Vantagens de alugar um imóvel antes de comprar: veja quais são

A questão da casa própria muitas vezes é mais emocional do que prática. Para os especialistas, por exemplo, na ponta do lápis o aluguel é muito mais vantajoso. Para eles, não só é possível economizar pagando aluguel, como se consegue uma boa margem de lucro para um investimento maior no futuro. Veja as vantagens de alugar um imóvel antes de comprar.

Melhor para quem quer encurtar o prazo de financiamento

Enquanto um contrato de aluguel dura 30 meses, o de financiamento imobiliário dura 30 anos. Para muita gente, a perspectiva de passar boa parte da vida atrelado a uma dívida não é muito atrativa. Por isso, se a ideia é comprar imóvel mais adiante com o mínimo tempo possível de financiamento, o ideia é alugar com um comprometimento máximo de 30% da renda. Nesse cálculo devem estar incluídos os gastos com condomínio e todas as demais taxas. Dessa forma é possível investir o restante do dinheiro de forma a conseguir um bom valor de entrada ou até mesmo para pagar á vista.

Valor do aluguel é menor do que a prestação da casa própria

Os anos de crise e a instabilidade política atual fazem com que os juros dos financiamentos imobiliários ainda estejam muito altos. Com isso, é possível alugar um apartamento semelhante ao que se deseja comprar, pagando bem menos do que a parcela do crédito. A dica, aqui, é investir a diferença entre os valores. Mas é preciso disciplina para aproveitar essas vantagens de alugar um imóvel antes de comprar.

Maior mobilidade para tomada de decisões

Para os casais jovens ou profissionais no início da carreira, há várias vantagens em alugar um imóvel. Como o contrato é curto e pode ser mais facilmente negociado, há mais mobilidade de forma geral. Em caso de mudança de emprego ou transferência, o imóvel próprio se torna uma âncora que pode estagnar ou atrapalhar a vida profissional. O melhor é a pessoa em início de carreira primeiro se estabilizar na profissão para depois pensar em comprar imóvel. Por outro lado, o aluguel também pode ser melhor para casais jovens, em formação de família. Enquanto sem filhos, o aluguel também dá mais liberdade para mudanças e viagens mais extensas, sem o compromisso do financiamento.

Economia ainda maior se dividir o aluguel

Por outro lado, para quem mora sozinho a economia pode ser ainda maior se a pessoa dividir o aluguel. A locação de um apartamento de dois quartos, por exemplo, pode se facilmente dividida por 3 pessoas. Dessa forma, as despesas caem para um terço do valor e a economia é ainda maior.

Mais tempo para tomar decisões

Frequentemente a decisão de comprar um apartamento é pautada pela ansiedade. Com isso, não é difícil o consumidor pagar até mais do que o valor real do imóvel, muitas vezes sem necessidade. Uma das vantagens de alugar um imóvel antes de comprar é justamente poder escolher com mais calma, adequando o tamanho da casa ao momento da vida. Solteiros, por exemplo, costumam escolher imóveis pequenos. No entanto, ao construírem família, precisarão de mais espaço. Por isso é melhor deixar essa escolha para mais adiante e, enquanto isso, economizar para a compra não gerar tantas dívidas.

Pagar à vista ou alugar?

Mesmo com o valor para pagar à vista em mãos, para os especialistas as vantagens de alugar um imóvel são maiores financeiramente. Isso porque os juros do financiamento e o valor dos imóveis estão altos, mas os aluguéis estão baixos. Por outro lado, manter o montante aplicado pode render o suficiente para pagar o aluguel e ainda fazê-lo aumentar ainda mais. Com todas essas vantagens de alugar um imóvel antes de comprar, considere as opções oferecidas pelo mercado e o seu momento de vida. A Mirantte tem várias ofertas à sua escolha. Venha conhecer nossa carteira de imóveis e encontre aquele que mais tem a ver com o seu perfil!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *