venda de imóveis

Surgida em 1972, a técnica do home staging ajuda a alavancar a venda de imóveis através da redecoração, tornando-o mais atrativo para clientes em potencial. O conceito, que originalmente é americano, ainda é pouco difundido por aqui, mas pode ser uma ótima estratégia para quem precisa vender para investir em outro imóvel em Miami, por exemplo.

Como a oportunidade é boa para esse tipo de negócio, o investimento tem se tornado um grande atrativo para um número cada vez maior de brasileiros. Veja porque o home staging ajuda a alavancar a venda de imóveis e acelerar o tempo de negociação.

venda de imóveis

Como o home staging pode melhorar a venda de imóveis

Ao pé na letra, home staging significa encenar a casa, criando uma sensação de acolhimento que faça o visitante sentir como se já estivesse morando nela.

No entanto, esse serviço, que deve ser realizado por profissionais especializados, vai muito além de colocar móveis e acessórios de decoração.

Na verdade, o home staging melhora a venda de imóveis justamente por ser uma estratégia até certo ponto complexa, que abrange diversos aspectos.

Esse profissional, conhecido como home stager, também orienta o proprietário sobre como proceder durante o período de negociação, de forma a otimizar o trabalho do corretor imobiliário.

Vantagens do home staging para a venda de imóveis

Tudo na vida é uma questão de estratégia, e no mercado imobiliário ter uma bem definida é fundamental para que proprietários e compradores façam o melhor negócio.

O home staging melhora a venda de imóveis de diversas formas. Nos Estados Unidos a técnica já é tão comum que se você pretende vender um imóvel em Miami para comprar outro por lá mesmo, com certeza vai se deparar com várias unidades decoradas durante suas visitas. E se você não tiver um stager assessorando sua venda de imóveis, provavelmente vai amargar mais tempo para encontrar um comprador.

Para se ter uma ideia, as estatísticas mostram que imóveis que são preparados profissionalmente vendem 72% mais rápido do que os que são ofertados vazios. Isso acontece principalmente porque a estratégia é aliada ao marketing imobiliário, colaborando para a divulgação e acelerando a venda de imóveis.

A técnica começa a atrair mais a atenção dos futuros compradores já pelas imagens dos anúncios, influenciando o lado emocional da transação e despertando a curiosidade.

Valorização do imóvel com home staging pode chegar a 15%

Outro fator que incrementa a venda de imóveis com home staging é que a valorização do imóvel pode chegar a 15%, de acordo com os especialistas. A estimativa é que o proprietário que investir 1% do valor do imóvel em home staging teha um retorno de 1.000% na venda de imóveis.

De acordo com eles, uma pessoa leva entre 30 e 90 segundos para gostar ou não de uma casa. Como a primeira impressão é a que fica, um imóvel trabalhado tem maiores chances de agradar logo no início.

Pesquisa feita com 3,5 mil imóveis preparados com home staging mostrou que 50% deles fecharam a venda com 10% a mais do valor oferecido do que os que não foram preparados.

Fique de olho nas dicas para melhorar a venda de imóveis

Para a técnica ser uma boa aliada na venda de imóveis, no entanto, há alguns truques que devem ser aplicados.

Um deles é a despersonalização da casa: nada de fotografias pessoais, símbolos religiosos, emblemas de times de futebol ou qualquer coisa de partidos políticos.

O local deve estar livre de objetos pessoais e também de barreiras visuais, que impeçam o futuro comprador de visualizar bem todos os cômodos.

Outro truque é usar espelhos, que sempre ajudam a ampliar visualmente os cômodos, dando a sensação de amplitude.

Outra dica é usar a iluminação natural como aliada, abrindo todas as janelas, mesmo que a vista não seja das melhores. E mesmo com cortinas e janelas abertas, acenda as luzes, porque a iluminação artificial dá um toque acolhedor, especialmente a amarela, considerada mais quente do que a luz branca.

Para dar um toque final, 15 minutos antes do comprador chegar, espalhe um cheirinho gostoso pelo ar. Coloque um bolo no forno – e até o ofereça com um cafezinho passado na hora. Dessa forma, o comprador em potencial alia o cheiro de bolo caseiro ao imóvel, como uma lembrança boa de acolhimento.

Dessa forma vai ser muito mais fácil vender seu imóvel para investir em outro.

Já encontrou o imóvel perfeito para você? Converse com um dos corretores da Mirantte e descubra todas as possibilidades!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *