Ramo imobiliário

Sabemos que o ramo imobiliário tem passado por uma forte evolução, principalmente quando a adaptação às novas necessidades dos consumidores se torna fundamental. Entre as principais tecnologias adotadas, a que mais tem se destacado é a Inteligência Artificial (IA). 

A IA tem o potencial de revolucionar qualquer tipo de negócio. Mas quando falamos do mercado imobiliário, impacta diretamente as imobiliárias. Suas ferramentas podem ser usadas para otimizar processos complexos, melhorando o trabalho de corretores, investidores, consultores e vendedores. E, por consequência, o número de vendas aumenta e a procura por imóveis também, fora a excelente experiência que será oferecida ao cliente. 

Mas como a IA está impactando o setor imobiliário? Veja a seguir. 

Sem dúvidas, a Inteligência Artificial é uma das maiores inovações do século XXI. No mercado imobiliário, ela ajuda a melhorar a eficiência de etapas de trabalho e aprimorar a relação com os clientes. 

Estima-se que o avanço da tecnologia aumentará a importância das soluções técnicas e afetará a relevância do fator humano neste segmento. Sendo assim, automatizará o gerenciamento de imóveis, ao mesmo tempo que ajudará na organização e na análise de Big Data das empresas que compõem, como incorporadoras, imobiliárias, etc. 

A IA no setor imobiliário não é mais uma ideia futurista, mas, sim, uma realidade. Seja corretor, consultor ou investidor, é importante entender como essa tecnologia impactará seu trabalho e fique a par dessas tendências. Acompanhe quais mudanças já estão ocorrendo: 

  • Melhor experiência do usuário 

O melhor caminho para aprimorar os negócios e se tornar uma empresa reconhecida é oferecendo a melhor experiência para o usuário. 

A Inteligência Artificial intensifica a pesquisa dos seus clientes e, a partir da análise de preferências e compras anteriores, a tecnologia proporciona resultados personalizados, mostrando apenas imóveis adequados para o perfil do cliente.  

iVera é um exemplo de IA imobiliária que conecta diversas plataformas, apresentando imóveis de acordo com o que mais combina com o perfil do usuário. 

  • Aumento de eficiência 

Enquanto a IA lida com processos mais complexos, tornando-os mais precisos e eficientes, o especialista imobiliário pode manter o foco em outras tarefas. E, como a ferramenta prevê o que os clientes desejam, ela também aumenta a eficiência do atendimento ao cliente em e-commerces

  • Leads qualificados 

Mesmo com uma grande quantidade de leads disponíveis, nem todos estarão interessados na compra ou no aluguel de um imóvel a qualquer momento. Por isso, é fundamental identificar os mais qualificados. 

Sabemos que não é uma tarefa tão simples para o profissional do ramo, pois leva muito tempo até que todos os interessados sejam analisados. Aqui, é possível usar um software baseado em IA para acelerar o processo. 

Essa tecnologia é capaz de identificar clientes em potencial ao usar dados disponíveis para a empresa. Desta forma, além de aumentar a produtividade, a IA melhora a segmentação de leads e comete menos erros no processo de avaliação. 

  • Análise de mercado 

A Inteligência Artificial também atua por meio de análises de mercado. Ela consegue identificar para onde o mercado está indo e quais serão as próximas tendências, facilitando assim a definição dos próximos passos. 

Atualmente, a tecnologia já é utilizada pelo setor para algumas questões, por exemplo: 

  • Verificação dos preços de aluguéis; 
  • Análise precisa e identificação de oportunidades a partir de padrões estabelecidos; 
  • Antecipação de possíveis flutuações do mercado. 
     
  • Suporte ao cliente 

Um dos fatores mais importantes para a experiência do usuário é o suporte ao cliente. E, para obter bons resultados, as imobiliárias têm o dever de fornecer isso. Porém, nem sempre é possível atender a todos os clientes em tempo real. 

E a solução para isso são os chatbots. Eles são “robôs” guiados pela IA, programados para responder todas as consultas dos usuários, em qualquer momento do dia. 

Além das vantagens citadas acima, a Inteligência Artificial também agiliza o processo de venda de imóveis, com a rápida digitalização de documentos de compra e venda, importando dados para uma plataforma de CRM (Gestão de Relacionamento com Cliente), onde todos os procedimentos ficarão concentrados, permitindo com que o profissional os acesse de qualquer lugar. 

Essa economia de tempo fará com que o corretor possa se dedicar ao relacionamento humano. Os próprios chatbots, ao responderem as perguntas básicas dos clientes, permitem que os corretores avancem mais rapidamente para a conversão da venda, com um lead qualificado.  

De acordo com uma pesquisa realizada pela empresa Hypnobox, tendo como base 2.200 clientes atendidos por meio de chatbot, a taxa de conversão de leads para vendas aumentou oito vezes quando houve uma pré-qualificação realizada por robôs. 

Mesmo com a eficiência da IA, a compra e venda de imóveis não deixa de ser um processo emocional e seus clientes precisam da ajuda de um especialista em todo o processo. A tecnologia já está presente no mercado imobiliário e tende a se expandir nos próximos anos. Com ela, vemos a importância da tecnologia para o avanço do setor rumo à adaptação da mudança de consumo. 

A Vera é a primeira one-stop-shop imobiliária! Conectada a imobiliárias, incorporadoras, corretores independentes e pessoas físicas, a plataforma oferece todos os serviços necessários para a compra ou aluguel do seu imóvel dos sonhos. E o melhor, a sua tecnologia é utilizada na Mirantte Imóveis.  

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