Descubra o que está alavancando o setor e por que os fundos imobiliários batem recorde no primeiro semestre de 2019!

Mais uma boa notícia para os investidores do mercado: os fundos imobiliários batem recorde e animam ainda mais os analistas do setor. Os dados da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e Capitais (Anbima) mostram que foram nada menos que 1 milhão de cotistas só no primeiro semestre de 2019.

Para os especialistas a notícia mostra claramente uma recuperação sólida do mercado – ainda que gradual. O cenário é resultado de uma conjunção de fatores que tornam os chamados Fundos de Investimento Imobiliário (FII) cada vez mais atraentes.

Veja por que os fundos imobiliários batem record no período e conheça a expectativa para os próximos meses.

Por que o fundos imobiliários batem recorde

Quem acompanha o mercado imobiliário sabe que a recuperação do setor em 2019 já era esperada pelos especialistas desde o ano passado. Mesmo assim, os fundos imobiliários batem recorde e surpreendem positivamente os analistas, que não esperavam um resultado tão bom.

Taxa Selic deve se manter baixa

Um dos principais motivos é a baixa histórica da taxa Selic, que no período ficou em 6%. E tudo indica que o cenário deve se manter, já que o Copom já chegou a 5,5% em setembro e a previsão do Banco Central é que encerre o ano com a mediana em 4,75%.

De acordo com o BC, em 2020 os economistas mantêm a projeção da Selic a 5%, com leve alta em 2021 (6,50%) e 2022 (7%).

PIB aumenta no segundo semestre

O resultado do Produto Interno Bruto (PIB) no segundo trimestre de 2019 também foi 0,4% melhor do que o do primeiro semestre, de acordo com o IBGE.

Nesse sentido é como um círculo vicioso: com a injeção de mais dinheiro no mercado para incentivar seu crescimento há mais investimentos na área da construção, que, por sua vez, acaba puxando o PIB.

Com isso, os fundos imobiliários batem recorde e a roda da economia volta a girar com mais rapidez. O resultado foi um crescimento de 1,9% no período, alavancados, justamente, pelo mercado imobiliário.

R$ 15 bilhões de captação líquida

Transformando em números, os FII geraram cerca de R$ 15 bilhões de captação líquida nos oito primeiro meses do ano, o que significa um crescimento de 42,85% em relação ao ano passado.

Na comparação com o mesmo período do ano passado, haviam 400,2 mil cotistas nos 412 fundos imobiliários existentes no país. Hoje a marca é de 1 milhão.

O resultado ainda está abaixo do Ibovespa (17,77%), mas o Índice de Fundos de Investimentos Imobiliários (Ifix) já acumula valorização de 13,04% este ano.

O Ifix, que mede a rentabilidade dos 92 fundos imobiliários mais movimentados ou com maior liquidez na Bolsa de Valores, no entanto, tem sido menos volátil do que o Ibovespa.

Conheça as maiores apostas de setembro

Os fundos imobiliários batem recorde, mas alguns tiveram mais destaque do que outros. Em setembro, por exemplo, os prédios de escritórios (lajes corporativas) tiveram ganhos expressivos. Houve recuperação no preço dos aluguéis e o índice de vacância tem sido baixo.

Outro segmento bastante significativo em setembro é o dos fundos logísticos. Os centros de distribuição e galpões são construídos mais rapidamente, reduzindo os riscos e reduzindo sua volatilidade.

Por outro lado, têm sido cada vez mais procurados por empresas varejistas em busca de mais competitividade reduzindo o tempo de entrega de seus produtos no e-commerce. A maior procura, portanto, faz com que os fundos aumentem.

Já em relação ao número de cotistas, os fundos imobiliários batem recorde com os bancos. Do Itaú Unibanco, o Kinea Investimentos tem 103.716 investidores, de acordo com os dados da Anbima contabilizados nos oito primeiros meses do ano.

Em segundo lugar, ainda segundo a associação, está o CSHG Logística, do Crefit Suisse, com 103.468 cotistas. E, no terceiro lugar do ranking, a Vinci Renda Imobiliária, da Vinci Partners, com 85.470 cotistas.

Para o investidor, no entanto, estar bem assessorado na hora do investimento imobiliário é de vital importância. Procure uma empresa imobiliária sólida, com profissionais especializados no mercado de investimento e descubra os melhores negócios para o seu perfil.

Venha conversar com os consultores da Mirantte e conte com a experiência de quem é líder no mercado para aproveitar as melhores oportunidades de investimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *