Nesse artigo você vai conhecer todos os cuidados que você deve ter antes de comprar um imóvel como taxas, cuidados judiciais, contrato de compra e venda, composição de renda, financiamentos.
A compra de um imóvel é o sonho de todo brasileiro! É uma decisão muito importante e envolve altas somas de dinheiro e financiamento de longo prazo.
Conversar com a família e amigos é um processo importante, principalmente para decidir qual o tipo de imóvel a se adquirido e em que local. Mas antes de realizar este sonho você precisa tomar alguns cuidados para não ter dor de cabeça.
10 Cuidados ao comprar um imóvel:
- Qual é o melhor imóvel para você?
- Como escolher a construtora certa?
- Avaliação jurídica do imóvel: certidões negativas
- Como funciona a compra de imóvel com mais de um proprietário
- Verifique os serviços essenciais: água, energia, esgoto, gás, internet;
- A vistoria do imóvel
- Quais são as taxas e os seguros obrigatórios na compra de um imóvel?
- Como fazer o contrato de compra e venda
- Registro do imóvel
- Preciso de um consultor de investimentos imobiliários?
Qual é o melhor imóvel para você?
Você decidiu comprar um imóvel, mas qual? Bem, antes da compra você precisa saber qual o seu objetivo, se deseja uma casa ou um apartamento, se é para investimento ou moradia. Se for para moradia você deve considerar que um financiamento pode demorar até 30 anos, portanto os seus planos para o futuro devem estar bem definidos. Se for para investimento a localização e o valor dos aluguéis da região deve ser pesquisado.
Como escolher a construtora certa?
Nada mais decepcionante do que um imóvel que não é entregue no prazo ou que tenha problemas com a construtora ou que ele nunca seja entregue! Portanto levante informações sobre a incorporadora:
- Procure por: reclamações em sites (reclame aqui), situação fiscal, restrições judiciais.
- Pesquise quais outros empreendimentos ela construiu, vá visitar o apartamento ou casa decorada.
Avaliação jurídica do imóvel: certidões negativas
Se o imóvel que você vai comprar já está pronto você precisa verificar vários documentos para não ter problemas depois, tais como:
- Verifique no cartório se há protestos envolvendo o imóvel
- Pesquise se o proprietário não está envolvido em ações cíveis
- Se for um imóvel comercial verifique se a empresa proprietária não entrou com ação de falência e/ou concordata
- Busque na Justiça do Trabalho se o imóvel está bloqueado para pagamento de ações trabalhistas
- Procure por débitos nos cadastros do CND/INSS;
- Busque em órgãos executivos fiscais, municipais e estaduais;
- Pesquise se o imóvel tem registro no cartório e escritura
- Certidão de ônus e ações reipersecutórias
- Verifique se o IPTU, contas de água energia estão em dia.
Procure um consultor de negócios imobiliários para te ajudar nesta tarefa!
Como funciona a compra de imóvel por mais de um proprietário?
Se você vai comprar casa ou apartamento em conjunto com outras pessoas como cônjuge, familiares ou amigos para compor renda, você precisa ficar atento a alguns detalhes importantes:
- O nome de todos os compradores deve constar em toda a documentação de compra, no registro e escritura do imóvel, juntamente com a declaração da percentagem da participação de cada um;
- Se algum dos participantes da compra sofrer algum processo de execução judicial ou qualquer processo que envolva patrimônio, o imóvel será afetado. Isto é, todos os proprietários estarão envolvidos na penhora do imóvel, para o pagamento de dívidas.
Verifique os serviços essenciais: água, energia, esgoto, gás, internet
Agora que você já escolheu o imóvel, a construtora e verificou a documentação do imóvel, não se esqueça de verificar os serviços!
Se o imóvel é novo cheque se a incorporadora vai fazer todas essas ligações ou você vai ter que realizar, às vezes elas demoram a serem efetuadas e tem um custo.
A vistoria do imóvel
Antes de assinar a transferência do imóvel pronto ou assinar a documentação do recebimento da casa ou apartamento novo faça uma vistoria. Verifique que tudo que foi prometido pela construtora foi entregue, se não há vazamentos e se toda parte elétrica e hidráulica estão funcionando. Depois da transferência é muito mais difícil resolver possíveis problemas.
Quais são as taxas e seguros obrigatórios na compra de um imóvel?
Ao financiar ou comprar uma casa ou apartamento são muitas taxas e impostos envolvidos além do valor do imóvel que podem chegar até 15% do valor do imóvel. Então tenha reservas para isso!
- Escritura pública – Varia com o preço do imóvel e com a localização, o estado em que está localizado o imóvel.
- Registro do imóvel – média de 1% do valor do imóvel.
- ITBI – Imposto Sobre Transmissão de Bens Imóveis – é uma taxa paga ao município e varia em torno de 3% do valor venal do imóvel.
- IPTU – Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana – também é pago ao município e depende do valor venal do imóvel.
- Taxas cartoriais: o valor do registo do imóvel no Cartório de Registro de Imóveis depende da cidade, mas gira em torno de 1% do valor venal do imóvel.
- Avaliação bancária – varia com a instituição financeira, refere-se à vistoria e taxas para fazer o financiamento do imóvel.
- Taxa de interveniência – não é uma taxa obrigatória, mas se você quiser mudar o banco que financia o imóvel, às vezes é cobrada uma taxa de 2%.
- Taxa da corretora ou corretor – 6 a 8% do valor do imóvel.
Fique esperto! No financiamento junto ao banco muitas vezes eles tentam te induzir a pagar seguros desnecessários, a legislação só te obrigada a pagar o:
- Seguro de Morte ou Invalidez Permanente;
- Seguro de danos físicos ao imóvel (DFI).
Como fazer o contrato de compra e venda?
Procure advogados para redigir o contrato ou verificar o contrato fornecido pelo vendedor/construtora. Qualquer erro no contrato de compra e venda, se for mal redigido ou não for cumprido pode custar muito caro em ações judiciais! Se você não é advogado, então procure ajuda de um bom profissional.
Registro do imóvel
Você assinou o contrato de compra e venda, pagou e recebeu as chaves, então ele já é seu? Não! Caso você não registre o imóvel no Cartório de Registro de Imóveis, você pode as sofrer consequência de processos judiciais do antigo dono.
Não basta ter a escritura, tem que ter o registro!
Feito o registro, agora sim o imóvel é seu!
Preciso de um consultor de investimentos imobiliários?
Sim! Como você pode observar são várias as etapas para compra de um imóvel e nem sempre você estará atento a todos eles ou terá todas as informações à mão ou tempo para tudo isso.
Então procure sempre um bom profissional para te assessorar em todas as etapas, ter um bom consultor de investimentos imobiliários é fundamental para compra do imóvel dos seus sonhos.