Em tempos de coronavírus, em meio a uma crise econômica e de saúde no país, investir em imóveis poderia ser uma das últimas ideias pensáveis.

No entanto, apesar da queda assustadora de empregos, fechamentos de diversos tipos de comércio e prejuízos em faturamentos num geral, existem setores que se viram diante de um crescimento significativo. Se tem um mercado que usou da máxima “é nas dificuldades que encontramos oportunidades” foi o mercado imobiliário: mesmo com a vinda da pandemia, seus indicadores estão só melhorando.

Entre pessoas surpresas com o fato e quem já esperava por isso, o que importa é que, frente ao segundo semestre de 2020 e a este ano de 2021, você tem pelo menos 4 vantagens para investir em imóveis a partir de AGORA:

1. Queda da taxa Selic

A Selic já estava baixa devido à retomada da economia. Agora, caiu ainda mais por causa da Covid-19 – chegando a 2,25% ao ano, o menor patamar da série histórica.

Uma vez que esse status inviabiliza aplicações financeiras (deixando muita gente no “vermelho”), além do fato de que poucos querem se arriscar em investimentos que envolvem risco, investir em imóveis se mostra um caminho seguro e promissor.

Neste cenário, quem quer um imóvel para morar também está encontrando ótimas condições. As prestações para o financiamento, por exemplo, pode chegar a ser menor que o valor de um aluguel.  

2. Mercado aquecido 

Com a queda da Selic, os clientes investidores que costumavam comprar imóveis para locação reapareceram, considerando tirar os investimentos do banco. Assim, eles acabam voltando para o mercado. Além da rentabilidade advinda do aluguel, portanto, existe a própria valorização do imóvel.

3. O “novo normal” facilita

Investir em imóveis fica mais prático quando empresas e pessoas precisam adaptar suas rotinas ao novo modo de viver, atrelado aos recursos digitais. Esse crescimento no mercado imobiliário também tem seus créditos na forma com que mudamos nosso comportamento.

Graças ao distanciamento social, que forçou parte das pessoas a adaptarem seus trabalhos para uma rotina de home office, os consumidores estão preferindo encontrar novos espaços para atender essa questão: quartos extras, salas maiores para relaxar e até varandas, onde é possível tomar um sol e fazer uma pausa ao longo do dia, são os novos requisitos mais procurados.

Além disso, as vendas e locações feitas de forma mais remota, com contato majoritariamente online, otimizam o tempo tanto do consumidor quanto do anunciante e imobiliárias, possibilitando negociações mais ágeis e práticas. De tudo o que a pandemia nos trouxe, essa nova “era digital” é um dos pontos positivos. Afinal, é boa para ambos os lados.

Isso não significa que o contato esfria: o atendimento se preocupa em se manter personalizado de acordo com cada cliente, identificando suas necessidades e participando de cada etapa da compra ou aluguel. Do contrário, o conceito de consultoria imobiliária deixaria de existir; mas, agora, foi migrada para um ambiente que assegura a segurança jurídica e da saúde de todos os envolvidos.

4. Prazos confortáveis para investir em imóveis

2020 e 2021 também encontram benefícios quando o assunto são instituições financeiras e as novas medidas facilitadoras

Muitas têm adotado novas práticas por causa da pandemia. Um exemplo é a Caixa: agora, quem vai assinar contratos de financiamento de imóveis novos ganha 180 dias de carência.

Além dessas 4 vantagens, há muito mais dicas para quem quer investir em imóveis por agora e pensando no próximo ano. Você tem algumas na ponta da língua? Não deixe de escrever nos comentários aqui embaixo e nos contar quais são seus próximos planos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *