Para se ter uma ideia, de acordo com o próprio governo português, já são mais de 85 mil brasileiros com moradia fixa em terras lusitanas. O número significa um aumento de 5% em relação a 2018. Por outro lado, o número de pedidos do certificado de registro criminal, documento necessário para a regularização da moradia no país, passou de 13.673 em 2017 para 31.129 em outubro do ano passado. Veja por que tantos brasileiros estão optando por morar em Portugal e conheça as vantagens de fixar residência no país europeu.

Morar em Portugal traz mais segurança para os brasileiros

Poucos brasileiros conhecem a sensação de não estarem sob ameaça constante de criminosos. São raros os locais do país em que os índices de criminalidade não são altos. Morar em Portugal, por outro lado, é estar no quarto país mais pacífico do mundo, de acordo com o Global Peace Index (GPI). O Brasil, por exemplo, ocupa a 106ª posição do ranking. De acordo com o Relatório Anual de Segurança Interna (Rasi) de 2017, por exemplo, os crimes de maior incidência contra as pessoas na capital Lisboa foram: Ofensa à integridade física voluntária simples: 28,6% (algo como uma bofetada ou um empurrão que desequilibre o agredido);

  • Violência doméstica contra cônjuge 27,6%;
  • Ameaça e coação 17,8%;
  • Restantes 26%.

Ritmo de vida mais calmo e maior longevidade

Para quem busca qualidade de vida em um ritmo menos acelerado morar em Portugal é perfeito. Mesmo nas grandes cidades portuguesas, como Lisboa ou Porto, a celeridade não chega nem perto de grandes centros como Rio de Janeiro e São Paulo, por exemplo. A tranquilidade é uma marca registrada no país, que é um dos países Top 5 em expectativa de vida: 81 anos de acordo com o Instituto Nacional de Estatística de Portugal (INE). Já de acordo com o estudo feito pela Universidade de Washington para o The Lancet , Portugal está entre os cinco países que terão maior longevidade em 2040, com uma média de 84,5 anos. À frente estão o Japão (85,7), Singapura (85,4) e Suíça (85,2). A dieta e os hábitos praticados pelos portugueses são considerados o principal motivo para uma vida t]ao longa e saudável.

Facilidade para visitar outros países

Morar em Portugal é estar em um país pequeno e por isso mesmo muito próximo de outros países europeus. Assim, é possível passear pela Europa com muito mais facilidade, gastando pouco e se divertindo muito. Por outro lado, Portugal tem um ótimo sistema de transporte público, o que torna as viagens internas ainda melhores. Além disso, mesmo que você não queira viajar pelo país de metrô, trem, ônibus ou táxi, as estradas portuguesas são tão bem conservadas que é um verdadeiro prazer dirigir por Portugal.

Custo de vida mais baixo

Morar em Portugal é também contar com um custo de vida mais baixo, sendo considerado um dos menores de toda a Europa ocidental. Assim, ainda que os salários não sejam os mais altos do continente, é possível viver muito bem mesmo que seja com um salário-mínimo, tendo acesso a muitas coisas que por aqui não se consegue ter.

Paisagens belíssimas e clima agradável

Portugal é uma país belíssimo, com regiões de montanha e com cerca de 900 km de praias. Apesar das águas um pouco mais frias, algumas são famosas para diversos esportes aquáticos, como as super conhecidas big waves de Nazaré. Já o clima te estações bem definidas no país. Quem vai morar em Portugal encontra temperaturas super agradáveis, com verões quentes e secos e invernos suaves. Facilidade de migração Para os brasileiros, morar em Portugal é fácil. O país irmão tem um dos processos mais simples e abertos, sem falar na facilidade do idioma. Há pelo menos cinco formas legais de morar em Portugal:

  1. Com cidadania europeia – Descendentes e portugueses que tenha dupla cidadania europeia e com sua documentação europeia em dia deve comprovar capacidade de se manter financeiramente no país;
  2. Como estudante – Através de intercâmbio durante a graduação, pós-graduação, mestrado, doutorado ou pós-doutorado;
  3. Como funcionário de uma empresa portuguesa – Conquistando uma vaga em uma das corporações do país ou sendo transferido;
  4. Como aposentado – É possível conseguir o visto de aposentado (D7) com isenção de impostos sobre a renda por dez anos, desde que já tenham sido tributados no país de origem. O D7 é voltado para aposentados ou pessoas que vivem de rendimento e têm renda suficiente para viver ao menos 1 ano em Portugal.
  5. Comprando um imóvel – Você também pode morar em Portugal com um visto de investidor (ARI ou Golden Visa). Ele é voltado para estrangeiros que queiram exercer uma atividade de investimento em Portugal por um período mínimo de 5 anos.

Entre outras atividades, o visto pode ser concedido para quem comprar um imóvel nestas com valor igual ou superior a 500 mil euros ou construído há, pelo menos, 30 anos ou localizado em área de reabilitação urbana, no valor igual ou superior a 350 mil euros. E então, pronto para aproveitar todas as vantagens de morar em Portugal? Venha conversar com os consultores da Mirantte e descubra as melhores oportunidades imobiliárias em Portugal!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *