O aluguel de apartamento mobiliado é uma excelente opção tanto para quem procura um espaço para morar quanto para quem deseja investir no mercado imobiliário. Trata-se da locação de uma unidade que já conta com todo o mobiliário e, em muitos casos, com alguns eletrodomésticos. Ou seja, um apartamento prontinho para morar.

Essa modalidade de locação é mais comum em outros países, mas está virando uma tendência aqui no Brasil devido às vantagens oferecidas. Quer saber mais sobre o assunto? Neste artigo, você descobrirá os pontos positivos, quais cuidados devem ser tomados e suas principais características. Acompanhe!

Conheça mais sobre o aluguel de apartamento mobiliado

Conforme mencionado, é a locação de um imóvel que já contém toda a mobília necessária que o locatário utilizará. Em muitos casos dispõe, inclusive, de eletrodomésticos, como fogão, geladeira, forno, micro-ondas, aparelhos de TV, ar-condicionado e outros.

Essa modalidade tem um perfil de locatário mais específico e com demandas próprias. Em geral, são profissionais que estão na cidade a trabalho ou cursos de aperfeiçoamento, cuja estadia não ultrapassa 12 meses.

Também é uma excelente opção para estudantes universitários vindos de outros municípios e que ficarão no lugar apenas enquanto durar o curso. Sendo assim, alugar um imóvel vazio e comprar toda mobília torna-se bastante caro, já que a intenção não é fixar residência.

Ainda, há os recém-casados que querem comprar um imóvel para morarem juntos, mas ainda não têm o valor suficiente para a entrada, por exemplo. Em casos assim, o aluguel de apartamento mobiliado é uma ótima opção até a compra da casa própria. Afinal, o ideal é adquirir os móveis para a casa nova após sua compra. Isso permite que as peças sejam adequadas ao tamanho e estilo do novo lar.

Descubra as vantagens de alugar um imóvel mobiliado

Esse tipo de locação traz uma série de pontos favoráveis. Por esse motivo, tem se tornado cada vez mais comum. A seguir, conheça as principais vantagens.

Economia na compra de móveis

Quando uma pessoa opta por alugar um apartamento já mobiliado, há a grande vantagem de não precisar comprar móveis para o novo lar. Para se mudar para um imóvel vazio, é necessário um grande investimento em mobília e eletrodomésticos. Ainda, seria preciso contratar um serviço de montagem.

Praticidade

Um apartamento mobiliado já se encontra pronto para morar. Desse modo, não há preocupação com transporte da mobília, entrega ou montagem das peças. Basta levar suas coisas pessoais para viver no imóvel. Assim, há economia de tempo, que torna seu processo de mudança muito mais prático.

Tamanho da mobília

Quando nos mudamos para outra residência, os tamanhos dos cômodos do novo lar são diferentes se comparados com os do antigo. Por esse motivo, geralmente os móveis não ficam bem dispostos nos novos ambientes, comprometendo a funcionalidade e a decoração.

Então, para garantir a beleza e o conforto no novo espaço, precisamos trocar algumas peças, gerando ainda mais gastos na mudança. Ainda há o fato de que muitos proprietários investem em móveis planejados, prezando pela funcionalidade, boa estética e comodidade.

Tempo de moradia

Se a intenção é alugar um apartamento por um período determinado, o ideal é optar por um mobiliado. Dessa maneira, não é preciso se preocupar com mudança, transportadora, montagem ou compra de móveis cada vez que se mudar.

Custo-benefício

Por já estar equipado, o valor do aluguel de um apartamento mobiliado é mais alto. No entanto, ao considerar o valor que seria gasto com aquisição de eletrodomésticos, móveis, montagem, frete da transportadora e outras despesas, percebe-se o ótimo custo-benefício da locação.

Ou seja, o investimento inicial de se mudar para um apartamento sem móveis é muito maior, mesmo que o aluguel seja mais barato. Por sua vez, para o locador, a vantagem é a valorização do imóvel e o recebimento de um valor maior mensalmente. Nesse caso, o proprietário deve optar por móveis de boa qualidade e que atendam com perfeição as necessidades do público-alvo que pretende atingir.

Saiba o que deve ser observado no aluguel de apartamento mobiliado

O processo de locação de um apartamento envolve inúmeros detalhes para garantir que a transação seja segura tanto para o locador quanto para o locatário. Por isso, é fundamental contar com uma imobiliária para intermediar a negociação. Afinal, os profissionais têm grande experiência e são capacitados para realizar o negócio de maneira mais ágil e assertiva.

Quando o apartamento é mobiliado, os cuidados e a atenção devem ser redobrados. É preciso fazer uma vistoria minuciosa e atualizada de todos os itens que o imóvel contém e descrevê-los no contrato de locação.

Vale lembrar que o locatário passa a ser responsável pela manutenção e possíveis reparos devido ao uso normal de cada item. Sendo assim, é essencial que o inquilino saiba que sua responsabilidade é muito maior se comparada a um imóvel vazio.

É importante testar todos os eletrodomésticos e verificar o estado de conservação dos móveis e peças decorativas (como quadros e vasos) e compará-los com o que consta no documento de vistoria.

O recomendado é consertar os possíveis estragos e danos imediatamente, evitando que se acumulem e gerem multas, que devem estar previstas nas cláusulas contratuais. Também deve constar no documento se é possível ou não manter algum animal de estimação no apartamento, já que é comum que eles danifiquem algum móvel.

Esses cuidados são importantes para assegurar que o inquilino não pague por danos que não causou e, também, que o proprietário receba o imóvel exatamente como o entregou para locação.

O aluguel de apartamento mobiliado é uma excelente alternativa para quem procura um imóvel para ficar por tempo determinado e deseja evitar gastos com mobília e eletrodomésticos que futuramente não utilizará. Ainda, é uma opção para quem investe no mercado imobiliário e quer oferecer um lugar com um grande diferencial para um público-alvo com perfil mais segmentado, que preza pela praticidade e agilidade em sua mudança.

Está procurando um imóvel que esteja de acordo com seus desejos e necessidades? Então, entre em contato conosco e ajudaremos a encontrar o lugar ideal para você morar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *