Administração de imóveis

Se você tem um ou mais imóveis alugados deve saber o quanto pode ser complicado fazer a administração de imóveis. Mas se você está pensando em colocar seu imóvel residencial ou comercial para locação, prepare-se, porque ser o próprio administrador do seu imóvel dá trabalho e, muitas vezes, também traz aborrecimentos. É preciso cobrar aluguel, fazer vistoria, providenciar reparos, entre muitas outras grandes e pequenas atividades. Para evitar isso, as imobiliárias oferecem o serviço de administração de imóveis, uma forma prática e segura de ter tudo organizado sem preocupação.

Administração de imóveis

Mas afinal, o que é a administração de imóveis?

A administração de imóveis oferece diversos serviços que visam oferecer mais segurança para você locar seu imóvel sem correr riscos.

Um deles é a análise cadastral, um levantamento do locatário e do fiador que aponta a situação em relação aos órgãos de proteção ao crédito.

Assim, se há ações, cheques devolvidos ou protestos em nome de algum deles, por exemplo, a imobiliária considera grande o risco de problemas e busca candidatos mais adequados para alugar o seu imóvel.

Dessa forma, o risco de inadimplência é reduzido, entre outros problemas.

Por outro lado, uma vez encontrado o candidato certo para alugar o seu imóvel, o serviço de administração de imóveis providencia também a elaboração do contrato.

Como ele é produzido por profissionais altamente capacitados e especializados no assunto da equipe jurídica da imobiliária, ele contém todas as garantias possíveis previstas em lei.

Lembre-se que um contrato de locação eficiente deve ser baseado em conhecimento profundo sobre a legislação específica, inclusive as regras de tributação da relação de locação.

A administração de imóveis também fica responsável pela vistoria, tanto a inicial quanto a de entrega do imóvel. Dela é gerado um relatório detalhado, inclusive com registro fotográfico de todo o imóvel vistoriado. O serviço também fica responsável por intermediar qualquer acordo que seja necessário entre as partes.

A administração de imóveis durante o período de locação

Locatário escolhido, contrato assinado, imóvel vistoriado? Agora a administração de imóveis vai continuar atuando durante todo o período de locação, assegurando os direitos e deveres de ambas as partes.

Além da verificação do recebimento dos seguros (roubo e incêndio, por exemplo), é dela a responsabilidade de uma das partes mais importantes da relação de locação: o controle financeiro.

Essa é provavelmente a parte mais burocrática e complicada da locação: receber o aluguel, fazer o repasse, verificar se todas as demais taxas estão sendo pagas (IPTU, condomínio), calcular, comunicar e cobrar o reajuste anual, e também fazer a cobrança em caso de inadimplência.

Mensalmente a administração de imóveis faz um informe ao proprietário sobre todos os recebimentos e pagamentos. Alguns serviços têm como diferencial o depósito do aluguel em apenas dois dias úteis na conta do proprietário, a contar da data de pagamento do locatário.

É feito também um informe anual sobre o recebimento dos alugueis e taxas de administração para efeito do Imposto de Renda.

Administração de imóveis intermedia o fim do contrato e a entrega do imóvel

Durante toda a vigência do contrato, a administração de imóveis também funciona como um serviço de consultoria, tanto para o locador quanto para o locatário.

Além de esclarecer qualquer dúvida e resolver pequenas questões, a imobiliária também indica os melhores profissionais para reformas ou reparos, como bombeiros hidráulicos, pedreiros, chaveiros, ou qualquer prestador de serviço que seja necessário para a boa conservação do imóvel.

A ideia é oferecer apenas serviços de especialistas em instalações prediais para que qualquer intervenção seja realidade com a melhor qualidade possível.

Ao final do contrato, além da vistoria de entrega e da elaboração do relatório com imagens para o proprietário, a administração de imóveis faz a entrega das chaves apenas após todas as questões estarem devidamente quitadas. É aí, então, que recomeça o trabalho de prospecção de clientes em potencial para a uma nova locação, caso seja o desejo do proprietário.

Riscos para quem não contrata a administração de imóveis

O proprietário que abre mão da administração de imóveis e decide fazer a locação por conta própria acaba se expondo a vários riscos. Problemas na visitação do imóvel estão entre os mais comuns. Além de o proprietário ter que estar disponível para mostrar a casa ou apartamento a todos os interessados, ele estará lidando com pessoas que não sabe quem são. É grande o risco de assaltos e golpes, por exemplo.

Por outro lado, ele também tem que lidar sozinho com os casos de inadimplência. Como as ferramentas de análise de crédito não estão disponíveis para qualquer pessoa, ele não tem como saber se o candidato tem realmente ou não condições de honrar seus compromissos.

Para evitar esses problemas, o melhor caminho é contratar a administração de imóveis e ter mais segurança durante todas as fases do contrato de locação.

Quer contratar a administração de imóveis? Entre em contato com os especialistas da Mirantte e conheça nossos serviços diferenciados!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *