Quando você decide comprar um imóvel vários itens devem ser observados para a escolha do imóvel ideal. Dentre as dúvidas que surgem neste momento está se o imóvel será comprado na planta ou pronto.

A resposta para esta questão é: depende. Ambos apresentam vantagens e desvantagens e os seus desejos e condições financeiras também pesam na balança. Conheça as vantagens e desvantagens de cada tipo de compra a seguir:

Imóvel na planta: vantagens

  • Versatilidade na Negociação

Outra vantagem de comprar o imóvel na planta é a fácil negociação. É possível dividir a entrada, escolher o número de parcelas, adiantar parcelas quando você tem reservas no meio do processo. Outra vantagem envolve apenas você e a construtora, não precisa de cartório etc.

  • Menor investimento

Quando se compra um imóvel na planta ele sempre é mais barato quando comparado com o mesmo tipo de imóvel pronto na mesma região.

  • Personalização do imóvel

Quando você compra um apartamento ou casa em condomínio na planta é possível personalizar o acabamento. A construtora determina quais modificações podem ser realizadas e você pode escolher pisos, louças, etc. Todos estes detalhes estarão descritos no memorial descritivo, inclusive os materiais a serem utilizados que é anexo ao contrato.

  • Valorização

A escolha do bairro e localização do empreendimento onde será construído o prédio vai determinar a valorização do imóvel após a entrega. Quando você compra um imóvel na planta na maioria das vezes na entrega ele vale mais do que no ato da assinatura do contrato.

Desvantagens da compra de imóvel na planta

  • Prazo de entrega

Se você tem pressa para se mudar, um imóvel na planta não é o ideal, pois o prazo de entrega demora em média 36 meses, então podemos colocar esta como uma das desvantagens, principalmente se você paga aluguel.

  • Na planta tudo é lindo, mas …

As áreas comuns, de lazer e garagem nem sempre são como aparentam na planta, podendo causar alguma decepção.

Imóvel pronto: vantagens

Um imóvel pronto para morar pode ser aquele recém construído com cheirinho de novo ou um pronto há um tempo, mas o importante é que você poderá vê-lo antes de adquirir.

Dependendo das suas condições financeiras e suas necessidades um imóvel pronto pode ser ideal para você. Apesar de haver mais vantagens de comprar um imóvel na planta, uma unidade pronta pode ser uma opção bem melhor para algumas pessoas.

  • Possibilidade de mudança imediata

É uma grande vantagem poder escolher, comprar e mudar imediatamente para o imóvel, pois é só fechar o negócio e fazer a mudança. Se você está pagando aluguel poder investir esse dinheiro no pagamento das parcelas é muito interessante.

  • Tudo dentro do esperado

Você não vai sofrer um susto quando entrar no seu imóvel, pois já o conheceu com antecedência.

  • Orçamento previsível

Ao optar por um imóvel pronto para morar é muito mais fácil o planejar o orçamento. Há maior previsibilidade e menor risco no momento de adquirir o imóvel.

  • Você já saberá quem serão seus vizinhos!

Com certeza você quer paz e sossego no seu lar, portanto conhecer seus vizinhos é fundamental. Isso é possível quando você compra um imóvel pronto o que não ocorre com o imóvel na planta.

· Avaliação precisa do apartamento ou casa

É possível avaliar os benefícios do condomínio antes da compra do imóvel e suas vantagens e desvantagens. Quando você compra um imóvel na planta é muito difícil ter a real ideia do tamanho das áreas de lazer.

· Valorização conhecida

Quando você compra um imóvel pronto você já sabe quanto ele vale e quanto ele valorizará com o tempo, pois você pode fazer melhorias, já conhece o bairro e vizinhança e não vai ter sustos na hora que quiser vende-lo. Quando se compra um imóvel na planta não é possível saber exatamente qual será a sua valorização

·  Maior autonomia

Na compra de um imóvel pronto você tem autonomia para quebrar paredes, aumentar ou diminuir cômodos, ajeitar tudo de acordo com as suas preferências, o que nem sempre é possível na compra de um imóvel na planta.

· Mais segurança para o comprador

Quando você compra um imóvel pronto há um pouco mais de burocracia, pois é preciso envolver cartórios e vários documentos. A vantagem está na segurança que essa documentação propicia, pois com o imóvel na planta podem ocorrer muitos problemas com a construtora e o prazo de entrega.

Imóvel pronto: Desvantagens

  • Problemas inesperados

Ver o imóvel antes de comprar não significa que ele não possa apresentar problemas num futuro próximo, na rede elétrica e hidráulica por exemplo.

Estas foram algumas das vantagens e desvantagens da aquisição de imóveis na planta e prontos. A compra de um imóvel é uma decisão muito importante e você precisa avaliar todas as opções.

Consulte um especialista em imóveis, um bom corretor vai te ajudar a tomar a decisão mais assertiva para você escolher o imóvel dos seus sonhos.

Felicidades na sua nova moradia!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *