
Muita gente ainda acredita que vai economizar ao comprar um imóvel direto com o proprietário. É verdade que, sem um intermediador, o cliente não paga a comissão, mas os riscos dessa escolha podem gerar um prejuízo muito maior do que você poderia calcular.
A compra de um imóvel é um investimento significativo e de longo prazo, que exige atenção a diversos documentos e processos específicos. Além disso, é necessário ter conhecimentos sobre crédito imobiliário e questões jurídicas. E isso é apenas o começo. Será que vale a pena correr os riscos? Continue lendo e descubra os perigos de comprar direto com o proprietário!
1. Gastos adicionais
Para acabar de vez com o maior mito sobre comprar direto com o proprietário, vamos falar sobre economia. A única vantagem de excluir a imobiliária é que o comprador não paga comissão. Valor que equivale entre 4% e 6% do preço do imóvel.
Esse é o único lucro que a imobiliária tem na venda e nele estão embutidos todos os serviços oferecidos ao cliente durante a compra. Alguns exemplos são a consultoria financeira, as visitas, simulações e análise de crédito.
Comprando imóveis direto com o proprietário o cliente não paga a comissão, mas isso não o isenta de outros gastos. Alguns deles já inclusos no valor da comissão. Veja alguns exemplos:
Avaliação do imóvel
A avaliação do imóvel é realizada por um profissional credenciado para determinar o preço de compra e venda. Ele considera uma série de características, como localização, acabamentos, metragem do imóvel, entre outras.
Quem compra direto com o proprietário terá de arcar com os custos de uma avaliação ou simplesmente aceitar o valor pedido pelo dono. Neste caso, porém, você corre o risco de pagar um preço que não condiz com o imóvel.
Tarifas bancárias
Em relação às taxas do banco e juros de financiamento, comprar direto com o proprietário não faz diferença nenhuma. Elas são obrigatórias, não importa com quem ou com qual empresa você compre.
Há, na verdade, uma vantagem ao comprar com a imobiliária. É que esses custos são incluídos no valor do financiamento e diluídos nas parcelas. Direto com o proprietário você terá de pagar essas taxas de forma imediata, do contrário não conseguirá comprar.
Documentação
A documentação está presente em qualquer compra de imóvel e não tem como escapar dela. O total gira em torno de 8% do valor do imóvel. Uma vantagem de comprar com a imobiliária são os descontos na documentação, documentação grátis ou inclusa.
No caso da compra direto com o proprietário, o cliente pode negociar o valor da documentação. Uma possibilidade é dividir os gastos, outra é pedir um desconto na compra ou, ainda, você pode tentar convencê-lo de arcar com esse custo.
2. Perda de tempo
Além de sair mais caro, comprar um imóvel direto com o proprietário pode te custar muito mais tempo — fator precioso para quem quer fechar um bom negócio. A demora já começa na busca pelo imóvel ideal, já que as opções de venda direta são bem mais limitadas no mercado.
Além de contar com uma variedade de opções muito mais ampla, ao contar com uma imobiliária, você terá uma equipe profissional, preparada para resolver todas as etapas da compra. Sem esse intermediário, é o próprio cliente que tem que correr atrás de tudo.Então começa a parte realmente complicada: o financiamento imobiliário. Na compra com imobiliária, o cliente apenas fornece a documentação e assina o contrato. Sem essa facilidade, prepare-se para lidar com uma extensa papelada, gerentes de banco, cartório e por aí vai.

3. Golpes e fraudes
De longe, o maior risco de comprar um imóvel direto com o proprietário é ser enganado em alguma etapa da compra. Pagar mais do que o imóvel realmente vale, como citamos anteriormente, é ruim, mas está longe de ser o pior cenário possível.
Conheça alguns dos golpes mais comuns na compra direto com o proprietário e saiba como se defender:
Comprar um imóvel de quem não é proprietário
Muitos falsos proprietários anunciam e vendem imóveis que, na verdade, não lhes pertencem. Utilizando documentação falsa e ofertas atrativas, eles enganam quem está à procura de um novo lar.
Segundo especialistas, esse é o golpe mais comum na compra de imóveis direto com o proprietário e o comprador fica sem ter o que fazer. Para evitar esse golpe, consulte um profissional para verificar a autenticidade da documentação.
Comprar um imóvel que já foi vendido
Neste caso, o infrator negocia com dois ou mais clientes ao mesmo tempo e fecha todos os processos de compra. Quando já é tarde demais e alguma inconsistência acusa o golpe, o criminoso já está longe com o dinheiro da entrada.
Apenas uma avaliação minuciosa da documentação e procedimentos bem executados evitam esse tipo de problema. Além disso, quando você compra com a imobiliária tem garantia de ter todo o valor investido de volta caso algo assim aconteça.
Comprar um imóvel com dívidas
Em alguns casos, proprietários tentam vender imóveis com anos de IPTU atrasado ou envolvidos em disputas judiciais. Caso não seja verificado a tempo, o comprador pode perder o imóvel e assumir responsabilidade por uma dívida da qual nem estava ciente.
Claro que o proprietário pode ser processado por fraude, mas evitar o problema é melhor do que enfrentar toda essa dor de cabeça, não? Por isso, comprar com a imobiliária é garantia de adquirir um produto seguro e dentro de todas as regularidades.
Afinal, por que comprar imóveis direto com o proprietário não é um bom negócio?
Na compra direto com o proprietário tanto clientes quanto proprietários saem perdendo. É uma venda que exige muito mais cuidado e dedicação de ambas as partes e mesmo assim não garante o sucesso da compra.
O cliente evita todos os problemas que você viu ao longo dessa matéria, além de ter uma série de vantagens ao comprar com a imobiliária. Ele nem precisa saber quem é quem para ter o suporte de uma equipe profissional completa que vai garantir sua segurança na compra.
O proprietário é outro beneficiado ao deixar seu imóvel à venda com a imobiliária. Afinal, não precisará se preocupar em conferir a documentação, captar clientes ou fazer a divulgação. A imobiliária já faz tudo isso por ele e com qualidade profissional.
É a imobiliária, ao contrário do mito popular, que oferece os melhores serviços e o melhor custo-benefício na compra e venda de um imóvel. Por isso, não compre direto com o proprietário, deixe que os profissionais da área cuidem de tudo por você!
