morar na freguesia do ó

Nem dá mais para contar nos dedos a quantidade de vezes que o bairro foi cenário de novela. E não é para menos. Morar na Freguesia do Ó é conviver diariamente com um dos locais mais interessantes de São Paulo, quiçá do país.

O bairro, que é um dos mais antigos do estado, tem uma cultura própria, com forte influência da imigração italiana, transpirando muita personalidade e charme em cada esquina. Nem é preciso dizer quem que mora lá é apaixonado pelo local, razão pela qual os imóveis são tão valorizados.

Por isso, pode-se dizer que morar na Freguesia do Ó é, sim, um privilégio. Por isso, se você está procurando imóvel em São Paulo e quer morar em um lugar de dar inveja tanto pela seu passado quanto pelo seu presente, vale a pena conhecer mais sobre o bairro.

freguesia do ó

Tudo começa na origem do bairro

Falar do por quê morar na Freguesia do Ó é uma verdadeira viagem – que deve começar pela sua origem. Nos tempos em que freguesia era sinônimo de bairro, a Freguesia do Ó nasceu em 1796, originada na Freguesia da Sé, que hoje é só “Sé”.

Freguesia, por sinal, em latim significa filhos da igreja. Faz sentido: afinal antigamente os bairros eram sempre formados ao redor de uma delas. Assim, em 1580 um bandeirante chamado Manuel Preto começou a construir sua fazenda às margens do Rio Tietê.

Como rezava a tradição, logo ele construiu uma capela, onde o cântico mais popular tinha nada menos que sete frases começando por Ó. Assim, a igrejinha, que originalmente era dedicada a Nossa Senhora da Expectação, logo acabou sendo conhecida como Nossa Senhora do Ó. Daí, não demorou muito para o bairro ser oficialmente reconhecido como Freguesia do Ó.

A igreja não existe mais. Pegou fogo em 1896, quando um sacerdote tentou acabar com um enxame de abelhas na torre. A igreja atual foi erguida ali pertinho, em 1901.

Por que morar na Freguesia do Ó é tão especial

Morar na Freguesia do Ó é estar em constante contato com as tradições locais, dos imigrantes italianos e com a boemia de quem ama comer e beber bem. Veja por quê quem consegue um imóvel no bairro não quer sair por nada.

Gastronomia

É ali mesmo onde fica a Igreja de Nossa Senhora do Ó, na Praça Matriz, que se aloja um dos principais motivos do por quê morar na Freguesia do Ó.

Verdadeiro polo gastronômico, abriga alguns dos melhores e mais premiados restaurantes de São Paulo. Alguns deles são o Frangó, a matriz das três filiais da Pizzaria Bruno e o Empório Nordestino.

O local também é frequentemente palco de eventos musicais e gastronômicos, além de encontro certo dos moradores.

Ar de cidade do interior

Morar na Freguesia do Ó de uma certa forma é como viver em uma cidade do interior, com uma aura de passado. O clima bucólico de várias ruas e mesmo imóveis preservados despertam a sensação de tempos antigos – e uma verdadeira paixão nos moradores. Apesar das novas construções, ainda há várias casas dos meados do século XX.

Comércio farto e popular

Bater perna pela Avenida Itaberaba é um dos passeios tradicionais dos moradores. E não é à toa: o local tem um vasto comércio popular, lotado de produtos e serviços variados. Se você quer alguma coisa, é lá que você vai achar – sem precisar sair do bairro.

Eventos que não acabam mais

Quem for morar na Freguesia do Ó vai encontrar uma infinidade de eventos. São festivais, festas religiosas, shows musicais e gastronômicos. Um deles é a Festa do Divino, 50 dias depois da Páscoa, e que já contabiliza 200 anos. Também é conhecida como Festa do Assentamento da Cruz, sempre em maio.

Outra é a feira das Nações da Freguesia do Ó, que reúne pessoas de várias partes do mundo. O evento cultural e gastronômico é organizado pela própria paróquia com fins beneficentes.

As festas juninas também são ponto alto no bairro. Merece destaque a do Colégio Jácomo Stávale.

No final de agosto, o bairro praticamente para com as comemorações de aniversário da Freguesia do Ó. Há várias celebrações em lugares como a Praça da Matriz, o CDC de Vila Palmeiras e a Casa de Cultura Salvador Libabue.

Carnaval para ninguém botar defeito

Quem curte carnaval e morar na Freguesia do Ó nem precisa se preocupar em ir para outras regiões da cidade. A folia corre solta nas ruas e é de primeira qualidade.

Tem até escola de samba: a Sociedade Rosas de Ouro é heptacampeã do Carnaval de São Paulo e uma das mais antigas da cidade.

Já entre os blocos, o Urubó é o mais famoso, e agita os dias de folia em torno da Praça da Matriz.

Excelente localização

Morar na Freguesia do Ó é estar pertinho de tudo. O bairro, no noroeste da cidade, fica a poucos minutos do Centro e da Barra Funda. Além disso, o acesso é bem fácil também ao Limão, onde fica o Centro de Tradições Nordestinas.

Viu como morar na Freguesia do Ó é um verdadeiro privilégio?

Se você também quer fazer parte desse grupo seleto, venha descobrir o imóvel certo para você na Mirantte. Nós temos a melhor seleção de casas e apartamentos da Freguesia do Ó e corretores especializados na região.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *