Comprar um imóvel

Muita gente procura comprar um imóvel direto com o proprietário com a intenção de economizar. É verdade que sem um intermediador o cliente não paga a comissão, mas os riscos dessa escolha podem gerar um prejuízo muito maior do que você pensa.

A compra de um imóvel é um investimento alto e de longo prazo que envolve uma série de documentos e processos específicos. Além de conhecimentos em crédito imobiliário e procedimentos jurídicos. E essa é só a ponta do iceberg na hora de comprar um imóvel.

Então, será que vale a pena ariscar? Continue lendo a matéria e conheça os riscos que você corre ao comprar direto com o proprietário!

Gastos Adicionais

Para acabar de vez com o maior mito sobre comprar direto com o proprietário vamos falar sobre economia. A única vantagem de excluir a imobiliária é que o comprador não paga comissão. Valor que equivale entre 4% e 6% do preço do imóvel.

Esse é o único lucro que a imobiliária tem na venda e nele estão embutidos todos os serviços oferecidos ao cliente durante a compra. Alguns exemplos são a consultoria financeira, as visitas, simulações e análise de crédito.

Comprando imóveis direto com o proprietário o cliente não paga a comissão, mas isso não o isenta de outros gastos. Alguns deles já inclusos no valor da comissão. Veja alguns exemplos:

Avaliação do Imóvel

A avaliação do imóvel é realizada por um profissional credenciado para determinar o preço de compra e venda. Ele considera uma série de características, como localização, acabamentos, metragem do imóvel, entre outras.

Quem compra direto com o proprietário terá de arcar com os custos de uma avaliação ou simplesmente aceitar o valor pedido pelo dono. Neste caso, porém, você corre o risco de pagar um preço que não condiz com o imóvel.

Tarifas Bancárias

Em relação as taxas do banco e juros de financiamento, comprar direto com o proprietário não faz diferença nenhuma. Elas são obrigatórias, não importa com quem ou com qual empresa você compre.

Há, na verdade, uma vantagem ao comprar com a imobiliária. É que esses custos são inclusos no valor do financiamento e diluídos nas parcelas. Direto com o proprietário você terá de pagar essas taxas de forma imediata, do contrário não conseguirá comprar.

Documentação

A documentação está presente em qualquer compra de imóvel e não tem como escapar dela. O total gira em torno de 8% do valor do imóvel. Uma vantagem de comprar com a imobiliária são promoções do tipo desconto na documentaçãodocumentação grátis ou inclusa.

No caso da compra direto com o proprietário, o cliente pode negociar o valor da documentação. Uma possibilidade é dividir os gastos, outra é pedir um desconto na compra ou, ainda, você pode tentar convencê-lo de arcar com esse custo.

Perda de Tempo

Um investimento que muita gente esquece ao comprar imóveis direto com o proprietário é o de tempo. Quando você envolve uma imobiliária há uma equipe de profissionais para fazer tudo por você. No outro caso, é o próprio cliente que tem que correr atrás de tudo.

A própria procura pelo imóvel demora mais, pois as opções de venda direta são bem mais limitadas no mercado. Depois, vem a fase de negociação com o dono do imóvel para decidir o preço de compra, quem vai arcar com a documentação, condições de aquisição, etc.

Então começa a parte realmente complicada: o financiamento imobiliário. Na compra com imobiliária, o cliente apenas fornece a documentação e assina o contrato. Sem essa facilidade, prepare-se para lidar com uma extensa papelada, gerentes de banco, cartório e por aí vai.

Golpes Comuns

De longe, o maior risco de comprar um imóvel direto com o proprietário é ser enganado em alguma etapa da compra. Pagar mais do que o imóvel realmente vale, como citamos anteriormente, é ruim, mas está longe de ser o pior cenário possível.

Conheça alguns dos golpes mais comuns na compra direto com o proprietário e saiba como se defender:

Comprar um imóvel de quem não é proprietário

Muitos falsos proprietários anunciam e vendem imóveis que, na verdade, não lhe pertencem. Utilizando documentação falsa e ofertas atrativas, eles enganam quem está à procura de um novo lar.

Segundo especialistas, esse é o golpe mais comum na compra de imóveis direto com o proprietário e o comprador fica sem ter o fazer. Para evitar esse golpe, consulte um profissional para verificar a autenticidade da documentação.

Comprar um imóvel que já foi vendido

Neste caso, o infrator negocia com dois ou mais clientes ao mesmo tempo e fecha todos os processos de compra. Quando já é tarde demais e alguma inconsistência acusa o golpe, o criminoso já está longe com o dinheiro da entrada.

Apenas uma avaliação minuciosa da documentação e procedimentos bem executados evitam esse tipo de problema. Além disso, quando você compra com a imobiliária tem garantia de ter todo o valor investido de volta caso algo assim aconteça.

Comprar um imóvel com dívidas

Em alguns casos, proprietários tentam vender imóveis com anos de IPTU atrasado ou envolvidos em disputas judiciais. Caso não seja verificado a tempo, o comprador pode perder o imóvel e assumir responsabilidade por uma dívida da qual nem estava ciente.

Claro que o proprietário pode ser processado por fraude, mas evitar o problema é melhor do que enfrentar toda essa dor de cabeça, não? Por isso, comprar com a imobiliária é garantia de adquirir um produto seguro e dentro de todas as regularidades.

Afinal, por que comprar imóveis direto com o proprietário não é um bom negócio?

Na compra direto com o proprietário tanto clientes quanto proprietários saem perdendo. É uma venda que exige muito mais cuidado e dedicação de ambas as partes e mesmo assim não garante o sucesso da compra.

O cliente evita todos os problemas que você viu ao longo dessa matéria, além de ter uma série de vantagens ao comprar com a imobiliária. Ele nem precisa saber quem é quem para ter o suporte de uma equipe profissional completa que vai garantir sua segurança na compra.

O proprietário é outro beneficiado ao deixar seu imóvel à venda com a imobiliária. Afinal, não precisará se preocupar em conferir a documentação, captar clientes ou fazer a divulgação. A imobiliária já faz tudo isso por ele e com qualidade profissional.

É a imobiliária, ao contrário do mito popular, que oferece os melhores serviços e o melhor custo-benefício na compra e venda de um imóvel. Por isso, não compre direto com o proprietário, deixe que os profissionais da área cuidem de tudo por você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *