Normalmente, adquirir um imóvel através de consórcio imobiliário é muito mais vantajoso do que via financiamento bancário, e com a alta na taxa básica de juros (SELIC) isso se torna ainda mais significativo!

Dessa forma, é possível construir, reformar ou adquirir um imóvel, sendo ele apartamento, casa, imóvel rural ou comercial, terreno, entre outros, com valores mais atrativos.

Quer saber mais sobre consórcio imobiliário e entender as vantagens dele? Então continue acompanhando o texto! 

O que é consórcio imobiliário?

Essa modalidade funciona da seguinte forma: um grupo de pessoas se une e paga parcelas periódicas, formando um fundo financeiro que será usado para a aquisição dos imóveis de cada um dos participantes.  

O consorciado não paga juros, como em um financiamento, e sim taxa de administração, seguro e outros custos estabelecidos no contrato. Contudo, mesmo com essas taxas, ao fazer simulações comparando com o financiamento imobiliário, o consórcio costuma ser mais vantajoso, especialmente com os juros altos. 

Para ter acesso à carta de crédito com o valor definido no início do consórcio, o participante precisa ser sorteado ou oferecer o lance mais alto. Algumas pessoas têm um certo receio de investir nessa modalidade devido às regras para contemplação, o que pode levar algum tempo. Contudo, contar com uma assessoria, como a oferecida pela Mirantte, pode ajudar nesse processo.

Para quem não tem muita pressa de adquirir o imóvel, ou tem recursos para dar um lance alto no sorteio, o consórcio imobiliário se torna ainda mais vantajoso. 

Quais são as principais vantagens dele? 

O consórcio imobiliário pode ser uma ótima opção para quem busca casa própria, deseja adquirir um segundo imóvel, sonha com uma casa de veraneio, entre outras alternativas. Veja, a seguir, algumas vantagens dele! 

Não há incidência de juros 

Com a taxa SELIC acima de 12%, como acontece atualmente, financiar um imóvel ficou bem caro, já que essa taxa influencia no reajuste das parcelas.

Por outro lado, com o consórcio imobiliário isso não acontece. Os contratos são corrigidos anualmente pela inflação a partir da média do Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) e do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Assim, tanto o valor das parcelas quanto o valor final do imóvel acabam ficando mais baixos em um consórcio imobiliário do que em um financiamento. 

Outra vantagem do consórcio, se comparado ao financiamento imobiliário, é que não há taxação de IOF (Imposto de Operações Financeiras). 

Possibilidade de usar o FGTS 

Os recursos do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) podem ser resgatados para financiamento de imóvel e para consórcio imobiliário. 

É possível utilizar até 100% do saldo do FGTS para dar um lance e ser contemplado mais rápido; para completar a carta de crédito se o valor do imóvel desejado for maior, e para amortizar ou liquidar o saldo devedor do consórcio após a contemplação. 

Não é necessário dar entrada

Mais uma característica do consórcio de imóvel é que o valor será parcelado de forma integral, conforme prazos estabelecidos no contrato. Sendo assim, a modalidade pode ser uma alternativa interessante para quem não tem recursos financeiros para dar entrada em um imóvel. 

Como a assessoria da Mirantte pode ajudar você na contratação do consórcio?

A Mirantte tem mais de 35 anos de atuação no setor imobiliário, com compra, venda, locação e administração de imóveis. Além disso, tem ampla experiência no mercado de consórcios tendo, inclusive, um banco de dados de cotas contempladas — essa estratégia é ideal para quem tem urgência e não pode aguardar a contemplação via lance ou sorteio. 

Nossos profissionais têm experiência nesse mercado, passam por treinamento sobre o tema e estão aptos para tirar dúvidas sobre consórcio imobiliário. Contar com a assessoria da Mirantte pode ajudar você a avaliar as vantagens de adquirir ou quitar um saldo devedor de um imóvel com uma carta de crédito, por exemplo, entre outras situações. 

Como foi possível perceber, o consórcio imobiliário pode ser uma boa opção para aquisição de imóvel, especialmente com a taxa de juros alta! Por isso, não deixe de fazer simulações sobre o valor total do imóvel, financiado e via consórcio, e tirar as suas dúvidas sobre as modalidades antes de decidir. 

Conte com a assessoria de Mirantte para adquirir o seu imóvel. Entre em contato e saiba mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *