Financiar um imóvel

Mesmo sendo um tema bastante discutido e comentado sobre o mercado imobiliário, ainda surgem muitas dúvidas quanto a financiar um imóvel

Uma delas é entender qual a idade limite para financiar um imóvel. Como em todo contrato entre banco e cliente, o financiamento tem uma série de regras a ser seguida, entre elas, a idade mínima e máxima para aquisição.

 Respondemos essa dúvida nos próximos parágrafos, boa leitura!

Qual Idade mínima e máxima para financiar um imóvel?

Pessoas aptas à aprovação do crédito imobiliário devem ter mais de 18 anos (ou acima de 16 e emancipadas), brasileiras ou naturalizadas. Precisam ser mentalmente capazes e, em caso de opção pelo uso do FGTS, não terem nenhum imóvel em seu nome na cidade onde residem.

A idade máxima para o final do pagamento do financiamento imobiliário é de 80 anos e seis meses de idade. Ou seja, a idade máxima para assinar um contrato de financiamento de 30 anos, por exemplo, é de 50 anos.

 Quanto maior a idade da pessoa, menos tempo ela terá para financiar um imóvel. Outro exemplo, uma pessoa de 70 anos só poderá financiar um imóvel por 10 anos, sendo obrigatório a finalização do pagamento até os seus 80 anos e seis meses completos.

O limite de idade para financiamento é o mesmo em todos os bancos?

Até pouco tempo atrás, alguns bancos trabalhavam com a idade máxima para contratação do financiamento de 75 anos. Após as novas regras aplicadas pelo Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP), que você pode conferir na Resolução CNSP nº 205, ficou determinado que as empresas não podem recusar cobertura de seguro a clientes cuja idade, somada ao prazo de financiamento, seja de até 80 anos e seis meses.

Os bancos Caixa Econômica Federal, Santander e Real já operam com prazo de 80 anos e seis meses há algum tempo e por isso não passaram por alteração. Já os bancos Bradesco, Itaú, Unibanco e Banco do Brasil passaram pela mudança e fizeram os ajustes da idade máxima para financiamentos.

Quanto é preciso ter de renda?

O valor varia de acordo com o preço do imóvel a ser financiado. Para efeitos gerais de comparação, as instituições financeiras instruem os candidatos a calcularem a “regra dos 30%”, que toma como base a renda total de um indivíduo ou de uma composição familiar.

No geral, as instituições financeiras não costumam restringir integrantes para composição de renda, possibilitando o procedimento entre casais, namorados, familiares, enteados, padrastos, madrastas e até amigos. Só esteja ciente de que eles também deverão cumprir os requisitos no que diz respeito a documentação e restrição de crédito, entre outras

Caso tenha dúvidas sobre a documentação para financiar um imóvel clique aqui e saiba sobre toda a documentação necessária.

Por fim, agora que você já conhece sobre a idade necessária para financiar um imóvel, faça um tour virtual por alguns dos nossos empreendimentos e conte sempre com a Mirantte para te ajudar na conquista da casa própria. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *