Serra Da Cantareira SP

Você conhece a Serra da Cantareira, SP? Esse é um importante espaço de preservação ambiental com mais de oito mil hectares de área verde protegida. 

Com uma altitude média de mil metros acima do nível do mar, o espaço abriga uma grande diversidade da fauna e flora brasileira. 

Viver nesse espaço oferece uma ótima experiência para quem busca estar em contato com a natureza. 

Neste artigo você pode saber mais sobre: 

A Serra da Cantareira está localizada na zona norte de São Paulo, mas pela sua extensão, o local abrange cidades ao redor como:

  • Guarulhos.
  • Caieiras;
  • Franco da Rocha;
  • Mairiporã;
  • Atibaia;
  • Nazaré Paulista. 

Confira no mapa: 

Como chegar a Serra da Cantareira?

Existem três diferentes rotas para sair da cidade de São Paulo para chegar até a Serra da Cantareira. 

  • Ônibus: o trajeto dura em média 1h20, saindo da zona norte da cidade. É a opção mais barata;
  • Carro: O trajeto dura em média 25 minutos; 
  • Táxi: Com uma duração também de 25 minutos, em média, é a opção mais cara entre as três. 

Qual é a história da Serra da Cantareira?

A Serra da Cantareira tem uma história rica que remonta aos séculos XVI e XVII, quando servia como rota para tropeiros, comerciantes que viajavam principalmente entre São Paulo, Minas Gerais e Goiás. 

Esses comerciantes armazenavam água em jarros conhecidos como cântaros, que eram colocados em prateleiras chamadas “cantareiras”, dando origem ao nome da serra.

Com o passar do tempo, a floresta nativa da região foi substituída por plantações de café, erva mate e cana de açúcar. 

No século XIX, São Paulo enfrentou sérias questões de abastecimento de água. A solução foi encontrada na Serra da Cantareira, especificamente no Ribeirão da Pedra Branca.Isso levou à construção da estação de abastecimento e da linha férrea do Tramway Cantareira, popularmente conhecida como “Trenzinho da Cantareira”, celebrizada na canção “Trem das Onze” de Adoniran Barbosa. Esta linha férrea inicialmente transportava trabalhadores e materiais, mas logo passou a transportar também passageiros, impulsionando o desenvolvimento da Zona Norte de São Paulo.

O governo tomou medidas para proteger a serra, desapropriando propriedades e iniciando esforços de reflorestamento. Com o tempo, a natureza recuperou-se. Por volta de 1909, o sistema de abastecimento da serra fornecia água para quase 80% de São Paulo.

Reconhecendo a importância da área, a Serra da Cantareira foi designada Reserva Florestal em 1963. Em 1986, tornou-se o Parque Estadual da Cantareira e, em 1993, foi reconhecida pela UNESCO como parte da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, solidificando seu valor e importância ecológica.

O que tem para fazer na Serra da Cantareira, SP? 

A Serra da Cantareira, SP, oferece uma grande diversidade de opções de lazer, seja para passar um dia ao ar livre, desfrutar de uma boa gastronomia ou fazer passeios para fugir totalmente da sua rotina. Confira:

Parque Estadual Albert Löefgren e Museu Florestal Octávio Vecchi

A unidade de conservação conhecida como Horto Florestal homenageia o cientista Octávio Vecchi, fundador do local. 

O espaço promove um verdadeiro encontro com a natureza, sendo possível entrar em contato com árvores nativas, como o Pau Brasil, e espécies características da fauna brasileira como Capivaras e Macacos-prego. 

Além disso, o espaço conta com:

  • playground;
  • mirante;
  • biblioteca;
  • espaço para piquenique;
  • quadras;
  • pista para caminhada.

Mini fazenda do Velho Jou

Os seus filhos já tiveram contato com animaizinhos? O rancho localizado em Mairiporã oferece oportunidade para as crianças criarem contato real com os animais da fazenda, em uma experiência monitorada e segura. 

Esse tipo de estímulo é importante para que os pequenos desenvolvam habilidades emocionais importantes como empatia, compaixão e respeito aos seres vivos. 

Além disso, esse tipo de experiência promove estímulo sensorial, aprendizado e maior conexão com a natureza.

O espaço oferece também café da manhã e almoço com comida típica local.

Núcleo Pedra Grande

O Núcleo Pedra Grande, aberto em 1989, abrange quatro trilhas feitas pelo parque. A trilha da Pedra Grande, a maior delas, tem quase 1 km de extensão e o seu ponto mais alto está situado a mais de mil metros acima do nível do mar. 

Chegar até o final da trilha dá ao aventureiro o presente de desfrutar de uma vista panorâmica da capital paulista, além da possibilidade de visitar o museu local, que conta com um amplo acervo de rochas e animais empalhados. 

Núcleo Cabuçu

Inaugurado em 2008, o Núcleo Cabuçu destaca-se como o mais recente e também o maior núcleo do Parque da Cantareira. Durante uma visita ao núcleo, os visitantes têm a oportunidade de explorar a Barragem do Cabuçu e o Recanto do Bugio, além de aproveitar as trilhas especialmente preparadas para contemplação da rica natureza local. 

Para aqueles que desejam desfrutar de um momento relaxante, o núcleo também oferece áreas apropriadas para piqueniques.

Para os entusiastas de caminhadas, o Núcleo Cabuçu disponibiliza três trilhas, todas com um nível de dificuldade fácil, permitindo que visitantes de todas as idades possam desfrutar:

  • Trilha da Jaguatirica: Com uma extensão de 1000m, é uma ótima opção para uma caminhada tranquila pela natureza;
  • Trilha Tapiti: É a mais curta com apenas 250m, perfeita para quem deseja uma caminhada rápida e prazerosa;
  • Trilha Sagui: Com 730m de extensão, oferece uma experiência mais longa que a Tapiti, mas ainda assim, muito acessível.

Todas as trilhas são bem sinalizadas e proporcionam uma experiência incrível de conexão com a natureza.

Pico do Jaraguá

Situado a apenas alguns quilômetros da Serra da Cantareira, o Parque Estadual do Jaraguá é uma joia da natureza repleta de vegetação exuberante e com uma infraestrutura de primeira. 

Este parque abriga o pico mais alto da cidade de São Paulo, o Pico do Jaraguá, que se eleva majestosamente a 1.135 metros acima do nível do mar. Ao alcançar o topo, os visitantes são presenteados com um mirante que oferece uma visão panorâmica da vasta metrópole. 

De lá, é possível contemplar a impressionante selva de pedras que é São Paulo, bem como as deslumbrantes belezas naturais que a cercam. Essa perspectiva única proporciona uma experiência inigualável, unindo a grandiosidade da natureza com a imensidão urbana.

Onde comer na Serra da Cantareira em SP?

A Serra da Cantareira também apresenta ótimas opções de restaurantes, confira alguns:

1. Deck Cantareira

O Deck Cantareira é o ponto ideal para quem busca um espetacular pôr do sol. 

O ambiente dispõe de um acolhedor deck em madeira com mesas ao ar livre, perfeito para desfrutar das especialidades da casa: carnes preparadas na autêntica parrilla argentina. 

Além de ser uma atração turística, é uma experiência culinária imperdível. Lembre-se de fazer reserva para garantir o melhor lugar

2. Duana Restaurante e Pizzaria

A Duana se destaca como a pizzaria mais cobiçada da região. Situada em um casarão encantador, oferece assentos no terraço aberto e no deck, proporcionando uma vista deslumbrante da Serra da Cantareira. 

Nos finais de semana, o cardápio se expande para incluir delícias como feijoada, massas, peixes, carnes e saladas. O toque final? Música ao vivo para embalar sua refeição.

3.Frutta e Crema

Conhecida por seus deliciosos gelatos artesanais, a Frutta e Crema também serve pizzas napolitanas e saborosos aperitivos. Nos finais de semana, os visitantes são agraciados com um café da manhã ao estilo italiano. 

As opções de almoço e jantar também não deixam a desejar, e os entardeceres podem ser animados com promoções especiais de drinks e petiscos durante o happy hour.

Quais são as vantagens de morar na Serra da Cantareira em SP?

A Serra da Cantareira é uma região privilegiada de São Paulo e oferece muitas vantagens para quem deseja viver próximo à natureza sem abrir mão da comodidade urbana. 

Com fácil acesso a serviços, comércios e infraestrutura de qualidade, a região oferece também grandes vantagens como:

Sossego 

Morar na Serra da Cantareira em SP pode oferecer um estilo de vida mais tranquilo em relação a outras localidades da metrópole. 

A região cercada de árvores reduz o barulho e a poluição típicos de grandes cidades. 

Segurança 

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, a região apresentou índices de criminalidade abaixo da média da cidade de São Paulo nos últimos anos. Um exemplo é relacionado a taxa de roubo de veículos da região, que em 2020 foi de 60,7 por 100 mil veículos, enquanto a média geral da cidade foi de 87,7. 

Oportunidade de investimento 

A região está em constante desenvolvimento e isso pode oferecer grandes oportunidades de investimento, seja relacionado a imóveis ou no comércio de produtos e serviços mais sustentáveis, uma demanda crescente no local atualmente. 

Quanto custa morar na Serra da Cantareira, SP?

Os preços de moradia no local podem variar, bem como em toda a cidade. Tudo vai depender das suas preferências em relação ao tipo de imóvel para se viver.

É possível encontrar casas mais isoladas, apartamentos, casas em bairros mais urbanos e em condomínios fechados. 

Como morar na Serra da Cantareira?

Para morar na Serra da Cantareira é simples, basta conferir os imóveis disponíveis pela Mirantte.
A imobiliária está há quase 40 anos no mercado, oferecendo um atendimento ágil e transparente para te ajudar a encontrar o seu próximo lar.
Conte com a nossa equipe de profissionais para te ajudar a comprar ou alugar o imóvel ideal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *