Muita gente tem questionado se realmente, este é o melhor momento para comprar imóvel e financiar um imóvel?


Para quem pensa em comprar imóvel, especialistas apontam que o cenário atual é um dos melhores momentos para comprar imóvel. O mercado imobiliário é impactado diretamente pela economia do país. 


De acordo com o indicador mensal publicado pela Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), no último trimestre, encerrado em julho, as vendas de imóveis cresceram 25% em relação ao mesmo período do ano anterior. Apenas no mês de julho, o número saltou 58%, na comparação com o mesmo período de 2019, o melhor resultado mensal desde maio de 2014.


Na cidade de São Paulo, atingiu-se também um novo recorde de liberação de novos alvarás de construção, com o melhor resultado em 20 anos. O estudo aponta que foram concedidos 973 alvarás para construção de novos empreendimentos verticais nos 12 meses encerrados em setembro. O indicador também registrou crescimento de 10,4% na comparação dos 12 meses encerrados em setembro com igual período anterior.


Os 973 alvarás concedidos pelo município de São Paulo nos últimos 12 meses têm potencial para gerar R$ 73 bilhões em investimentos ao longo da execução dos projetos. 


A busca por imóveis para comprar em São Paulo também aumentou. A Mirantte, maior imobiliária da Zona Norte registrou um volume maior de pessoas procurando por imóvel em seus portais, e seus negócios gerados  vem batendo recordes.

Com a queda da Selic, para 2,0% ao ano, (Taxa histórica, a menor dos últimos anos) e a redução nas taxas de juros para o financiamento imobiliário dos bancos, o crédito para imóveis voltou a ser atrativo e trouxe boas perspectivas ao mercado imobiliário.


A Caixa reduziu o piso de financiamento imobiliário para 6,25% ao ano mais a taxa referencial (TR). Os bancos privados também reduziram as taxas do financiamento imobiliário, o Bradesco e Itaú estão com taxas de 6,90% mais a TR e o Santander com taxas de 6,99% mais a TR. 


Com esses estímulos, cresceu o número de financiamento de imóveis, pois o crédito imobiliário está mais acessível e com ótimas condições.  Segundo dados da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip), os financiamentos imobiliários com recursos das cadernetas do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE) atingiram R$ 12,91 bilhões em setembro de 2020 e foram financiados 42 mil imóveis nas modalidades de aquisição e construção. 

Entre janeiro e setembro de 2020, foram financiadas aquisições e construções de 279,1 mil unidades, resultado 34,4% maior que o mesmo período de 2019.

A redução das taxas de crédito imobiliário e a queda da taxa da inflação estão entre os principais motivos que fez crescer a intenção na aquisição do imóvel. Além disso, a pandemia trouxe muitas reflexões, mudanças e proporcionou novos hábitos. O longo período de isolamento social, dentro das casas, fez com que pessoas passassem a enxergar melhor o seu imóvel. Passou-se a valorizar o seu lar. Por isso, é possível que haja uma nova tendência no mercado imobiliário que proporcione melhor qualidade de vida. A busca por imóveis maiores, mesmo que mais distantes dos grandes eixos de negócios, porém com mais espaço. 


Além do mais, o déficit habitacional é muito grande no país. As pessoas sonham com a casa própria. Tem aqueles que vão se casar e vão sair da casa dos pais e buscam o seu próprio lar. Tem o casal que se separa e uma das partes precisa de um novo lugar para morar e tem aqueles que a família vai aumentar com a chegada de uma criança e muitas vezes precisam de uma casa maior. Ou seja, investir em imóvel significa segurança, patrimônio e a tão sonhada moradia!


Pode ser que passado o momento, a tendência é os imóveis ficarem mais caros. Especialistas da área acreditam poderá haver elevação no preço dos imóveis, já que a procura será maior que o volume de ofertas, assim é a tal da Lei da oferta e da procura. E se as taxas juros do financiamento imobiliário ficar mais caro, vai encarecer a parcela do financiamento. Além disso, a inflação alta, desemprego e restrição do crédito estão entre os principais fatores que fazem com que os consumidores adiem a decisão da compra do próprio imóvel.


Portanto, o momento vivido pela pandemia pode até gerar incertezas, porém, é fato que agora é a hora de comprar imóvel, pois o mercado imobiliário está com excelentes ofertas de imóveis novos e usados, e com ótimas opções de negócios. Aproveite o momento!!!


Caso você esteja pretendendo vender ou comprar o seu apartamento em São Paulo. Ofereça o seu Imóvel Gratuitamente no portal da Mirantte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *