No mundo do investimento imobiliário, os apartamentos tipo studios são os mais requisitados. Por serem menores, têm um preço menor, ao passo que costumam ficar bem localizados na cidade.

Esse tipo de imóvel é o mais procurado, quando falamos em estudantes e trabalhadores sazonais. Ou seja, é fácil mantê-los alugados, de maneira a gerar renda extra de forma consistente.

Neste conteúdo, vamos explorar sobre as vantagens de investir em studios, tanto do ponto de vista do investidor quanto do inquilino. 

Confira!

O que são apartamentos tipo studios?

Os apartamentos tipo studio são imóveis de tamanho pequeno, mas que compensam em outras características. Eles surgiram devido à demanda de espaço nas grandes cidades, que a cada dia ficam mais apertadas.

Além disso, são imóveis que costumam ter uma boa localização. Da mesma forma, buscam compensar o pequeno espaço proporcionando conforto ao morador.

Em geral, os cômodos deste imóvel são integrados, possuindo, ainda, áreas compartilhadas interessantes para o inquilino.

Quais são as vantagens para os investidores?

Do ponto de vista dos investidores, comprar um studio traz as seguintes vantagens:

  • Investimento acessível. 
  • Rentabilidade acima da tradicional. 
  • Tem alta demanda do mercado. 
  • A liquidez é bastante alta. 
  • Possuem diversos espaços compartilhados.

Vamos explicar cada uma delas nas próximas seções.

Investimento acessível

Os apartamentos tradicionais possuem cerca de 100 metros quadrados. Ou seja, são imóveis grandes, o que encarece o preço do investimento inicial para adquiri-los. 

Um studio tem cerca de metade dessa área, representando um grande corte no investimento para sua compra.

Vale lembrar que os studios são imóveis focados no conforto do morador, um conceito que vem sendo empregado a pouco tempo por aqui. Dessa forma, muitos studios modernos têm mais valor agregado que apartamentos tradicionais.

Rentabilidade acima da tradicional

Por serem imóveis de tamanho pequeno, há a praticidade da construção. Assim, é mais fácil encontrar um studio bem localizado que um apartamento convencional.

Imóveis próximos de áreas de interesse, como universidades, pontos turísticos e assim por diante, oferecem rentabilidade acima da tradicional – sem contar a maior quantidade de pessoas interessadas na locação.

Tem alta demanda do mercado

Uma boa fração das pessoas prefere morar sozinha. Ou seja, os studios possuem uma alta demanda na cidade, dado seu perfil de inquilino.

Outro fator que torna os studios excelentes opções é a quantidade de universitários. 

A liquidez é bastante alta

Por haver uma grande demanda por esses imóveis, existem vários investidores interessados em comprá-los. Portanto, eles não sofrem com baixa liquidez – algo que pode afetar outras categorias de imóveis.

Todo investidor imobiliário sabe que imóveis costumam ter baixa liquidez. Porém, a maioria fica surpreso ao descobrir o quão fácil é negociar studios, ainda mais os bem localizados.

Possuem diversos espaços compartilhados

Os espaços compartilhados representam uma vantagem que vale tanto para o investidor quanto para o inquilino. De fato, o investidor ganha, pois é como se esses espaços estendessem o tamanho do imóvel adquirido.

Já os inquilinos ganham devido ao conforto e experiências que essas áreas oferecem.

No caso, os espaços compartilhados reforçam a ideia dos studios como imóveis confortáveis, dado que somente o básico (e essencial) está localizado no interior do apartamento.

Por que os inquilinos preferem studios?

Alguns dos motivos pelos quais os studios fazem tanto sucesso são os seguintes:

  • O aluguel é mais barato. 
  • A localização é melhor. 
  • É prático manter organizado. 
  • Os studios são muito confortáveis.

O aluguel é mais barato

Como se trata de um apartamento com metade do tamanho dos convencionais, o aluguel costuma ser mais barato. Mas, como ficou claro ao longo deste conteúdo, tamanho não é tudo no mercado imobiliário.

Há, ainda, a questão de ser mais barato em decorrência do valor agregado do imóvel. Às vezes o aluguel do studio pode ser igual ao de um apartamento maior, mas as facilidades que ele oferece suplantam essa barreira.

A localização é melhor

A localização é uma das grandes vantagens dos studios. Afinal, como já foi mencionado, é mais fácil construí-los em áreas estratégicas da cidade, aumentando seu valor agregado.

Vale lembrar que os cursos de graduação têm duração média de 4 anos. Ou seja, se você investir em um studio ao lado de uma faculdade, e ele for alugado por um estudante, com certeza ele será seu inquilino ao longo dos anos de graduação.

É prático manter organizado

O mundo moderno requer agilidade em todos os processos do cotidiano, e um deles é manter o ambiente organizado. Imóveis grandes são mais difíceis na hora de realizar manutenções e limpezas. 

Já os studios oferecem bastante facilidade na hora de limpar, o que é um grande diferencial para quem tem uma vida corrida – algo bastante comum nos dias de hoje.

Os studios são muito confortáveis

Os inquilinos adoram studios por causa do conforto oferecido por estes apartamentos. Pense no conforto dos studios como uma forma de compensar seu tamanho pequeno – que é na medida certa, aliás.

Esses imóveis foram feitos para proporcionar uma moradia confortável, segura e aconchegante. Aliado a isso, temos as áreas compartilhadas, as quais complementam o que não há no interior desses imóveis.

E na hora de investir em imóveis, lembre-se, a Mirantte carrega uma bagagem de sucesso quando o assunto é adquirir um imóvel.

Se você está procurando o seu, a gente está aqui para te ajudar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *