Ultrapassando o marco de 12 milhões de habitantes em 2020, São Paulo é uma das regiões mais populosas do mundo e ocupa a primeira posição no ranking da América Latina. Para facilitar a administração, existem 32 subprefeituras e uma divisão geral em cinco partes: Zona Norte de SP, sul, leste, oeste e centro.
A Zona Norte de São Paulo é marcada pelas históricas ferrovias e estradas que conectam a área com os municípios vizinhos, oferecendo experiências para todos os gostos. Por isso, neste artigo você poderá ler também:
- Onde fica a Zona Norte de São Paulo?
- O que fazer hoje na Zona Norte de SP?
- Encontre imóveis na Zona Norte de SP
Boa leitura!
Onde fica a Zona Norte de SP?
A Zona Norte de SP é composta por 18 subdistritos e fica localizada ao norte do Rio Tietê, com exceção do distrito de Jaraguá.
Lista de bairros da Zona Norte de são paulo
Os bairros que compõem a Zona Norte de São Paulo são:
- Anhanguera
- Brasilândia
- Casa Verde
- Cachoeirinha
- Freguesia do Ó
- Jaçanã
- Jaraguá
- Limão
- Mandaqui
- Perus
- Pirituba
- Santana
- São Domingos
- Tremembé
- Tucuruvi
- Vila Maria
- Vila Medeiros
- Vila Guilherme
Mapa da Zona Norte de SP
Quais são os melhores bairros da Zona Norte de São Paulo?
A Zona Norte de São Paulo é uma região diversificada e cheia de opções para todos os gostos e estilos de vida. Seja você um jovem profissional em busca de um bairro dinâmico e bem conectado ou uma família procurando tranquilidade e segurança, a Zona Norte oferece excelentes opções.
1. Jaçanã
Eternizado pelos versos de Adoniran Barbosa em Trem das onze, o Jaçanã foi fundado oficialmente em 1870 e representa parte da cultura e tradição da região paulistana.
Isso porque, a Companhia Cinematográfica Maristela funcionou no bairro por mais de uma década e hoje se tornou o Museu Memória do Jaçanã, voltado à preservação da memória do espaço e seus moradores.
A região possui também importantes avenidas que ligam o bairro a outras importantes localidades na Zona Norte de SP.
2. Tucuruvi
Uma região calma e bastante residencial, o Tucuruvi teve um avanço no desenvolvimento após a chegada do metrô em 1998.
Para acolher os recém-chegados em um bairro que não para de crescer, em 2013 foi inaugurado o Shopping Metrô Tucuruvi e em 2020 o TriMais Places. Os estabelecimentos reúnem lojas, supermercados e uma torre comercial que permite aos moradores realizarem uma série de atividades rotineiras sem sair do bairro.
3. Santana
O bairro Santana é o primeiro em busca por imóveis residenciais e representa uma ótima escolha para quem procura viver em um alto padrão. A região é bastante conhecida pela diversidade gastronômica e facilidade para acessar diferentes serviços e comércio.
4. Parada Inglesa
As ruas bem arborizadas e o número de casas térreas, raridade em uma cidade como São Paulo, dão o ar de cidade pequena ao bairro.
Apesar disso, existem diferentes condomínios de apartamentos sendo construídos ao redor do bairro. É possível acessar facilmente o metrô Parada Inglesa e contar com uma ótima infraestrutura de comércio e serviços.
5. Vila Guilherme
Logo no início do século XX o bairro começou a se desenvolver com atividades rurais, mas em 1970 a modernização chegou e começou a modificar o bairro atraindo mais moradores para o espaço.
A Vila Guilherme tem uma estrutura perfeita para quem busca praticidade e acesso fácil a todo o tipo de comércio, além da tranquilidade de viver em um espaço seguro.
6. Mandaqui
O Bairro Mandaqui carrega mais de 130 anos de história e sua fundação foi feita por imigrantes europeus que se instalaram nas proximidades da Serra da Cantareira e do Horto Florestal.
Hoje, o espaço é referência no atendimento hospitalar na região por conta do Hospital Mandaqui e São Camilo, além de outras importantes instituições de saúde.
A região conta ainda com o Shopping Santana Parque, que contribui para o seu desenvolvimento acelerado.
7. Santa Teresinha
Um bairro relativamente pequeno entre Santana e Mandaqui, apresenta a dualidade entre a modernidade e os ares interioranos.
Sua origem se deu no início do século XX, quando a Rede Salesiana comprou uma chácara para proporcionar lazer aos seus alunos e por isso o bairro desenvolveu um vínculo religioso em torno da Paróquia Santa Teresinha e o colégio Salesiano.
O que fazer hoje na Zona Norte de SP?
Se você quer aproveitar o melhor que a Zona Norte de São Paulo tem a oferecer, vai gostar de conferir a lista de atrações que reunimos abaixo!
1. Centro de Tradições Nordestinas
O Centro de Tradições Nordestinas (CTN) foi fundado no início da década de 1990.
Hoje é a principal referência de cultura, entretenimento e gastronomia nordestina em São Paulo, proporcionando um roteiro de lazer aos paulistanos.
2. Parque da Juventude
O Parque da Juventude Dom Paulo Evaristo Arns foi inaugurado no espaço que um dia foi o Complexo Penitenciário Carandiru, ressignificando a construção e transformando o espaço em uma área voltada ao lazer e entretenimento.
O espaço conta com diferentes áreas:
- esportiva;
- para realizar trilhas;
- biblioteca.
3. Anhembi Parque
Localizado no bairro Santana, o Anhembi Parque é um complexo cultural importantíssimo para o turismo na região.
O espaço recebe eventos como:
- shows nacionais e internacionais;
- feiras gastronômicas;
- encontros profissionais.
4. Biblioteca de São Paulo
Localizada dentro do Parque da Juventude, foi desenvolvida para ser um espaço multimídia e que permite uma total acessibilidade. Além disso, possui projetos voltados à inclusão social e recebe eventos culturais.
5. Teatro Alfredo Mesquita
Inaugurado no final da década de 1980 pelo então prefeito Jânio Quadros. O espaço recebe espetáculos de dança, música e teatro.
Encontre imóveis na Zona Norte de SP
Ao chegar neste ponto do texto, você se convenceu que a Zona Norte de SP é a região certa para o seu futuro lar? A Imobiliária Mirantte está a postos para tornar o seu sonho realidade.
A empresa já atua no mercado há mais de 38 anos e não importa se você está em busca de compra ou locação, você terá um processo tranquilo e transparente. Fale com a nossa equipe e encontre o imóvel ideal para você e a sua família.