Os números corroboram a previsão do Secovi-SP (Sindicato da Habitação), segundo a qual o mercado imobiliário de São Paulo deve crescer 10% ante 2019, dependendo, basicamente, de alguns ajustes no Plano Diretor do município. Por outro lado, dados da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip) mostram que só no primeiro semestre de 2019 os financiamentos para construção e aquisição de imóveis com recursos da caderneta de poupança aumentaram 39,4% em relação ao mesmo período de 2018. As notícias, no entanto, não são boas apenas para o setor de compra e venda. O mercado de locação, por sua vez, também acaba de ganhar mais agilidade com as mudanças no cadastro de bons pagadores. Desde abril a inserção, que antes tinha que ser pedida pelo cliente, agora passa a ser automática, feita pelos próprios órgãos de proteção ao crédito e pelos bancos. Com isso, a locação de imóveis é diretamente beneficiada, não só tornando mais rápido o processo de análise de crédito, mas dando também mais segurança ao proprietário.

Abac prevê aumento de 15% no volume de consórcios em 2020

Mais confiança do cliente, recuperação do mercado e estabilidade da economia são fundamentais para o crescimento atual, mas a crise parece ter deixado um outro importante legado: uma maior conscientização no consumidor sobre a necessidade de proteção financeira para o futuro. Nesse quadro, a busca por alternativas mais simples e baratas ganha força. Para a Associação Brasileira das Administradoras de Consórcio (Abac) o cenário aponta para uma alta de 15% na venda de consórcios em 2020, com destaque para os de imóveis. O consórcio contemplado de imóveis, por exemplo, oferece uma boa alternativa para quem quer morar ou investir em aluguel. A modalidade permite que o consumidor faça uso imediato do seu crédito. Como a carta que está adquirindo já está contemplada, é possível aproveitar rapidamente as boas oportunidades atuais do mercado.

Taxas mais atrativas do que as do financiamento bancário

Basicamente há dois tipos de contemplação: através dos sorteios mensais, desde que o consorciado esteja ativo e em dia com suas obrigações, e através do lance. Nesse caso o consorciado oferece um determinado valor para quitar algumas parcelas e é contemplado o que der o maior lance em relação ao valor do seu crédito. Em ambas as formas a pessoa recebe o direito de retirar a carta de crédito antes do término de sue plano de pagamento. Dese 2009 o saldo do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) pode ser utilizado tanto para fazer a oferta do lance quanto para pagar parte das prestações da cota, amortizar, liquidar ou complementar o crédito – desde que atenda às exigências da Caixa para a retirada do fundo. As taxas do consorcio contemplado são mais atrativas do que as dos financiamentos praticados pelos bancos, proporcionando muita liquidez na venda dos créditos. Esse tipo de negócio tem sido bastante buscado por investidores e, em alguns casos, já chegam a representar 40% das vendas.

Atenção aos detalhes é fundamental

Há 33 anos no setor, a Mirantte Soluções Imobiliárias trabalha com consórcio contemplado e lembra que é preciso ficar atento à veracidade do documento. É preciso que a administradora seja fiscalizada pelo banco Central e exigir todas as informações sobre a cota contemplada. Por outro lado, é importante ter em mente que a compra também depende do avala da própria administradora, que avalia o perfil do interessado no consórcio contemplado. Assim, constar do cadastro positivo de bons pagadores pode garantir mais agilidade ao processo. Para a Mirantte, é fundamental que todo o trâmite de transferência de contrato a terceiros esteja de acordo com a Lei nº 11.795/08, que dispõe sobre os sistema de consórcio no país, mas também de acordo com os requisitos estabelecido pela administradora. Dessa forma, é preciso checar se o contrato permite que a transação de compra e venda da carta de crédito seja efetuada. Para saber mais sobre consórcio contemplado de imóveis entre em contato com os corretores da Mirantte e conheça todas as opções disponíveis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *