Diversificação é uma palavra de ordem.
Com isso em mente, muitas pessoas tendem a direcionar parte dos seus recursos financeiros para o setor imobiliário.
Normalmente, o que atrai tanta gente para esse mercado é a rentabilidade e segurança.
Mas será que vale a pena investir em imóveis?
Para obter a resposta a essa pergunta, continua a leitura e desvende as principais dúvidas sobre o investimento no mercado imobiliário!
Elevado potencial de valorização
Como se sabe, a demanda por moradia no Brasil é muito alta. Esse cenário resulta de uma certa insuficiência de imóveis somada ao elevado crescimento populacional.
Isso faz com que a procura seja incessante — salvo em alguns momentos peculiares de crises econômicas.
A consequência natural é a constante valorização de todo o setor imobiliário.
Embora essa valorização possa se reduzir devido a algumas turbulências do mercado financeiro, ela mantém sua atratividade.
Por isso, não é surpresa perceber que até alguns investidores experientes em bolsa de valores investem em imóveis.
Uma das melhores vantagens de se investir em imóveis é a proteção contra as taxas da inflação. Isso acontece por um motivo muito simples: a adoção do Índice Nacional da Construção Civil (INCC).
Esse índice é utilizado em todas as transações do mercado de imóveis, como o pagamento de um aluguel ou de uma parcela de financiamento imobiliário.
Assim, o investimento no setor proporciona uma proteção do poder de compra.
Garantia de renda extra
Comprar um imóvel e alugá-lo pode proporcionar uma excelente renda extra. Enquanto algumas pessoas sonham com a casa própria, milhares de outras ainda alugam imóveis.
As razões para isso são várias, como a fuga dos elevados juros atrelados à aquisição imobiliária.
Além disso, um bom número de pessoas não abre mão da liberdade de morar onde e quando quiser. São aquelas pessoas que mudam de ambiente de tempos em tempos.
Some-se a isso o fato de que essa busca por um imóvel alugado se mantém relativamente estável mesmo em momentos de crise.
Tudo isso comprova que o investimento imobiliário para fins de locação é uma das melhores maneiras de obter um dinheiro a mais no fim do mês.
O proprietário do imóvel só precisa preservar a valorização da propriedade. Para isso, basta ter uma manutenção em dia durante os períodos destituídos de inquilinos.
Segurança financeira
A fama de ser uma das formas de investimento mais estáveis é verdadeira.
Em primeiro lugar, o investimento imobiliário está livre do risco de um congelamento — como a caderneta de poupança.
Em segundo lugar, toda sociedade é baseada na existência de imóveis. Esse fato é observável da modesta loja de discos da esquina a um supermercado.
As crises financeiras, inclusive, podem ampliar o interesse por imóveis, já que o caos econômico estimula o empreendedorismo.
A probabilidade de um novo negócio necessitar de algum imóvel é significativa.
Gostou desta matéria? Compartilhe com seus amigos!
E na hora de investir em imóveis, lembre-se, a Mirantte Imóveis carrega uma bagagem de sucesso quando o assunto é realizar o sonho de adquirir um imóvel.
Se você está procurando o seu, a gente está aqui para te ajudar.