O número de brasileiros em Portugal cresce a cada ano, e quem deseja mudar para o país deve ter um bom planejamento. Afinal, além da documentação para imigrar, é preciso alugar imóvel, abrir conta bancária, entre outros procedimentos.

Realizar essas partes burocráticas pode ser um pouco complicado, pois o país conta com regras e costumes diferentes dos nossos. Por isso, buscar apoio especializado se torna significativo! 

Contar com uma imobiliária em Portugal, por exemplo, pode ser positivo para encontrar o imóvel certo e ainda ajuda a economizar com hospedagem. Quer entender melhor o assunto? Então, continue a leitura! 

Como brasileiros podem morar em Portugal? 

Dados do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), da Embaixada Portuguesa, divulgados em matéria do portal CNN, mostram que o número de brasileiros em Portugal cresce há seis anos consecutivos e, em março de 2022, atingiu a marca de 211 mil pessoas.

A instabilidade econômica do Brasil e a melhor qualidade de vida e segurança do país europeu são alguns dos fatores que despertam o desejo dos brasileiros por Portugal. 

Muitas dessas pessoas contam com cidadania — que permite que indivíduos nascidos em outros países possam circular livremente e residir em alguns países do território europeu — ou pretendem solicitá-la. 

Segundo informações do Ministério da Justiça, o número de pedidos anuais de cidadania portuguesa feitos por brasileiros aumentou 31,8% nos últimos anos, sendo feitos 58 mil pedidos em 2020.

De acordo com a Lei da Nacionalidade Portuguesa de outubro de 2021, para dar entrada no processo de cidadania portuguesa é necessário comprovar a ascendência, sendo filho, neto ou bisneto de português. Além disso, quem tem união estável com portugueses há, pelo menos, três anos, ou é residente legal em território português (com tempo de residência de cinco anos) também pode fazer o pedido. 

Quem não se enquadra nas regras para obter cidadania portuguesa, mas tem interesse em morar em Portugal pode tentar solicitar um visto de residência.

Esse visto tem diferentes categorias e permite passar uma longa temporada no país. Ele pode ser aplicado para quem tem contrato de trabalho superior a 9 meses, para quem exerce atividade profissional independente, para empreendedores, para docentes, entre outras situações. 

Outra forma de morar em Portugal é com o visto de residência para pessoas que vivem de rendimentos (visto D7). Aposentados ou pessoas que vivem com rendimentos de investimentos, aplicações financeiras, locação de imóveis, etc, podem solicitar esse tipo de visto. 

Para que o pedido do visto seja aprovado é necessário apresentar a documentação exigida e comprovar meios de subsistência. No caso do visto D7, por exemplo, a renda mínima mensal, em 2022, é de 705 € e esse valor varia conforme o grupo familiar. 

Qual a documentação necessária para alugar um imóvel em Portugal?

Os principais documentos para alugar um imóvel em Portugal são: 

  • Passaporte ou outro documento de identificação de pessoas aceito no país;
  • NIF (Número de Identificação Fiscal), feito quando a pessoa ingressa no país;
  • Comprovação de renda; 
  • Caução;
  • Adiantamento de aluguel, sendo que o valor varia segundo o contrato e pode ser exigido até 6 meses de aluguel antecipado. Caso você tenha fiador português, o adiantamento pode ser menor. 

Na chegada ao país, as pessoas podem reservar casas por temporada no Airbnb, por exemplo, ou ficarem hospedadas em hotel até conseguirem encontrar um local permanente.

Contudo, alugar um imóvel garante mais privacidade e conforto, especialmente para quem faz a mudança com a família. 

A escolha do imóvel deve ser feita com cuidado. É importante buscar residências em regiões que atendam às suas necessidades em relação a trabalho e a estudo, ter infraestrutura e tamanho adequados, entre outros pontos. 

Por que contar com a Mirantte para alugar um imóvel em Portugal? 

Contar com o apoio de uma imobiliária pode otimizar os processos de locação. A Mirantte Imóveis é a única imobiliária brasileira com agência em Portugal, o que pode facilitar bastante a vida de quem sai do Brasil e busca um imóvel por lá. Entenda as principais vantagens, a seguir!

Atendimento 

A nossa equipe oferece um atendimento personalizado para apresentar imóveis mais alinhados aos interesses e expectativas dos brasileiros que chegam a Portugal. 

Além disso, é possível ter um apoio no idioma. Embora haja uma familiaridade com a língua, detalhes de contrato de locação e outros procedimentos podem ser bem diferentes do português do Brasil.

Mais um diferencial é que disponibilizamos serviço de advogado para auxiliar os clientes em relação à documentação exigida para locar imóveis e para residir no país. 

Como falamos anteriormente, quem não tem cidadania europeia deve solicitar o visto de residência. Sendo assim, nossos clientes podem receber orientações sobre o tipo de visto mais adequado ao perfil deles, quais as documentações e exigências e como fazer o pedido.

Custo-benefício

Para ficar em uma boa casa de temporada, ou hotel, é necessário bastante pesquisa, e um pouco de sorte, para encontrar lugares adequados ao seu perfil e que estejam livres nas datas desejadas. 

Além disso, os custos com hotel ou casa de temporada podem ser elevados se a estadia for longa. Por isso, antes mesmo de sair do Brasil você pode começar a pesquisar opções de moradia fixa e contar com uma imobiliária para isso. 

Assessoria para equipar o imóvel alugado

Para quem quer encontrar o imóvel com tudo pronto e não ter dor de cabeça, a Mirantte Imóveis tem um serviço de assessoria que pode ajudar com isso!

Com a contratação da assessoria, o imóvel escolhido é mobiliado, é feita a ligação de água e luz, além da instalação de internet. Pode demorar cerca de 10 dias úteis para ligar tudo, então é importante planejar a chegada.

Esses são os principais motivos para contar com uma imobiliária para alugar imóvel em Portugal! Essa solução pode facilitar o processo e torná-lo mais confortável e seguro. Assim você e sua família chegam ao país com tudo preparado. 

A Mirantte Imóveis tem mais de 35 anos de história no Brasil com 5 agências na Zona Norte de São Paulo e em Guarulhos. Desde 2009, tem presença societária em Miami, Boca Raton e em Orlando, nos Estados Unidos. Em 2018 começou a atuar no ramo imobiliário de Porto, em Portugal. 

Precisa de apoio para alugar um imóvel em Portugal? Conte com a experiência e credibilidade da Mirantte Imóveis! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *