Comprar imóvel é um objetivo comum da maioria das pessoas. Mas vamos ser sinceros, não é um processo muito fácil. São tantos os detalhes, tanta burocracia, que é grande o risco de alguma coisa dar errado sem uma assessoria imobiliária experiente.

Por isso, a assistência de um corretor de imóveis é indispensável. Mesmo assim, quanto mais você conhecer as etapas para comprar um imóvel, mais segurança você terá de estar fazendo o melhor negócio. Veja quais são elas e entenda porque cada uma é necessária.

Defina alguns critérios para comprar imóvel

O primeiro passo para comprar imóvel só depende de você: é um planejamento. Nele você deve definir alguns critérios:

  • Tipo de imóvel – Defina se o que atende às suas necessidades é uma casa ou apartamento. Quantos quartos, se haverá ou não área de lazer, garagem etc.
  • Valor do imóvel – Aqui é preciso que você conheça bem a sua realidade financeira. Além do valor total do imóvel, se não for comprar à vista é preciso determinar também, de forma realista, o quanto poderá dar de entrada e o quanto poderá comprometer do seu orçamento mensal.

A maioria dos financiamentos aceitam até 30% do comprometimento de renda. Mas se for menos, melhor para você, que ganha uma margem extra de segurança.

  • Tipo de financiamento Há vários tipos de financiamento no mercado. Para escolher de forma assertiva, procure se informar sobre todos eles: carta de crédito, crédito imobiliário, consórcio, financiamento direto com a construtora, programa habitacional.

Pesquise muito antes de comprar imóvel

É fundamental fazer uma ampla pesquisa antes de comprar imóvel. Buscar em diferentes fontes propicia mais liberdade de escolha. Uma boa dica é usar a tecnologia a seu favor: hoje todos os imóveis de qualidade estão em portais e sites imobiliários.

Assim, através do próprio celular, tablet ou notebook você pode encontrar o seu imóvel perfeito. Algumas imobiliárias mais antenadas com o mercado oferecem vários recursos tecnológicos que facilita ainda mais a sua busca, como fotografias panorâmicas, imagens de drone etc.

Outra sugestão é buscar uma imobiliária de confiança, que não só seja especialista na sua região de procura, mas também tenha expertise em assessoria para comprar imóvel.

Avalie a propriedade e a região

Não se deixe empolgar pelas aparências. Para comprar imóvel certo, é preciso avaliar com presteza todo o aspecto físico da propriedade, mas também da região que a cerca.

Procure saber se há obras ou reparos necessários, assim como qualquer dano estrutural. Sobre a vizinhança, procure se inteirar sobre possíveis projetos da Prefeitura, como instalação de shoppings, hospitais, arcos metropolitanos, presídios, órgãos institucionais, parques, etc.

Esses fatores fazem uma grande diferença para a valorização do imóvel em caso de revenda e também para o seu dia a dia.

Analise cuidadosamente a documentação do imóvel

Uma das etapas mais desgastantes de comprar imóvel é justamente a burocracia. Qualquer pequeno deslize pode colocar toda a negociação a perder ou até mesmo fazer você perder muito dinheiro.

Por isso, faça um checklist de tudo o que deve ser averiguado em relação à sua documentação, à do vendedor e também a do imóvel. A falta de um documento ou uma informação errada pode causar um grande estrago, mesmo que seja futuramente.

Considere as taxas extras

Na hora de fechar negócio para comprar imóvel, muita gente se deixa levar pela empolgação e acaba deixando de lado itens importantes, como as taxas extras.

Não esqueça que, além do ITBI, custos com cartório, análise jurídica da documentação e a corretagem imobiliária, há ainda outras despesas que devem entrar na conta mensal.

É o caso do IPTU, contas de água, energia, telefone, gás, internet, TV a cabo, seguros e, principalmente condomínio. A escolha do imóvel deve levar tudo isso em conta, porque são despesas que influenciarão diretamente no orçamento mensal, interferindo na sua capacidade de pagamento das parcelas do financiamento.

Procure uma boa assessoria imobiliária

Ter a parceria de uma boa imobiliária pode facilitar bastante a maioria das etapas para comprar imóvel. Desde a escolha da propriedade até a análise da documentação, uma assessoria especializada pode encurtar processos e evitar muita dor de cabeça no futuro.

A Mirantte, por exemplo, possui não só uma das maiores carteiras de imóveis do mercado, como corretores especializados em assessorar todas as etapas para comprar imóvel.

Venha conversar com um dos especialistas da Mirante e tenha muito mais segurança na sua transação imobiliária!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *