ranking do mercado imobiliário europeu

Lisboa superou cidades como Berlim, Dublim e Madrid e passou a liderar o ranking do mercado imobiliário europeu no Emerging Trends in Real State. Em 2018, no entanto, a capital de Portugal sequer chegou a figurar na lista.

O estudo, elaborado através de uma parceria entre a consultoria PwC e o Urban Land Institute, é feito anualmente e destaca, entre as razões para a liderança de Lisboa, 3 motivos básicos: qualidade de vida, preços relativamente baixos e excelente taxa de retorno do investimento.

Apontada como “risking star” em um contexto a longo prazo, a capital portuguesa parece se encaixar perfeitamente no que o estudo considera como a maior tendência atual: o interesse por cidades pequenas, porém dinâmicas. Atrás de Lisboa fazem parte do top 10 Berlim, Dublin, Madrid, Frankfurt, Amsterdã, Hamburgo, Helsink, Viena e Munique.

ranking do mercado imobiliário europeu

Qualidade de vida influencia ranking do mercado imobiliário europeu

A qualidade de vida é um dos fatores que influencia o ranking do mercado imobiliário europeu. De acordo com a 20ª edição do estudo anual Quality of Living, em 2018 Lisboa subiu cinco posições e passou a ocupar o 38º lugar mundial em qualidade de vida.

Com isso, a capital portuguesa ficou à frente de cidades como Paris (39ª), Londres (41º lugar), Milão (42º), Barcelona (43º), Nova York (45º) e Madrid (49º lugar). O estudo deste ano ainda não foi divulgado.

Boa atração para empresas e investimentos

Um dos aspectos que compõem a análise é a capacidade de atrair talentos e empresas. Com a estabilidade política e a economia em franca recuperação, Lisboa demonstra perspectivas de um mercado dinâmico, com crescimento sustentável a longo prazo.

Para o European Investiment Bank (EIB) hoje os investidores buscam mais segurança do que altos rendimentos, razão pela qual o mercado imobiliário tem se tornado ainda mais atraente nesse sentido em vez de outros ativos.

Para a instituição, Lisboa oferece um mercado pequeno, porém com retornos extraordinários, já que a economia local cresce de forma saudável. Dessa forma, a cidade tem se tornado um dos destinos internacionais mais procurados não apenas por turistas, mas também empresas e investidores.

Condições favoráveis atraem empresas internacionais

De acordo com os especialistas que elaboraram o ranking do mercado imobiliário europeu, Lisboa tem sido cada vez mais procurada por empresas internacionais, atraídas pela excelente qualidade de vida, boa mão de obra e imóveis relativamente baratos.

Apesar de uma valorização anual na casa dos 10%, acredita-se que a tendência de alta deve se manter nos próximos anos. A demanda está tão elevada que até inquilinos estão competindo por imóveis, devido à pouca oferta.

Hoje, ao contrário de alguns anos quando os fundos imobiliários eram basicamente nacionais e alemãs, há uma grande diversidade de perfis de risco e origem de investidores.

O mercado imobiliário de Lisboa, no entanto, não atrai apenas quem está de mudança para Portugal. Na verdade, há um grande incentivo para quem adquire um imóvel de no mínimo 500 mil euros: o Golden Visa.

Com o visto de residência, é possível morar com a família em qualquer país da União Europeia, da qual Portugal faz parte.

Diversidade de investidores modifica o mercado

Com isso, a própria oferta de imóveis na cidade campeã do ranking do mercado imobiliário europeu também está mudando. Onde antes predominavam prédios antigos, muitos reformados mas com a fachada preservada, hoje há boa procura por novos empreendimentos.

De acordo com a Mirantte, imobiliária que atua no mercado português e presta assessoria a todo o processo de compra de imóveis por estrangeiros, a procura tem sido bastante variada.

Assim como os imóveis mais tradicionais, condomínios novos, com área de lazer completa e vários serviços também têm significado um bom investimento para moradia ou para retorno financeiro.

Quem quiser conhecer mais de perto as melhores oportunidades de investimento em imóveis de Lisboa pode entrar em contato com a Mirantte. Corretores especializados no mercado de Portugal acompanham cada etapa da compra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *