.

Como ele é produzido por profissionais altamente capacitados e especializados no assunto da equipe jurídica da imobiliária, ele contém todas as garantias possíveis previstas em lei.

Lembre-se que um contrato de locação eficiente deve ser baseado em conhecimento profundo sobre a legislação específica, inclusive as regras de tributação da relação de locação.

administração de imóveis também fica responsável pela vistoria, tanto a inicial quanto a de entrega do imóvel. Dela é gerado um relatório detalhado, inclusive com registro fotográfico de todo o imóvel vistoriado. O serviço também fica responsável por intermediar qualquer acordo que seja necessário entre as partes.

A administração de imóveis durante o período de locação

Locatário escolhido, contrato assinado, imóvel vistoriado? Agora a administração de imóveis vai continuar atuando durante todo o período de locação, assegurando os direitos e deveres de ambas as partes.

Além da verificação do recebimento dos seguros (roubo e incêndio, por exemplo), é dela a responsabilidade de uma das partes mais importantes da relação de locação: o controle financeiro.

Essa é provavelmente a parte mais burocrática e complicada da locação: receber o aluguel, fazer o repasse, verificar se todas as demais taxas estão sendo pagas (IPTU, condomínio), calcular, comunicar e cobrar o reajuste anual, e também fazer a cobrança em caso de inadimplência.

Mensalmente a administração de imóveis faz um informe ao proprietário sobre todos os recebimentos e pagamentos. Alguns serviços têm como diferencial o depósito do aluguel em apenas dois dias úteis na conta do proprietário, a contar da data de pagamento do locatário.

É feito também um informe anual sobre o recebimento dos alugueis e taxas de administração para efeito do Imposto de Renda.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *