avaliar o imóvel na primeira visita

Procurando imóvel? Veja as dicas que separamos para você melhor avaliar o imóvel na primeira visita.

De acordo com o Google, 90% das transações imobiliárias começam online. No entanto, chega uma hora em que não tem jeito. É preciso ver in loco se o imóvel realmente corresponde às expectativas das fotos. Afinal, apesar de toda a tecnologia virtual, é no mundo real que temos que comprovar se é ele mesmo o imóvel dos sonhos. Veja 6 dicas de como conseguir avaliar o imóvel na primeira visita.

avaliar o imóvel na primeira visita

1 – Não esqueça do kit primeira visita

Vá munido à sua primeira visita. Faça um pequeno kit com caderno de anotações, trena ou metro, lápis e borracha. Você também pode anotar no próprio celular e há vários aplicativos de medição que você pode usar.

O que não pode deixar de fazer é medir todos os cômodos para ter certeza de que seus móveis caberão lá. Por outro lado, não se deixe enganar pela decoração, se houver.

Geralmente na expectativa da primeira visita a tendência é super dimensionarmos os cômodos. Chegue em casa com calma e planeje a nova decoração ou descarte de vez o imóvel.

2 – Preste atenção no estado do imóvel

Procure ter uma visão apurada sobre o estado real do imóvel. Foque em janelas e portas, veja se há rachaduras nas paredes, pergunte quais são as estruturais.

Repare no piso para ver se está estufado, verifique de perto se há manchas escuras por trás da pintura nova. Assim você tem mais chances de identificar qualquer problema de vazamento ou rachadura estrutural que possam estar tentando esconder – mas que com certeza aparecerão mais tarde.

Se não souber como fazer, leve um profissional qualificado para fazer uma avaliação mais precisa, um engenheiro ou arquiteto.

3 – Verifique a área do imóvel

A maioria das pessoas procura imóvel para comprar pensando na quantidade de quartos, na existência de varanda ou uma cozinha gourmet, por exemplo. Não e que esteja errado, mas cuidado para não privilegiar um aspecto em detrimento de outros.

Por exemplo, pode ser que um apartamento não tenha a quantidade de quartos que você quer, mas a sua área permita a criação de mais cômodos. Mais uma vez o ideal é a presença de um arquiteto ou engenheiro para orientar a respeito dessa possibilidade.

4 – Faça imagens do local

Com o celular mesmo, procure fazer várias imagens do local. Tire fotos, mas uma boa dica é gravar pequenos filmes de cada cômodo, com você mesmo falando a sua impressão sobre cada um.

Dessa forma, quando chegar em casa você pode assistir tudo e reavaliar a sua impressão nessa primeira visita ao imóvel. Além disso, vai ficar muito mais fácil estudar item por item e decidir e ele realmente vale a pena.

5 – Visite o imóvel mais de uma vez

 É importante saber avaliar um imóvel na primeira visita, mas ela não deve ser a única. Volte lá várias vezes. Dizem que a primeira impressão é a que fica, mas nem sempre ela é muito fiel à realidade.

A dica aqui é retornar ao local em horários diferentes. Dessa forma você pode avaliar melhor a incidência de sol nos cômodos, a movimentação do condomínio e até se a vizinhança é calma ou barulhenta.

Se vir algum vizinho, apresente-se como interessado no imóvel, converse com ele sobre o edifício ou a vizinhança, procure conhecer qualquer problema crônico do condomínio ou do próprio edifício. Lembre-se que tudo isso pode impactar sua vida futura naquele imóvel.

6 – Não deixe a ansiedade pregar peças

Por mais difícil que seja, não deixe a ansiedade pregar peças. Às vezes é pela busca pelo imóvel perfeito que já dura algum tempo, às vezes pela pressão do próprio corretor que quer fechar negócio.

Procure ser frio e não deixar qualquer emoção interferir no seu julgamento pelo imóvel. Não esqueça que é um investimento alto, cercado de expectativas, e que por isso mesmo deve ser analisado criticamente.

Se possível, leve um profissional ou amigo neutro na questão, que não vá morar no local com você. Geralmente essa pessoa tende a ter uma visão mais real dos problemas que forem encontrados e poderá discuti-los com você mais tarde para pesar prós e contras.

Tem mais alguma dica de como melhor avaliar um imóvel na primeira visita? Deixe sua sugestão aqui nos comentários, queremos muito ouvir a sua ideia!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *