Visitar um imóvel

Visitar um imóvel é uma das partes mais prazerosas no processo de compra de uma casa ou apartamento para morar.

Ao entrar nele, inevitavelmente, começamos a nos imaginar nos cômodos mobiliados e a comentar nossos planos de decoração.

É, sem dúvidas, uma etapa marcante da realização de um sonho rumo a se tornar realidade.

Acontece que esta é também uma das fases mais importantes nesse processo e exige uma atenção especial.

Tão importante quanto analisar os espaços físicos de cada cômodo e a planta do imóvel, é fazer uma análise mais criteriosa de tudo que faz parte dele e o qualifica como ideal ou não para o seu momento e o da sua família.

Pensando nisso, listamos aqui alguns pontos para você analisar com cuidado e atenção especial durante a visita ao imóvel.

São dicas preciosas que fazem toda a diferença antes de você “bater o martelo”. Anota aí!

1. A localização do imóvel 

Um imóvel bem localizado valoriza muito o bem, comercialmente falando.

E você já deve ter percebido isso durante as suas buscas. Quanto mais bem localizado, maior o seu preço.

Acontece que na hora de comprar o seu imóvel você precisa analisar este quesito alinhando as suas necessidades e a de sua família, por exemplo, o comércio local: supermercados, restaurantes, farmácias.

  • O que tem por perto me atende?
  • Se eu precisar de algo urgente consigo encontrar por aqui?

São perguntas que você pode e deve fazer ao seu corretor de imóveis.

Embora o delivery seja hoje em dia a primeira opção da maioria das pessoas, é importante saber as opções que você teria morando ali.

2. Transporte

Hoje, com a necessidade isolamento social, o home office como local de trabalho por tempo indeterminado e as comprar pela internet como primeira opção para tudo, o ir e vir a ganhou novo sentido e se tornou raro, não é verdade?

De qualquer forma, é preciso analisar com cuidado a questão dos acessos ao imóvel que você pretende comprar.

  • Transporte público: ônibus, metrô, trem, transporte via aplicativos, ciclovias. Como é isso na região?

Para quem vai precisar destes meios de locomoção, é legal, se possível, fazer o percurso casa/trabalho, por exemplo, utilizando os mesmos meios de transporte que usaria diariamente e entender como funciona de verdade!

Ir uma ou duas vezes ao imóvel pode parecer tranquilo. Fazer trajetos como os casa/trabalho diariamente de ônibus e metrô, em horários de pico no trânsito etc., pode não ser o que você imagina.  

3. O desenvolvimento do bairro

As obras no entorno que, de imediato, podem incomodar gerando trânsito, barulho etc., valorizam o bairro e o seu imóvel.  

Futuros hospitais, shoppings, novas estação do metrô, grandes marcas chegando à região. Estes são bons termômetros neste sentido. Informe-se a respeito.   

4. Segurança

É verdade que hoje em dia está difícil encontrar uma região com um índice de criminalidade satisfatório, mas, não podemos abrir mão deste quesito e de se informar a respeito nas visitas ao imóvel.

A internet também pode te ajudar nisso. Vale uma pesquisa sobre o bairro e região sim.

No imóvel, questione os itens como câmeras de vigilância, portaria, portão automáticos etc.

5. Itens de lazer no prédio

Foi-se o tempo que este era um atrativo apenas para famílias com crianças.

Piscinas, Playgrounds, áreas de convivência, churrasqueiras e salão de festas para quem gosta de reunir os amigos e família também devem ser analisados com base no que você e sua família precisam.  

Pensar a longo prazo também é uma dica na hora de analisar os espaços que hoje você não utilizaria, mas, futuramente pode frequentar. Essa dica vale para os casais sem filhos com planos de aumentar a família.

Em tempo: vale também perguntar sobre possível taxas para a utilização do salão de festas, por exemplo. É habitual nos residenciais.  

Dica extra: visite a região de dia e de noite.

Isso mesmo. Um bairro tem vidas, rotinas diferentes de dia e de noite. É importante você conhecer um pouco mais dos dois cenários antes de comprar o imóvel.

Um modo de fazer isso é ir a restaurantes por perto para almoçar e jantar, passear pelo bairro em diferentes dias e horários. É de grande valia!

Com este checklist em mãos, você aumenta as suas chances de uma compra mais assertiva, dentro do que você espera e pode investir.

Guarda essas dicas com você e leve na hora de visitar um imóvel.

Consulte um corretor da Mirantte, para saber informações detalhadas sobre todos os bairros da Zona Norte de São Paulo e Guarulhos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *