Possibilidade de personalizar a planta de apartamento

Uma das maiores vantagens de comprar imóvel na planta é que você pode personalizar o projeto de acordo com o seu gosto. Hoje, graças à tecnologia, há várias formas de visualizar a planta de apartamento, inclusive com imagens digitalizadas em 3D. Então você pode ver tudo como vai ficar com muito mais facilidade. Dessa forma, você pode trocar acabamentos, integrar espaços eliminando paredes não estruturais, e modificar vários itens de acordo com o seu gosto e estilo.

Flexibilidade de negociação

Ao comprar uma planta de apartamento você está lidando diretamente com a construtora – que costuma ser muito mais flexível do que os bancos. Asim, é possível parcelar a entrada, negociar o valor de intermediárias e até conseguir algum desconto, ou bônus, como uma vaga a mais de garagem, um TV ou cozinha montada.

Preço mais acessível

Você sabe que o valor pago na planta de apartamento é utilizado pelas construtoras justamente para acabar o imóvel. Por isso mesmo, os valores geralmente são mais acessíveis. De forma geral, esse tipo de venda costuma ser de 20% a até 40% mais em conta do que depois do imóvel pronto – até por conta dos riscos envolvidos já que a estrutura ainda está vendo erguida. Mas não esqueça: negociar é fundamental.

Instalações mais modernas

As plantas de apartamento são projetadas de acordo com as tendências do mercado. Há alguns anos, por exemplo, era comum haver cômodos grandes, sala e cozinha bem separadas, quarto de empregada e lavanderia. Hoje os ambientes são menores, na maioria das vezes a cozinha é integrada à sala através de balcão, o espaço do quarto de empregada foi integrado ao projeto e serviços, como de lavanderia, passaram a ser oferecidos pelo próprio condomínio. Portanto, quando você compra a planta de apartamento, está adquirindo um imóvel mais antenado com os seus hábitos, com instalações modernas e funcionais.

Tudo novo: você será o primeiro morador

Outra vantagem é que, como você será o primeiro morador, todas as instalações estarão novas em folha. Assim, ajustes nos sistemas elétrico e hidráulico, por exemplo, poderão levar anos ou décadas para serem realizados. Por outro lado, a própria estrutura do edifício é nova, o que reduz os custos com manutenção, ajudando a valorizar o imóvel em uma possível revenda.

Mudança programada

Outra vantagem da planta de apartamento é que você tem mais tempo para planejar a mudança. Como enquanto não receber as chaves não é preciso pagar IPTU nem condomínio, há mais economia para comprar móveis e equipamentos novos. Planejando a mudança com calma, também há mais tempo para planejar a nova escola das crianças, conhecer bares, restaurantes, padarias e farmácias que são mais utilizadas no dia a dia, pensar no transporte para o trabalho etc.

Mais segurança na documentação

A burocracia para comprar imóvel não é pouca e demanda muita atenção tanto por parte do vendedor quanto do comprador. São muitos papéis, certidões, taxas e impostos que devem ser pagos – além da conferência para saber se a papelada do imóvel está mesmo em dia. Quando você compra a planta de apartamento, no entanto, há muito mais segurança na documentação. Como o imóvel nunca foi habitado por outra pessoa – e na verdade nem existe até ficar pronto – a documentação é menos complicada. É como um carro zero km, cuja documentação começa com você.

Muito mais liquidez

A menos que seja como investimento, ninguém compra um apartamento já pensando no dia em que vai revender. No entanto, imprevistos acontecem e pode ser necessário passar adiante. Nesse caso, a planta de apartamento tem muito mais liquidez do que um imóvel antigo. Isso acontece porque, como o imóvel é novo, há menos chance de problemas, de haver vícios ocultos, e a própria planta de apartamento é mais moderna. Com isso, a procura é por unidades deste tipo é muito maior – principalmente se estiver em uma boa localização. Dessa forma, é muito mais fácil negociar e conseguir o dinheiro me pouco tempo. Viu como a planta de apartamento traz muito mais vantagens na compra? E você, conhece outras vantagens em comprar imóvel na planta? Conte para a gente a sua experiência e continue acompanhando nossos posts!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *