O ano está apenas começando, mas a previsão do mercado imobiliário 2020 já está gerando boas expectativas. Afinal, de acordo como próprio Banco Central (BC), o setor imobiliário deve puxar investimentos e o aumento do Produto Interno Bruto (PIB). A estimativa é de um crescimento de 2,2% para o país neste ano.

Mercado imobiliário

Para o BC, a retomada de crescimento da construção civil tem relação direta com as novas linhas de financiamento indexadas pelo IPCA, já que as parcelas chegam a ter uma queda de até 25%.

No entanto, apesar dessa força no setor ser mais sentida em São Paulo, para o órgão a previsão do mercado imobiliário 2020 tão positiva tem motivos bem mais sólidos.

De acordo com o BC, ela é fruto da melhora do setor em praticamente todas as capitais, que voltam a abrir novas frentes de trabalho na construção civil puxadas pelo aumento no número de financiamentos imobiliários.

Previsão do mercado imobiliário 2020: novo ciclo de alta em São Paulo

O mercado de SP não está sozinho na retomada do crescimento, mas com certeza está à frente, liderando os bons resultados que melhoram cada vez mais a previsão do mercado imobiliário 2020.

Só nos primeiros nove meses de 2019, na capital, os números do Secovi mostram que foram mais de 30,5 mil imóveis vendidos, bem perto do auge entre 2007 e 2010.

No total, de acordo com a Associação dos Registradores Imobiliários de São Paulo (Arisp) foram 191.015 imóveis novos e usados comercializados.

Juntamente com a queda dos juros dos principais índices e dos financiamentos, há de se creditar tantos registros também à estabilização do valor do metro quadrado, que antes estava supervalorizado.

Em 2016, por exemplo, o m² de unidades econômicas era negociado praticamente pelo mesmo valor do que em áreas nobres da cidade, enquanto estas estavam próximas aos valores de Nova York.

Outro fator que favorece a previsão do mercado imobiliário 2020 em São Paulo é a Lei de Anistia Imobiliária (Lei 17.202 de 16 de outubro 2019), já em vigor desde o dia 1º de janeiro. Com a regularização dos imóveis fica mais fácil, melhorando ainda mais o cenário de transações imobiliárias.

Recuperação consolidada: prenúncio de ótimos investimentos em 2020

Para os especialistas, 2020 será o ano da consolidação da recuperação do mercado imobiliário brasileiro. Para se ter uma ideia, 38% dos entrevistados pelo Raios-X do terceiro 3º trimestre divulgado pelo FipeZap querem comprar imóvel nos primeiros três meses do ano, 12% deles como investimento e os demais para morar.

A base é o retorno da confiança na economia, que está começando a liberar a demanda reprimida. Para a Abecip, a retomada é vagarosa, mas consciente, já que o financiamento mais barato aumentou a atratividade do setor.

Para o Núcleo Real Estate da Poli-USP, essa é a hora perfeita para a migração do capital aplicado em renda fixa para investimentos em imóveis, como os fundos imobiliários, que bateram recorde.

Maiores tendências para este ano

O otimismo da previsão do mercado imobiliário 2020 encontra eco também em várias tendências, que estão cada vez mais consolidadas e que ajudam a alavancar o setor.

Tecnologia ajudando a fechar ainda mais negócios

Hoje a maioria absoluta dos negócios imobiliários são feitos através da internet – e quanto mais rápida, maiores as chances de fechar negócios antes da concorrência.

Em 2020 a conexão 5G já estará ainda acessível, favorecendo todos os gadgets inteligentes.

A previsão do mercado imobiliário 2020 é que o setor seja direta e positivamente afetado pelas novas tecnologias, representando novas formas de fazer negócios.

Sustentabilidade cada vez mais importante

A previsão do mercado imobiliário 2020 é que a sustentabilidade seja um forte guia entre os novos projetos.

Captação de energia, aproveitamento de área verde, telhados ecológicos, captação da água da chuva e o reaproveitamento de recursos, entre outras medidas, deverão nortear as escolhas de clientes cada vez mais preocupados com o meio ambiente.

Residências otimizadas

A reboque da maior facilidade de financiamento com juros mais baixos, aumenta também a exigência por melhor qualidade de vida.

Residências otimizadas, que utilizem a tecnologia não só para gerar mais conforto, mas também segurança e economia.

De acordo com a previsão do mercado imobiliário 2020, as construtoras que investirem no conceito, que já é uma tendência mundial, sairão na frente no mercado.

Na Mirantte você encontra as melhores oportunidades de negócio para investimento ou moradia, sempre em consonância com as maiores tendências do mercado imobiliário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *