Por isso, ter uma assessoria especializada é muito importante para agilizar o processo e garantir mais assertividade no negócio. Mesmo assim, a informação é fundamental para passar bem por toda a jornada de compra, principalmente quando se trata do primeiro imóvel. Veja agora o que é preciso saber antes de comprar um imóvel e fique preparado para escolher da melhor foma possível.

Você quer comprar um imóvel, mas de que tipo?

A primeira coisa antes de comprar um imóvel é definir o tipo que você quer. Para saber a resposta correta, você deve olhar para o seu perfil e suas prioridades. Prefere morar perto do trabalho ou da escola das crianças? Ou será que a distância não importa tanto se encontrar o tamanho e preço certos? Ou será ainda que, para você, o ideal seja uma casa, em um bairro mais afastado, talvez perto de seus pais, ou onde possa criar seus filhos e bichos de estimação com mais liberdade? Definir o tipo de imóvel é fundamental para não se arrepender depois.

Faça uma avaliação realista do quanto pode gastar

Como anda seu orçamento? É preciso fazer uma avaliação realista do quanto pode dispor por mês antes de comprar um imóvel e se comprometer por anos. Uma boa ideia é fazer simulações de financiamentos. Depois passe entre seis meses e um ano colocando o valor correspondente na poupança. Não esqueça: antes de comprar um imóvel é preciso ter uma ideia de como serão os cinco anos seguintes. Assim, se conseguir, é sinal que a estimativa está correta. Caso contrário, ajuste suas expectativas. De qualquer forma você já terá economizado para aumentar a entrada. E quanto maior essa for, menos juros e tempo de parcelas a pagar.

Atenção aos custos extras

Ao comprar um imóvel você não precisa apenas do valor do imóvel. Há várias taxas e impostos que podem significar entre 4% e 6% do valor total do bem. Há o Imposto de Transmissão de Bens Imobiliários (ITBI), a comissão do corretor, taxas de cartório, condomínio, IPTU e por aí vai. Imóveis na planta podem ser um bom negócio, já que costumam ser em média até 30% mais em conta e ainda é possível embutir alguns valores dessas despesas no crédito imobiliário. Procure um corretor de uma imobiliária de confiança para receber a melhor orientação.

Onde procurar o seu imóvel

Comprar um imóvel requer calma e muita pesquisa. Por isso, evite se empolgar com o primeiro que gostar. Provavelmente em uma imobiliária melhor você encontrará também melhores ofertas. Por isso, procure buscar sempre nas imobiliárias já consolidadas no mercado. Pesquise pela internet, assim você pode ver uma infinidade de ofertas sem nem precisar sair de casa. Quando se decidir por uma visita, cuidado com o papo de vendedor do corretor de imóveis. Analise tudo com calma, especialmente as condições físicas do imóvel. Imóveis usados bem pintados e reformados podem esconder problemas sérios, capazes de fazer você querer se livrar da dor de cabeça logo adiante. Analise também os valores, se estão compatíveis com o mercado e então a documentação. Ao comprar um imóvel você tem que ter certeza de estar fazendo um bom negócio.

Comprar um imóvel para morar, mas analise com outros olhos

Se você quer comprar um imóvel para morar isso não significa que você não possa vê-lo com olhos de investidor. Para maximizar seu negócio, o ideal é agregue valor ao longo do tempo. Assim, imagine o que é possível fazer para que o imóvel no qual você investir valha muito mais no futuro, no caso de uma revenda. É claro que, com isso, a sua qualidade de vida também vai melhorar. Por exemplo, nos apartamentos, fechar uma varanda para fazer um espaço gourmet ou decorar com móveis planejados valorizam o imóvel. Já em uma casa, reformar a piscina, instalar uma sauna ou construir um pergolado de madeira valorizam excepcionalmente o imóvel. Pense nas possibilidades na hora de fazer a sua escolha. Com essas dicas você vai melhorar muito sua percepção antes de comprar um imóvel. Mas não esqueça da importância de uma imobiliária de confiança no processo. A Mirantte, por exemplo, é uma imobiliária de alto padrão, com corretores altamente capacitados para ajudar em todas as etapas. Fale conosco e tenha a certeza de fazer o melhor negócio!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *