Escolher o ideal dentre tantos imóveis nunca é uma situação fácil. Afinal, por mais que esteticamente ele seja apaixonante, é preciso deixar um pouco a emoção de lado e usar a razão para não se arrepender mais adiante.

São vários os fatores a serem levados em consideração, como localização, segurança, estado, tamanho e, é claro, o preço. Mas há um fator que normalmente é esquecido: a sua própria saúde.

A questão é importante e deve pesar na hora de visitar os imóveis. O bairro onde vivemos influencia diretamente na nossa saúde, assim como o acesso fácil ou não a médicos, clínicas e hospitais.

Por outro lado, certos ambientes incentivam uma vida mais saudável, podendo influenciar até mesmo a adoção de hábitos que favorecem nossa qualidade de vida. Veja como escolher imóveis focando na sua saúde e bem-estar.

Busque imóveis próximos a farmácias, clínicas e hospitais

Para muita gente, ter uma saúde perfeita é nunca precisar ir ao médico. No entanto, a verdade é que ninguém está livre de se sentir mal ou sofrer algum acidente.

Por isso, na hora de escolher imóveis não esqueça de verificar a existência de farmácias, clínicas, hospitais e postos médicos por perto.

Além da comodidade em caso de necessidade, os imóveis próximos a pontos de atendimento médico também costumam ser mais valorizados em uma possível revenda.

Leve a consideração da proximidade de parques e jardins

O contato com a natureza só faz bem ao corpo e à alma. Estudo da Universidade do Oregon (EUA), por exemplo, mostra que viver perto de parques ou reservas traz benefícios físicos e mentais a longo prazo.

Já para a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), como o ar desses imóveis é menos exposto a poluentes, há menos risco de desenvolvimento de doenças respiratórias.

Além disso, o contato com o verde também ajuda a reduzir o estresse, a pressão sanguínea e melhorar o humor e a autoestima.

Por outro lado, imóveis próximos a parques e reservas também incentivam a prática de caminhadas, trilhas, passeios de bicicleta e atividades ao ar livre em geral, gerando melhor qualidade de vida.

Esses imóveis também estão entre os que mais sofrem valorização ao longo dos anos.

Morar perto de mercados e hortifrutis também favorece a saúde

Ter acesso fácil a alimentos sempre fresquinhos também colabora para uma alimentação mais saudável, o que se reflete diretamente em todo o organismo.

Por isso, procure dar preferência a imóveis próximos a hortifrutis, feiras livres, mercados e produtores orgânicos.

Muitas vezes a morar próximo a esses lugares é o pontapé inicial que faltava para uma melhor disciplina alimentar. Com a facilidade de comprar diariamente alimentos frescos fica mais fácil deixar os produtos industrializados de lado e ingressar e um novo estilo de vida.

Veja se há academias próximas

A atividade física praticada regularmente é essencial para a saúde e a boa forma. Para muita gente, só mesmo o compromisso de uma academia paga para manter uma rotina de exercícios diários.

Por isso, opte também por imóveis que tenham boas academias ou clubes nas proximidades.

A vantagem é que geralmente são tantas as modalidades oferecidas, que uma sempre agrada. E os clubes geralmente têm piscina, favorecendo a prática da natação, considerado um esporte completo para a saúde em todas as idades.

Atenção à incidência de luz e vento

A posição dos imóveis em relação aos pontos cardeais também pode influenciar na sua saúde. Procure imóveis com boa incidência de luz natural e com ventilação cruzada.

Dessa forma, é possível também manter uma maior sustentabilidade, evitando luzes acesas durante o dia e o também o gasto de energia com ventiladores e ar-condicionado.

Se for possível, opte por imóveis que recebam a luz do sol da manhã, mais saudável do que os raios entre 10h e 16h.

Por outro lado, os andares mais altos ficam mais distantes da poluição dos carros, inclusive a sonora, que também é capaz de afetar a saúde emocional.

Dessa forma, além de preservar a sua saúde, você também estará optando por uma rotina mais calma e natural, que propicie o bem estar.

Viu como a escolha dos imóveis influencia na qualidade de vida?

Então busque quem é especialista no assunto e tem as melhores ofertas da região. Venha encontrar seu imóvel perfeito na Mirantte e garanta o melhor investimento da sua vida!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *