Você vai desocupar um imóvel alugado e está com muitas dúvidas sobre como vai ser. Isso é muito comum. A desocupação do imóvel é um assunto que gera muitas dúvidas e até assombrações. Isto acontece porque as pessoas têm por costume não ler o contrato e possuem o medo de que neste momento, algumas surpresas possam aparecer.
Por isso, fizemos este post de hoje. A ideia é contar para você tudo o que você precisa saber para não ter nenhum transtorno e fazer a devolução do imóvel de forma tranquila.
Formalizar sua intenção de desocupar o imóvel
O primeiro passo para a devolução do imóvel é formalizar a sua intenção de entrega. O ideal é que seja o prazo mínimo de 30 dias antes da saída, mas, quanto antes você avisar a imobiliária, melhor.
Como devo deixar o imóvel ?
A premissa básica em qualquer locação é: “deixe o como o encontrou”. Você deve entregar o imóvel nas mesmas condições em que ele estava lá no momento da locação, lembra?
Foi neste momento, na entrada no imóvel, que foi feito a vistoria. Ela serve tanto para a sua segurança, quanto como a do proprietário. Vai ser baseado nela que as condições do imóvel serão conferidas.
Verifique as condições (e cor) das pinturas e faça os reparos necessários. Também é preciso verificar as condições de equipamentos como torneiras, maçanetas e móveis, quando houver.
Eu fiz algumas benfeitorias, e agora ?
Caso tenha feito alguma benfeitoria no imóvel você precisa ter em mente que o proprietário tem a opção de mantê-la. Mas esta é uma decisão exclusiva dele e ele não tem a obrigação de ressarcimento. A menos que tenha ocorrido algum acerto prévio, é claro.
Estando tudo certinho, a imobiliária fará uma nova vistoria e, com tudo aprovado, ela dará o aceite na devolução do imóvel. Caso alguma questão não esteja de acordo, a imobiliária está disponível para negociar a melhor forma de corrigir e garantir o encerramento do contrato.
Além de entregar o imóvel nas mesmas condições em que ele foi encontrado, existem algumas outras coisas que são bem importantes. As contas precisam estar em dia e aqui entra tudo o que é de responsabilidade do locatário: água, luz, IPTU… Também é preciso lembrar de cancelar eventuais serviços extras que foram contratados como internet, tv a cabo ou serviços de telefonia.
A entrega de imóvel exige atenção e é por isso que a assessoria da imobiliária faz toda a diferença. Nós, da equipe da Mirantte, estamos à disposição para te ajudar neste momento com toda a segurança e tranquilidade que você merece.
Alugue seu imóvel com a Mirantte e tenha certeza do melhor negócio.